Leitura: 6 min

Como comprar grama sintética: dicas para acertar em cheio

Você quer aquela sensação gostosa de pisar na grama, mas sem ter o trabalho de plantar, deixar crescer, aparar e cuidar? Então venha aprender algumas dicas de como comprar grama sintética

Além de dar menos trabalho que a grama natural, a grama sintética é mais fácil de instalar, tem um baixo custo de compra, manutenção e dura bem mais.  A grama sintética é uma grama “fake”, mas escolhendo uma marca de qualidade e que oferece um bom produto, ninguém vai dizer que o jardim da sua casa é de grama artificial.  Como a escolha é um fator determinante para ter sucesso em como usar grama sintética, reunimos as principais dicas para acertar na hora da compra.

Qual o melhor tipo de grama sintética?

Essa é uma pergunta comum quando pensamos em como comprar grama sintética ou qualquer outro tipo de produto. Nesse caso, você quer que a sua grama seja mais verde, certo?  Então saiba que a grama sintética é feita de dois materiais plásticos principais: o polietileno (PE) e polipropileno (PP). O melhor tipo de grama sintética vai depender do local onde você deseja aplicá-la e o que varia é a sua espessura do produto. Os principais tipos de grama sintética e seus usos são: – Grama sintética 30mm: é a melhor para usar em áreas de jardins e quintais; – Grama sintética 20mm: é a melhor para decorar espaços internos e externos; – Grama sintética 15mm: é a melhor para cobrir áreas onde serão praticadas atividades esportivas como futebol; – Grama sintética 12mm: é a melhor para usar como tapete na decoração ou cobrir espaços para animais de estimação; – Grama sintética 10mm: é a melhor para aplicar em áreas de playground de condomínios, casas e escolas infantis.  Então tenha claro na hora de comprar grama sintética onde você quer instalá-la para que o vendedor possa te ajudar com precisão.

Qual a durabilidade da grama sintética?

A durabilidade é uma das vantagens que leva as pessoas a aprenderem como comprar grama sintética. Em média, a grama sintética dura cinco anos. Para usufruir desse benefício é importante ter alguns cuidados no dia a dia: – use a vassoura comum para varrer sujeiras maiores como folhas de plantas, papel, dentre outras fáceis de retirar; – quando tiver sujeiras menores e mais difíceis de remover, lave a grama com água e sabão (sim, pode molhar grama sintética! Ela não impermeabiliza a superfície e a trama do material permite a passagem, escoamento e absorção da água).
Veja também: Como colocar grama sintética no quintal: passo a passo e inspirações de projetos reais
Para que seu jardim aberto fique bonito por mais tempo e conserve o aspecto de novo, basta evitar o acúmulo de sujeira. Outro fator importante e que influencia na durabilidade de grama sintética é a instalação. Quando mal colocada, o uso acaba desgastando os acabamentos ou as fibras do material.  Por isso, escolha uma marca de qualidade e contrate um profissional qualificado para fazer a instalação. Por último, para melhorar a maciez do piso e, consequentemente, o conforto do toque da grama sintética, use uma base que funciona como amortecedor de impacto. Essa base que amortece o impacto pode ser aplicada em concreto, cerâmica, pisos de pedras, dentre outros.

Quanto é o metro da grama sintética?

A grama sintética é vendida por metro quadrado (m²), geralmente em rolo, e custa a partir de R$80, em média. Os valores variam bastante de acordo com a marca e também o tipo de grama. Para fazer orçamentos precisos de quanto você vai gastar no seu projeto, meça a área a ser coberta para fazer a conta do valor do investimento.
Grama sintética intalada na área externa (Foto: www.elo7.com.br/Reprodução)

Onde encontrar grama sintética?

Você pode encontrar grama sintética e de qualidade em lojas de materiais de construção física e online (como a Telhanorte) ou em lojas especializadas em gramas sintéticas. Empresas de paisagismo e arquitetos são profissionais que podem indicar bons fornecedores, caso você esteja fazendo um projeto com essa assessoria.

Como usar 

Agora que você já sabe como comprar grama sintética, vamos falar das formas como ela pode ser usada. Como é uma cobertura durável, segura, tem uma manutenção fácil e barata, pode ser aplicada em diversos pisos, criando diversos tipos de ambientes como jardim externo, de inverno, varanda de apartamento, entre outros. A grama sintética valoriza as áreas abertas — ela pode ser exposta ao sol e a chuva — deixando-as não só mais bonitas visualmente, mas também trazendo conforto. Nos jardins de inverno, a grama sintética é mais recomendada que a grama natural por causa da baixa incidência de luz que prejudica o crescimento da grama de verdade.  Nas varandas de apartamentos, a grama sintética podem ser usadas em faixas para contornar o desenho da sacada ou criar um cantinho de jardim. Mesmo em um prédio você pode criar espaços verdes em casa.
Veja mais em: 5 espécies de árvores frutíferas para ter em casa

Playgrounds de condomínio, escolas e creches

Segurança é fundamental quando se fala em espaços para crianças brincarem. Por isso, a grama sintética é uma escolha certeira para esse espaço. Para ficar ainda mais confortável para os pequenos brincarem, pode ser colocada a base anti impacto e depois a grama.

Quadras de futebol e de tênis

Este é um projeto mais específico e um pouco mais caro, mas se você quiser criar um espaço de lazer em casa para os filhos ou fazer um upgrade no condomínio onde mora, a grama sintética é a escolha certa. Como os esportes sempre tem algum impacto, colocar a base também contribui para amenizar tombos, etc.
Grama sintética aplicada em playground ao ar livre (Foto: magicgramas.com.br/Reprodução)
Gostou das dicas de como comprar grama sintética? Depois dessas dicas de como comprar grama sintética você pode começar a planejar seu projeto, escolher o tipo mais adequado e começar seus orçamentos. Para facilitar sua pesquisa confira a seção especial da Telhanorte com opções de Grama Sintética. Aproveite e veja também tudo para criar um Jardim perfeito na sua casa. O melhor é que você pesquisa, confere os preços, faz sua compra e recebe em casa.

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...