Com diversos tipos de revestimentos para banheiros, confira a seguir os revestimentos mais utilizados atualmente
Há muito tempo o banheiro deixou de ser um ambiente sem identidade. Hoje, o espaço tem sua própria decoração e detalhes pensados para otimizar o ambiente e torná-lo mais aconchegante. Para transmitir personalidade ao projeto, os arquitetos dão as dicas de como escolher revestimento para banheiro.
Se você não for contar com a ajuda de um profissional no seu projeto de construção ou reforma, separamos algumas ideias de revestimento para banheiro neste post para te ajudar. Vamos falar sobre a definição do estilo de decoração, a importância da escolha do piso e alguns cuidados essenciais para ter um bom resultado com o projeto.
Esse cômodo precisa ser um ambiente arejado, bem iluminado, prático e fácil de limpar. Por isso, cada item deve ser pensado e avaliado tendo esses objetivos em mente. Quer aprender tudo sobre como escolher revestimento para banheiro? Continue lendo!
Como escolher revestimento para banheiro: 3 etapas
A variedade de modelos de revestimento de banheiro torna a tarefa de definir a opção ideal igualmente fácil e difícil. O lado bom é que dificilmente você vai deixar de encontrar uma opção que atenda o seu projeto. Contudo, diante de tantas opções, é preciso se orientar para acertar na hora de escolher. São muitas opções de tamanhos, cores e modelos.
Para aprender como escolher o revestimento para banheiro siga as etapas a seguir para orientar cada definição:
Etapa 1: definir o estilo de decoração
A primeira etapa de como escolher o revestimento para banheiro é definir qual será o tipo de decoração. Com essa informação será mais fácil orientar a escolha de cada item para o banheiro, incluindo o revestimento. Um banheiro com estilo neutro pode ter o revestimento feito apenas com tinta antimofo para preservar e prolongar o efeito da pintura do ambiente. Você pode encontrar diversas opções em uma loja Telhanorte ou acessando o link na legenda ao lado!
Um banheiro moderno pode ser trabalhado com a aplicação de pastilhas da cor de sua preferência para criar uma decoração atemporal. Já um banheiro clássico pode exigir mais do seu orçamento, pois as peças de mármore ou granito atendem bem essa proposta.
Até um estilo mais rústico combina com a decoração para banheiro, com a aplicação de revestimento que imita madeira. O ponto principal para definir a decoração do banheiro é fazer uma combinação harmônica entre o chão e o tipo de revestimento de parede.
As cores devem conversar entre si para que haja uma unidade e o espaço fique bonito, bem planejado e funcional.
Tinta acrílica fosca Chega de Mofo branco 3,6L Coral (Foto: Telhanorte / Reprodução)
-
- Revestimento para banheiro com tinta
Banheiro revestido com tinta azul (Foto: blog.thony.com.br/Reprodução)
- Revestimento para banheiro com pastilha
A pastilha é uma das dicas de revestimento para banheiro mais práticas e acessíveis de executar. Além das opções colocadas com massa corrida também existem as pastilhas adesivas que são excelentes para projetos de reformas de baixo custo.
O desenho das pastilhas pode percorrer todo o ambiente quanto marcar um espaço como a área do box ou perto da pia. O estilo da sua decoração vai ditar essa escolha.
- Revestimento para banheiro com cerâmica
Banheiro revestido com cerâmica (Foto: pointer.com.br/Reprodução)
- Revestimento para banheiro com porcelanato
Revestimento de porcelanato (Foto: VivaDecora / Reprodução)
- Revestimento para banheiro com mármore ou granito
Revestimento em mármore (Foto: Terra / Reprodução)
Revestimento de porcelanato (Foto: VivaDecora / Reprodução)
- Revestimento para banheiro pequeno
- Tipos de revestimento para evitar usar no banheiro
- revestimento vinílico: são mais difíceis de limpar. A exceção seria usá-lo na área do lavabo que, por não ter chuveiro, é um ambiente menos úmido;
- revestimento cimentício: tem alta capacidade de absorção de água e são de difícil limpeza;
- pastilhas e revestimentos com produtos metalizados: podem enferrujar pela ação constante da umidade.
Principais cuidados com o revestimento para banheiro
Independente do valor que você irá investir na construção ou reforma do seu banheiro, o objetivo principal é que ele tenha uma vida útil longa e com pouca manutenção. Para isso siga as dicas abaixo:- Faça um trabalho de impermeabilização para prolongar a vida útil do revestimento escolhido. Vale lembrar que o revestimento em si não tem a capacidade de impermeabilizar a parede;
- Não use o material de revestimento no chão: o que é usado no chão pode subir para a parede, mas o contrário não.
Edição por Laila Pereira e Veronicca Fernandes