Leitura: 8 min

Aprenda a escolher o melhor revestimento para banheiro

Com diversos tipos de revestimentos para banheiros, confira a seguir os revestimentos mais utilizados atualmente

Há muito tempo o banheiro deixou de ser um ambiente sem identidade. Hoje, o espaço tem sua própria decoração e detalhes pensados para otimizar o ambiente e torná-lo mais aconchegante. Para transmitir personalidade ao projeto, os arquitetos dão as dicas de como escolher revestimento para banheiro. Se você não for contar com a ajuda de um profissional no seu projeto de construção ou reforma, separamos algumas ideias de revestimento para banheiro neste post para te ajudar. Vamos falar sobre a definição do estilo de decoração, a importância da escolha do piso e alguns cuidados essenciais para ter um bom resultado com o projeto. Esse cômodo precisa ser um ambiente arejado, bem iluminado, prático e fácil de limpar. Por isso, cada item deve ser pensado e avaliado tendo esses objetivos em mente. Quer aprender tudo sobre como escolher revestimento para banheiro? Continue lendo!

Como escolher revestimento para banheiro: 3 etapas

A variedade de modelos de revestimento de banheiro torna a tarefa de definir a opção ideal igualmente fácil e difícil.  O lado bom é que dificilmente você vai deixar de encontrar uma opção que atenda o seu projeto. Contudo, diante de tantas opções, é preciso se orientar para acertar na hora de escolher. São muitas opções de tamanhos, cores e modelos. Para aprender como escolher o revestimento para banheiro siga as etapas a seguir para orientar cada definição: Etapa 1: definir o estilo de decoração A primeira etapa de como escolher o revestimento para banheiro é definir qual será o tipo de decoração. Com essa informação será mais fácil orientar a escolha de cada item para o banheiro, incluindo o revestimento. Um banheiro com estilo neutro pode ter o revestimento feito apenas com tinta antimofo para preservar e prolongar o efeito da pintura do ambiente. Você pode encontrar diversas opções em uma loja Telhanorte ou acessando o link na legenda abaixo!
Tinta-acrilica-Chega-de-Mofo-36-litros-branco-Coral
Tinta acrílica fosca Chega de Mofo branco 3,6L Coral (Foto: Telhanorte / Reprodução).
Um banheiro moderno pode ser trabalhado com a aplicação de pastilhas da cor de sua preferência para criar uma decoração atemporal. Já um banheiro clássico pode exigir mais do seu orçamento, pois as peças de mármore ou granito atendem bem essa proposta. Até um estilo mais rústico combina com a decoração para banheiro, com a aplicação de revestimento que imita madeira. O ponto principal para definir a decoração do banheiro é fazer uma combinação harmônica entre o chão e o tipo de revestimento de parede. As cores devem conversar entre si para que haja uma unidade e o espaço fique bonito, bem planejado e funcional. 
Veja também: Piso revestimento para banheiro: modelos e como escolher
Etapa 2: definir o tipo de revestimento para banheiro Com o estilo de decoração definido, a próxima etapa de como escolher revestimento para banheiro é definir o tipo que será utilizado. A escolha entre os tipos de revestimento para banheiro ou lavabo vai depender da possibilidade de investimento. E existem opções para todos os bolsos. Confira!
  • Revestimento para banheiro com tinta
Se o seu projeto não puder incluir outros tipos de revestimentos diferentes, a tinta faz muito bem esse trabalho de acabamento. A cor será o principal fator para criar um diferencial no ambiente, mas também deve ser escolhida de acordo com a sua ideia para a decoração. Colocar cor apenas em uma das parede traz um efeito bonito, assim como pintar o espaço todo de uma cor neutra como o branco, por exemplo. É importante utilizar uma tinta especial para fazer o revestimento para banheiro. Escolha uma tinta com efeito impermeabilizante e antimofo. Uma boa opção é a tinta epóxi. Por ser um espaço com bastante umidade, é importante prestar atenção nesses detalhes.
banheiro-revestimento-pintado-tinta-azul-reforma
Banheiro revestido com tinta azul (Foto: blog.thony.com.br/Reprodução)
  • Revestimento para banheiro com pastilha
A pastilha é uma das dicas de revestimento para banheiro mais práticas e acessíveis de executar. Além das opções colocadas com massa corrida também existem as pastilhas adesivas que são excelentes para projetos de reformas de baixo custo. O desenho das pastilhas pode percorrer todo o ambiente quanto marcar um espaço como a área do box ou perto da pia. O estilo da sua decoração vai ditar essa escolha.
Leia também: Como usar pastilhas de vidro? Aprenda e decore a casa
  • Revestimento para banheiro com cerâmica
A cerâmica também outra opção acessível para escolher como revestimento para banheiro. É um material resistente, fácil de instalar e que possui diversas opções de acabamento, cores e texturas. Também é um revestimento fácil de trocar e que não exige mãos de obra especializada para instalação das peças.
banheiro-ceramica-revestimento-decoracao
Banheiro revestido com cerâmica (Foto: pointer.com.br/Reprodução)
  • Revestimento para banheiro com porcelanato
O porcelanato é outra opção para escolher de revestimento para banheiro. Muito usado como opção para o piso, pode subir para a parede criando um ambiente uniforme. Além da resistência, outro fator que torna o porcelanato ideal para a área do banheiro é sua baixa capacidade de absorção. A diversidade de estampas do material é um ponto positivo, também – é possível encontrar porcelanatos imitando diversos outros materiais, como madeira, mármore, etc. Em um ambiente com bastante umidade, ele não se desgasta e nem quebra devido a ação da água. Além de precisar de quase zero manutenção e tornar a limpeza mais fácil. 
bancadas-de-porcelanato-1
Revestimento de porcelanato (Foto: VivaDecora / Reprodução)
  • Revestimento para banheiro com mármore ou granito
Seu banheiro vai ser de estilo clássico? Então pode apostar no revestimento de mármore ou granito. O mármore e o granito tem uma alta capacidade de absorção que exige mais cuidados ao longo do tempo de uso. O preço de revestimento para banheiro desse tipo é mais elevado pelas pedras naturais terem maior custo. Por isso, se investir nesse tipo de revestimento faça um trabalho prévio de impermeabilização para facilitar a manutenção e a beleza das pedras. Senão, opte pelos porcelanatos em padrões que imitem pedras, como dito anteriormente.
azulejos-para-banheiro-com-revestimento-em-marmore
Revestimento em mármore (Foto: Terra / Reprodução)
Confira também: Papel de parede para banheiro: pode molhar?
  • Revestimento para banheiro pequeno
Uma dica de como escolher o revestimento para banheiro pequeno é ter em mente que você precisa criar um espaço funcional e prático. Mas isso não quer dizer que a decoração será sem graça. Valorize o ambiente com cores claras e suaves na cerâmica ou crie um desenho nas paredes com revestimento que imita o efeito tijolinho ou pastilhado. 
  • Tipos de revestimento para evitar usar no banheiro 
Aprender como escolher revestimento para banheiro também passa pelo que evitar. No caso, são:
  • revestimento vinílico: são mais difíceis de limpar. A exceção seria usá-lo na área do lavabo que, por não ter chuveiro, é um ambiente menos úmido;
  • revestimento cimentício: tem alta capacidade de absorção de água e são de difícil limpeza;
  • pastilhas e revestimentos com produtos metalizados: podem enferrujar pela ação constante da umidade. 
Etapa 3: definir o tipo de acabamento O tipo de acabamento também é um detalhe importante de como escolher revestimento para banheiro. São diversos tamanhos e medidas para criar a decoração perfeita que você planejou. Existem revestimentos lisos, com texturas, com desenhos geométricos e florais, com efeito mate ou brilhante.  De acordo com sua proposta, você define qual dessas características combinam mais. 

Principais cuidados com o revestimento para banheiro

Independente do valor que você irá investir na construção ou reforma do seu banheiro, o objetivo principal é que ele tenha uma vida útil longa e com pouca manutenção. Para isso siga as dicas abaixo:
  • Faça um trabalho de impermeabilização para prolongar a vida útil do revestimento escolhido. Vale lembrar que o revestimento em si não tem a capacidade de impermeabilizar a parede;
  • Não use o material de revestimento no chão: o que é usado no chão pode subir para a parede, mas o contrário não.
Agora que você já conhece os revestimentos para o seu banheiro confira no site da Telhanorte e confira nossas opções de Pisos e revestimentos para obras e vários outros materiais para seu projeto de construção ou reforma. 

Edição por Laila Pereira e Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...