home > Portas > Como escolher portas internas: 3 requisitos para observar e acertar na escolha

Como escolher portas internas: 3 requisitos para observar e acertar na escolha

tema: Portas
#30 - 22 de dezembro de 2019

Quem está construindo ou reformando sabe que são muitos detalhes que envolvem uma obra. Desde a parte elétrica e hidráulica, até a escolha de pisos e revestimentos, tintas, decoração e muito mais. Entre tantos itens a definir chega a hora de aprender como escolher portas internas.

As portas, mesmo as mais simples, fazem parte do ambiente e podem acrescentar estilo e forma ao espaço que você está criando.

A seguir listamos algumas dicas de como escolher portas internas, entre elas:

  • a medida da porta;
  • o material do qual a porta é feita;
  • o modelo de abertura.

Continue acompanhando!

Como escolher portas internas: 3 requisitos para prestar atenção!

1. Confira a medida da porta

Você não quer correr o risco de comprar uma porta maior ou menor do que o vão que você tem disponível correto?

É claro que você pode querer mudar o tamanho desse vão, ampliando ou reduzindo, para que ele comporte o tamanho correto da porta.

Portas de correr, por exemplo, em geral, exigem um vão maior.

Se você não quer mudar esse tamanho, evitando quebra-quebra, ao comprar a porta considere que o vão onde ela vai ser aplicada deve ser maior que a porta 1 cm na altura e 2 cm na largura.

Se você ainda não tem o vão delimitado porque está construindo o ambiente neste momento, saiba que existe um padrão de tamanho de porta que está sendo aplicado em grande parte dos empreendimentos, sendo:

  • porta de entrada: 80 cm
  • portas de banheiros: 60 cm (exceto para banheiros com acessibilidade que devem ter o mínimo de 80 cm, com abertura para fora)
  • portas de salas, cozinhas e quartos: 70 cm;
  • construção.
  • altura padrão da porta é de 2,10 m.

Esses valores são padrões muito usados, mas não são regras inflexíveis. Você pode encontrar portas internas maiores, principalmente em imóveis antigos. Você também pode adotar essa opção para a sua obra e reforma.

Com as medidas definidas em mãos você pode comprar suas portas, inclusive em lojas virtuais como é o caso do e-commerce da Telhanorte.

2. Escolha o material da porta

Madeira, aço ou ferro, alumínio e PVC, são materiais muito usados por quem está em busca de como escolher portas internas.

As opções de porta de madeira, por exemplo, são opções muito usadas e podem acrescentar um toque de elegância para o espaço, principalmente se você souber como escolher a cor das portas internas, para que elas acrescentem personalidade ao local e contribuam para a decoração do espaço.

Além de lindas possuem boa durabilidade e auxiliam no isolamento acústico e térmico.

Como escolher portas internas

As portas de PVC, ao contrário das opções em madeira, perdem um pouco em sofisticação, mas garantem a alta durabilidade. Falando em durabilidade não poderíamos deixar de fora dessa lista os modelos de porta em aço ou ferro, entretanto, essas são mais caras.

Por último, as opções de portas em alumínio podem acrescentar personalidade e modernidade ao seu ambiente, além de facilitar a manutenção e limpeza, o que as tornam boas opções para áreas externas, cozinha e lavanderia.

Defina o tipo de porta pela forma de abertura

Foi-se o tempo que só existia um tipo de porta e todas as casas ficavam parecidas. Como dissemos no início deste artigo, as portas se tornaram parte da decoração e o tipo de abertura faz toda a diferença, tanto para acrescentar estilo como para um melhor aproveitamento do local. Entre os modelos principais estão:

  • Porta de Giro (a mais tradicional de todas);
  • Porta Sanfonada;
  • Porta Camarão;
  • Porta de Correr.

A seguir vamos falar um pouco mais sobre cada uma e ainda apresentar alguns exemplos de seu uso. Continue lendo este artigo.

Porta de Giro

Como indicamos acima, a porta de giro é a mais usada entre todos os modelos. Mesmo locais que optam por outros tipos de porta acabam por contar com esse modelo para a separação de cômodos específicos como, por exemplo, o quarto.

O sistema de encaixe da porta de giro oferece alto poder de vedação seja de som, temperatura ou odor.

As dobradiças usadas são simples o que torna o custo total mais baixo.

É ideal instalá-las em cantos de parede para que possam ser abertas sem atrapalhar o restante do ambiente.

Em geral, só são substituídas por questões estéticas ou por falta de espaço para a abertura.

Como escolher portas internas

Porta sanfonada

A porta sanfonada não ocupa nenhum espaço além do vão da porta, por isso é uma boa opção para ambientes pequenos.

Entretanto, se ela ganha no aspecto de aproveitamento de espaço, perde em estética e capacidade de isolamento do ambiente, pois não tem uma boa vedação ou sistema de fechamento.

É um modelo barato e pode ser importante para separar alguns ambientes da casa, como a lavanderia e o banheiro, entretanto, não é indicada como escolha para todos os cômodos de um local, exatamente por não oferecer um equilíbrio estético tão interessante.

Como escolher portas internas

Porta Camarão

A porta camarão tem uma ou mais divisões que dobram, permitindo que a porta abra.

Ela ocupa menos espaço que a porta de giro e também pode ser usada em ambientes com vãos maiores. Se você quer ter a opção de manter um cômodo com privacidade, mas também quer ter a opção de abrir a porta e integrar espaços, esse modelo é uma das dicas sobre como escolher portas internas.

Assim como a porta de giro possui boa vedação seja de som, temperatura e cheiro e o preço também é bem interessante.

Como escolher portas internas

Porta de Correr

A porta de correr pode parecer uma opção que economiza espaço, mas a verdade é que não. Isso porque ela precisa de espaço em um dos lados da porta para deslizar.

Trata-se de uma opção super moderna que está sendo muito usada como modelo de porta para sala que separa, por exemplo, a sala de estar da sala de jantar ou mesmo da cozinha americana. Também pode ser usada para separar um closet do quarto.

Você também pode usar a porta de correr para tornar seu banheiro mais amplo e confortável. Enfim, são muitas as opções de uso de uma porta de correr.

Entretanto, ela também não possui boa vedação e tem um custo maior do que todas as demais opções oferecidas neste guia de como escolher portas internas.

Para a instalação desse modelo de porta você pode optar por deixar a porta correr por fora da parede ou por dentro, dando um aspecto ainda mais chique ao ambiente.

Nem sempre a porta de correr precisa se trilho em cima e embaixo. Para definir a melhor escolha converse com o profissional que vai instalá-la.

Como escolher portas internas

Quando instalar sua porta interna?

O melhor momento para instalar a porta, independente do modelo e material, é após a tintura das paredes. É claro que isso requer bastante cuidado, mas é o mais indicado para não manchar suas portas com tinta e demais materiais.

Caso não seja possível faça a instalação posterior, mas proteja as portas ao realizar a pintura.

Agora que você já sabe como escolher portas internas, é importante considerar acessórios como:

Tudo isso e muito mais você encontra no departamento de Portas e Janelas da loja virtual da Telhanorte.

Acesse nosso site, selecione seus produtos, aproveite as melhores ofertas do mercado e ainda receba tudo no endereço que você escolher!

Aproveite também as condições especiais de pagamento do cartão de crédito da Telhanorte.