Como fazer projetos em 3D: ferramentas para planejar sua casa | Blog Telhanorte
home > Se Liga na Dica > Como fazer projetos em 3D: ferramentas para planejar sua casa

Como fazer projetos em 3D: ferramentas para planejar sua casa

Como fazer projetos em 3d

| Se Liga na Dica

Quando começamos a pensar em construir ou reformar uma casa ou apartamento uma das coisas que mais desejamos fazer é brincar de imaginar como o resultado do projeto final vai ficar. E se você pudesse ver o resultado e não apenas ter a imagem na sua cabeça? Aprender como fazer projetos em 3D, mesmo de forma amadora, vai te ajudar a ter uma real ideia de como tudo vai ficar, na prática. 

Mesmo quem não pode contratar um arquiteto ou design de interiores, se diverte ao tentar visualizar como tudo o que está na sua imaginação realmente vai ficar na prática. 

Para tornar isso mais fácil, é possível usar alguns programas online e gratuitos que vão te ajudar a fazer projetos em 3D, mesmo que você não seja um especialista. 

Como fazer projetos em 3D: 5 ferramentas

A seguir separamos cinco sites em que você pode entrar e montar seu próprio projeto, sem precisar ser um arquiteto ou designer de interiores. Apenas colocando em prática o que tem em sua mente, para a sua nova casa! Gostou da brincadeira? Então vamos a ela!

1. Home Design 3D

O único ponto contra do Home Design 3D é que ela está em inglês e talvez você tenha uma certa dificuldade em usá-la por essa razão. 

Entretanto, existem outras plataformas, que mostraremos a seguir, que são em português. Não se preocupe. 

Mas, se o problema da língua não te incomoda, o Home Design 3D é uma opção muito divertida e prática para quem deseja ver como um projeto vai ficar.

Seja você um amador ou profissional, usar a ferramenta vai permitir que você tenha uma visão prática do seu projeto. Com o sistema é possível:

 

 

O aplicativo pode ser usado no smartphone e tablet, bem como em computadores e notebooks. 

Você pode se divertir o quanto quiser sem pagar nada por isso, entretanto, para salvar o projeto, o app solicita que você tenha uma conta de assinante paga.

Confira no vídeo abaixo como funciona o sistema do Home Design 3D. 

 

 

2. Sweet Home 3D

O Sweet Home 3D possui uma versão gratuita em portugês e pode ser usado na plataforma online ou a partir do download do programa em seu desktop. 

Aprender como fazer projetos em 3D com esse sistema é simples e bastante intuitivo. 

As edições dos ambientes devem ser realizadas em 2D, mas a visualização pode ser em 3D, para que você tenha uma visão ainda mais real do que está sendo planejado para cada cômodo e ambiente. 

O banco de dados da ferramenta oferece centenas de desenhos de móveis, estampas para papel de parede, cores para tintas e objetos. Além disso, existe uma funcionalidade para  importar:

 

 

Tudo isso para aproximar ainda mais a versão 3D, do que você está imaginando.

3. SketchUp

O SketchUp também pode ser acessado por desktop ou online, pelo navegador.

A ferramenta também permite salvar e imprimir projetos e possui versões para profissionais e uma versão pessoal, para dar aquela mãozinha para quem adora ver na prática as mudanças que pretende fazer em casa ou no escritório. 

O SketchUp tem uma interface bastante intuitiva, simples de usar e com um suporte bastante eficiente para quem nunca mexeu nesse tipo de sistema. 

Você pode escolher a categoria de acordo com o ambiente que deseja decorar ou montar. Na ferramenta você encontra opções de áreas como:

 

 

Assistir ao tutorial disponível no site pode ser uma boa ideia para você ter uma ideia mais completa do que pode fazer com o sistema para alcançar o resultado desejado. 

O banco de dados da ferramenta oferece modelos 3D prontos para você usar e abusar ao montar seu projeto. 

4. pCon Planner

Por meio do pCon Planner você pode importar modelos de outros usuários e montar seus projetos com o banco de produtos deles e os importados por você.

É um software perfeito para quem está buscando sobre como fazer projetos em 3D.

Criado para profissionais, também pode ser uma diversão para amadores (mesmo não havendo tutoriais de apoio). Entre os recursos estão: 

 

 

5. Autodesk Homestyler

O Autodesk Homestyler permite você começar suas plantas do zero. Entre as principais funcionalidades estão: 

 

 

Para profissionais, a ferramenta ainda possui a função de criar um site para cada projeto, para que ele fique exposto online e funcione como portfólio. Além disso, o projeto fica salvo online e pode ser aberto por qualquer computador com conexão à internet e autorização. 

Coloque em prática o seu projeto!

Agora que você já sabe como fazer projetos em 3D aproveite para testar mil opções de layout, acabamento, revestimento, piso, cor de parede e itens de decoração. Com o projeto ideal em mãos, é hora de colocar tudo em prática. 

Para isso, contar com um parceiro que oferece produtos de qualidade e segurança na compra e na entrega, é fundamental.

Um projeto de reforma ou construção é melhor executado com material de qualidade, desde pisos e revestimentos, portas e janelas, itens para cozinha e lavanderia, banheiro e mais. 

Na loja virtual da Telhanorte você encontra isso e muito mais. Um departamento de tintas, decoração, eletrodomésticos e tudo o que você precisa, desde material de construção até o acabamento.

Faça suas compras na nossa loja, sem sair de casa e receba seu pedido com o máximo de conforto e agilidade! #vivasuacasa