Como escolher exaustor para banheiro: dicas infalíveis | Blog Telhanorte
home > Banheiro > Como escolher exaustor para banheiro: dicas infalíveis

Como escolher exaustor para banheiro: dicas infalíveis

Como escolher exaustor para banheiro

| Banheiro

Banheiros sem janelas ou com pouca ventilação exigem o uso de um exaustor que irá contribuir para melhorar a qualidade do ar ao ambiente, dissipando odores e controlando a umidade típica desse cômodo. Mas, como escolher o exaustor para banheiro?

Alguns critérios precisam ser observados e por isso separamos cinco elementos fundamentais, que juntos respondem à pergunta “como escolher exaustor para banheiro”:

 

 

Para entender cada um desses critérios, confira a seguir nossas dicas de como escolher o exaustor para banheiro. Entenda também  como funciona exaustor para banheiro  e o que observar para manter a qualidade do ar do banheiro melhor. 

Como escolher exaustor para banheiro

Como escolher exaustor para banheiro

Quando falamos sobre a manutenção da saúde e da qualidade do ar da nossa casa, uma das primeiras preocupações que devemos ter é com o banheiro.

Mesmo com todo o cuidado de limpeza, o cômodo ainda é sujeito à proliferação de bactérias e germes. Tudo isso está muito relacionado à umidade presente no ambiente, que está em constante contato com água, seja no banho, ao fazer a barba, escovar os dentes. 

Banheiros com pouca ventilação sofrem ainda mais com a presença da umidade e, consequentemente, com a proliferação de bactérias e germes

Para evitar tudo isso, o uso de um exaustor é fundamental. Este equipamento é um grande amigo das famílias, garantindo melhor qualidade do ar e controle da proliferação de bactérias e germes. 

É importante lembrar que o controle de umidade também é importante para a manutenção de revestimentos e pisos. 

Os exaustores para banheiro fazem a “secagem” ideal do cômodo, reduzindo os problemas que a umidade pode trazer. 

Em suma, os exaustores cumprem dois objetivos:

 

 

Entendido os benefícios, como escolher o exaustor para banheiro? Confira as dicas abaixo e faça a lista de prioridades para seu banheiro. 

Tamanho

Como dimensionar exaustor para banheiro? O primeiro item a observar ao escolher o exaustor para banheiro é o tamanho do ambiente, isso porque existem diferentes tamanhos de exaustores. 

Confira o guia abaixo com tamanhos de banheiros: 

 

 

Potência

A potência dos exaustores é medida a partir da quantidade de ar que o produto remove do ambiente em um período de tempo. Além disso, também deve considerar o tamanho do cômodo.

Local de instalação

Esse é um dos tópicos que mais geram dúvidas sobre como escolher o exaustor para banheiro. Existem três opções de local de instalação do exaustor:

 

 

O exaustor de teto é o mais usado em instalações residenciais. O ar é recolhido e descartado por meio de dutos, mantendo a umidade e os odores equilibrados no ambiente.

Já o exaustor de parede, como o próprio nome diz, é instalado na parede, podendo ser no interior ou exterior do local. Quando externos não precisam de dutos ou canalização para funcionarem. São uma boa alternativa para banheiros que não possuem área acima do teto. 

Por último, o exaustor embutido funciona como o de teto, entretanto, a instalação é feita na área diretamente acima do banheiro e possui um design mais moderno. Como vantagem extra esses modelos apresentam redução de ruído em relação aos demais. 

Tarefas a serem executadas

Os modelos atuais de exaustores podem apresentar outras tarefas além de “sugarem” o ar e manter o equilíbrio da umidade e odores. Eles também podem servir como apoio à iluminação, sistema de climatização integrado ou sensor de umidade.

Se você busca versatilidade, opções mais completas podem valer o investimento. Considere esses critérios para tomar sua decisão. 

Projeto arquitetônico

Atualmente existem muitos modelos de exaustores além daqueles tradicionais com grelha. 

Modelos que se adaptam a projetos mais modernos e sofisticados podem deixar seu banheiro ainda mais alinhado e harmônico. Mantendo a elegância que o projeto pede. Na imagem abaixo você confere uma opção de design para exaustores. O que acha?

Como escolher exaustor para banheiro

Como funciona o exaustor para banheiro?

O exaustor funciona conectado à rede elétrica, a partir do funcionamento de uma hélice, que capta o ar de dentro do ambiente e o joga para fora, geralmente, por meio de um duto. 

A hélice e todo o mecanismo do exaustor sugam a umidade do ambiente.

Você pode estar se perguntando qual é o custo da energia elétrica consumida pelo aparelho, mas acredite, as opções de exaustores que são ativados automaticamente, a partir do acionamento do interruptor do banheiro, tem um impacto bem pequeno na conta de luz, porque não ficam ligados o tempo todo. 

Se na sua casa o banheiro não tem muita ventilação, aproveite para usar também plantas que ajudam a controlar a umidade do cômodo, como bambus, bromélias e espadas de São Jorge. Elas são ótimas opções para deixar o banheiro mais aconchegante e com uma decoração mais atual. 

Isso sem contar que as plantas são excelentes parceiras na melhoria da climatização das casas, não apenas no banheiro, mas em todos os demais cômodos também. 

Lembre-se também de buscar sempre o apoio de profissionais capacitados para a instalação do exaustor. Esse cuidado é fundamental para o funcionamento correto do equipamento. 

Aproveite o melhor preço de exaustor para seu banheiro

E aí, já sabe como escolher o exaustor para banheiro? Na loja virtual da Telhanorte você encontra tudo o que precisa para o tratamento de ar da sua casa com o melhor preço e as melhores condições de pagamento.

Agora que você conhece melhor a função do exaustor, aproveite as ofertas do site para comprar pelo melhor preço.

A qualidade do ar é essencial para a saúde, além de proporcionar conforto criando ambientes frescos e mais arejados.

Está em busca de outras opções de Climatização para sua casa? Aproveite e confira as categorias de Ventiladores e Ar Condicionado