No Brasil, o tipo mais comum de ser encontrado nas casas é o elétrico. Modelo este que, eventualmente, pode dar algum defeito, tanto de fábrica quanto de mau uso, assim como os chuveiros a gás, menos populares, mas que não fogem dos problemas.
Vale ressaltar que não iremos eleger o melhor chuveiro, já que o melhor vai de acordo com a sua necessidade, preferência e orçamento. Mas fique tranquilo: iremos apontar a maior quantidade de informações para te ajudar na escolha!
Como comprar o chuveiro ideal para você
Para comprar um bom chuveiro, você vai precisar analisar tanto as características do produto quanto o que a estrutura da sua casa permite.1. Tipos de chuveiro: elétrico, eletrônico, a gás e de energia solar
O chuveiro elétrico é o tipo mais usado em todo o Brasil. A peça do chuveiro em si é mais barata e a fiação elétrica tradicional permite a instalação sem grande mão de obra. Este modelo possui três opções de temperatura — fria, morno e quente — que podem variar de nomenclatura de acordo com a marca. Uma característica importante é que a troca de temperatura precisa ser feita com o chuveiro desligado.
Já no chuveiro eletrônico, o principal diferencial é a possibilidade de mudar a temperatura da água enquanto ele está ligado. O produto vem com uma haste rotativa que permite regular a temperatura da água, tornando-o mais prático do que o modelo acima.
Os dois modelos — elétrico e eletrônico — têm características econômicas, mas ambos consomem uma quantia de energia elétrica considerável.
Os chuveiros a gás, como o próprio nome sugere, são aquecidos por gás e, portanto, não consomem eletricidade. São muito comuns em prédios que possuem gás encanado, o que facilita a instalação dessa opção.
Apesar desse modelo economizar na conta de luz, é importante ficar de olho! Os chuveiros a gás tendem a gastar mais água (principalmente em prédios, onde a pressão é maior), uma vez que o tempo para aquecer a água é maior
Os chuveiros a base de energia solar são os mais sustentáveis, porém pouco utilizados devido ao alto custo dos painéis fotovoltaicos e de toda a estrutura necessária para gerar energia.
Então, para comprar o chuveiro ideal, analise os gastos em relação à instalação, manutenção e despesas a longo prazo.
2. Estrutura para pressão da água
A posição onde está colocada a caixa d’água na sua casa/apartamento em relação ao chuveiro vai determinar a pressão da água. É por isso que em algumas casas a água sai com força quase zero, enquanto em outras o chuveiro possui uma vazão constante e precisa.
Se a caixa d’água estiver a menos de 1 metro de altura do chuveiro, a pressão e a vazão serão pequenas. Portanto, na hora de comprar o chuveiro, você vai precisar adquirir um modelo pressurizado ou comprar o pressurizador separado.
Caso a pressão seja muito forte, basta comprar um redutor de pressão para evitar o desperdício de água.
3. Tipos de espalhador e vazão
Junto com a pressão da água, outro fator para considerar na hora de comprar um bom chuveiro é o tipo de espalhador e a vazão de água que ele proporciona. Cada modelo vai proporcionar sensações diferentes.
Os espalhadores mais largos possuem uma maior área de cobertura para o corpo. Já os mais estreitos são direcionados e com a pressão certa podem ser bastante relaxantes.
Você também pode apostar nos chuveiros com espalhadores menores se tiver pouca pressão, pois a estrutura menor intensifica a saída de água.
4. Design: modelos de teto ou parede?
O chuveiro é um dos itens do banheiro que as pessoas mais investem pois, além de ser uma necessidade de higiene diária, tomar banho também é um momento relaxante. E com a evolução do design, a aparência do chuveiro tornou-se critério na hora da compra.
Existem milhares de modelos disponíveis no mercado – formatos redondos, quadrados – e várias posições de duchas – de parede, de teto, etc. Opções não faltam! Assim, você pode combinar o chuveiro com a decoração do banheiro para criar um ambiente rústico, minimalista ou moderno.
Os modelos de teto permitem mais flexibilidade na hora de escolher a posição, mas exigem um preparo anterior em relação a parte hidráulica. Também é melhor para casas com pé direito mais alto — entre 2,40 m e 2,50 m.
Já os modelos de parede, apesar de serem mais tradicionais, também permitem se adaptar ao espaço do box, uma vez que é possível escolher entre os modelos com ou sem tubo.
5. Durabilidade
A durabilidade também é um quesito importante de analisar na hora de comprar um bom chuveiro. Você não quer trocar de peça a cada estação, não é mesmo? Intensifique a pesquisa neste item. Analise de que material é feito o chuveiro, como deve ser a limpeza, os critérios de segurança do produto, etc.
Vamos comprar seu novo chuveiro?
Com o nosso guia de como escolher o melhor chuveiro em mãos, você estará pronto para fazer uma compra consciente!
Acesse a sessão de Chuveiros do site da Telhanorte ou visite uma de nossas lojas e escolha entre diversas opções de tipos, modelos, duchas e espalhadores.