Como detectar canos na parede antes de furar? | Blog Telhanorte
home > Construção > Como detectar canos na parede antes de furar?

Como detectar canos na parede antes de furar?

furadeira-parede-como-perfurar-comprar

| Construção

Guia de como não furar canos na parede: Aprenda a detectar canos na parede antes de furar e faça instalações corretamente, com segurança e sem bagunça

 

Fazer um furo em uma superfície, a princípio, parece uma tarefa simples, mas você sabe como detectar canos na parede antes de furar? Quem nunca se aventurou a furar a parede de um banheiro ou da cozinha, para pendurar um suporte ou armário, e acabou acertando, acidentalmente, o encanamento?

Por isso, se você é quem faz tudo na sua casa, é importante conhecer um pouquinho mais das partes internas das paredes, para instalar  artigos de decoração e armários de forma prática e segura. Acertar na escolha de qual furadeira comprar é só o começo da jornada. Confira outros detalhes aos quais você deve prestar atenção durante uma obra e dicas certeiras para evitar acidente inesperados.

1. Fique atento às áreas próximas de saídas d’água

Se você gosta de fazer pequenos trabalhos domésticos, como instalar um suporte ou fixar um armário, a primeira dica é observar bem o local onde você vai furar. O sistema de encanamento das casas e apartamentos segue um padrão vertical ou horizontal. Então, para ter uma boa margem de segurança, faça furos com uma distância de, no mínimo, 20 cm – tanto para os lados, quanto para cima e para baixo – em relação aos registros de água ou encanamento de pias e tanques.

 

2. Cheque a planta da casa

Outra forma de detectar canos é olhando a planta baixa da casa. Ela é a responsável por mostrar a disposição dos canos de todas as paredes.

Geralmente, engenheiros, arquitetos e designers de interiores têm a planta do projeto com toda a configuração hidráulica e elétrica da casa que estão construindo. E esse é momento de pedir uma cópia! Durante a obra, tê-la em mãos é bastante útil.

Quem mora em condomínios, pode consultar antes o responsável pelo suporte técnico para se informar por onde passam os canos na casa. Caso você ainda tenha dúvidas para identificar os pontos exatos, peça a ajuda para um engenheiro, arquiteto ou pedreiro de confiança! Assim, você pode saber exatamente onde é possível saber onde há espaço livre e seguro. 

 

Furando a parede com furadeira

Furando a parede com furadeira (Foto: g1.globo.com/reprodução)

 

3. Use um detector de canos

Um jeito um pouco mais tecnológico – e que facilmente é posto em prática individualmente – é usar um detector eletrônico de canosCada modelo tem suas especificidades, mas via de regra eles funcionam como um raio-x, quando encostados na parede e movidos pela superfície.

Esses aparelhos são capazes de localizar tubos e canos de materiais ferrosos, não ferrosos, fiação elétrica e até madeira. Então, além de evitar danos à parte hidráulica, os detectores também te ajudarão a manter a parte elétrica segura, sem precisar depender de terceiros.

 

4. Confira o tamanho e profundidade da bucha

Você sabe qual a diferença entre furadeira e parafusadeira? Então você já conhece os elementos que compõem cada uma e como utilizá-los, certo? Agora só resta por esses conhecimentos em prática! Depois de usar uma das técnicas de como detectar canos na parede, tenha atenção no momento de fazer o furo.

O conjunto de bucha e broca devem ter o mesmo tamanho e estar adequado para o tipo de abertura que vai ser feito e para o tamanho do parafuso que será utilizado. Marque o local exato na parede e o limite de profundidade do furo na broca — via de regra a profundidade limite é o tamanho da bucha que será usada.

5. Faça a perfuração ao poucos

Fazer o furo aos poucos ajuda a prevenir qualquer acidente ou erro, principalmente, para quem é leigo no assunto. Até os profissionais vão com calma na hora de usar a furadeira, para garantir que o trabalho seja bem feito e o buraco não fique maior que o necessário.

 

6. Feche o registro de água durante o trabalho

Sabe o velho ditado “é melhor prevenir do que remediar”? Fechando o registro durante o trabalho, você evita tomar um susto com um possível vazamento. Dependendo do cano, a pressão do jato d’água pode, além de te molhar, machucar. Por isso, evite maiores danos e mantenha o registro fechado até terminar todo o processo. 

 

7. Contrate profissionais para executar a obra

Se você não tem experiência no manuseio de ferramentas e não entende das medidas de segurança necessárias, contrate um profissional. O custo será muito menor do que o de um possível reparo do encanamento, que pode comprometer muito mais que a parte perfurada. Em muito casos, é preciso quebrar a parede para substituir o cano ou fazer o reparo.

Então se não sentir confiança, busque os serviços de alguém especializado no assunto. Além de proteger o encanamento, ele saberá evitar os fios elétricos e outras tubulações importantes, como a de gás. 

 

Gostou das dicas de como não furar canos na parede?

Aprender como detectar canos na parede antes de furar ajuda a fazer as instalações da forma certa e com segurança. Porém, para executar um trabalho de qualidade, é importante ter boas ferramentas em casa.  Confira a seção completa de Ferramentas no site da Telhanorte. Lá você encontrará diversos itens para facilitar suas reformas, tais como:

 

Edição de Murilo Bonício e Vinicius Marques