Leitura: 7 min

Veja como iluminar sanca de gesso

 

Aprenda como iluminar sanca de gesso fazendo um projeto luminotécnico eficiente com opções bonitas e sustentáveis para sua casa

  Vai reformar ou construir a casa ou apartamento e quer incluir o acabamento com sanca no teto do projeto? Então, prepare-se para também iluminar a sanca de gesso. Como exige uma preparação para instalação dos equipamentos de luz e cuidados com manutenção diferenciados, é importante definir desde o início se o projeto haverá sancas ou não e também qual o tipo de iluminação residencial será usado. Além da sanca ser um detalhe esteticamente bonito, ela também permite sair da zona de conforto das luminárias para obter uma iluminação direta, indireta ou difusa. Na maioria dos projetos, a luz valoriza os contornos retos ou curvos da sanca que podem ser complementadas com spots embutidos, quando for necessário uma iluminação mais intensa. Continue lendo e confira algumas ideias de como iluminar a sanca de gesso com fotos ilustrativas.  

Dicas de como iluminar sanca de gesso

Para ilustrar nossas dicas de como iluminar a sanca de gesso, escolhemos as principais soluções e mais usadas junto a esse material. O gesso é resistente, mas exige cuidado na manutenção pós-instalação. Por isso, destacamos a importância de fazer o projeto luminotécnico da obra desde o primeiro momento.  
Sugestão de leitura: O que é sanca de gesso e qual seu principal uso?
 

1. Iluminação de sanca de gesso com fita e lâmpada LED

O LED é a solução mais usada e também a mais econômica quando se trata de iluminar uma sanca de gesso. A iluminação de LED é colocada dentro da sanca, o que valoriza o contorno do recorte e cria uma iluminação indireta mais aconchegante.  
Sanca-de-gesso-invertida
Sanca de gesso invertida em teto de uma sala de estar (Foto: Ideia Brasil / Reprodução)
  O modelo de fita é uma opção que, na maioria das vezes, é complementada com uma opção de iluminação direta. No quarto, por exemplo, a fita de LED pode ser ligada para criar uma iluminação mais baixa para os momentos de descanso. Já quando precisar de uma iluminação mais funcional, por exemplo, spots embutidos podem ser acionados para reforçar a iluminação. A mesma proposta pode ser planejada para a sala, o banheiro, a cozinha, entre outros cômodos.  As fitas de LED são simples de instalar, já que sua fixação é feita com a ajuda de uma fita dupla face que já vem no produto. Com isso, basta fazer os cortes nos pontos corretos, fixar a fita no vão da sanca de gesso e fazer as conexões elétricas necessárias. Para controlar a intensidade da luz da fita, os fios são conectados a um dimer que fica escondido na sanca.  
  Outra opção é utilizar lâmpadas de LED. As mais utilizadas são as lâmpadas de LED T5, pois além de serem fáceis de instalar, oferecem iluminação de qualidade. Nas sancas são usados os modelos tubulares compridos e finos que se encaixam facilmente nos vãos, deixando a troca mais fácil. Além disso, as lâmpadas de LED economizam até 50% de energia elétrica quando comparadas às lâmpadas fluorescentes, proporcionando um uso mais sustentável.  
  Tanto a lâmpada quanto as fitas de LED podem ser encontradas nas versões branca, amarela e colorida. A escolha por cada tipo vai depender da proposta desejada para o ambiente. Onde for necessário uma iluminação mais eficiente, a luz branca é a melhor opção. Já a luz amarela pode ser usada na sala ou no banheiro, pois é um tom mais relaxante. As opções coloridas combinam com projetos modernos e podem ser usados para valorizar uma parte do ambiente ou até como cromoterapia em espaços como banheiro e quartos.  
sanca com led colorido
Opções de LED colorido em sanca, de acordo com o ambiente (Foto: CLASF / Reprodução)
 
Sugestão de leitura: Cromoterapia: como aplicar no quarto
 

2. Iluminação de sanca de gesso com luminária spot embutidas

Depois da lâmpada tubular e da fita de LED, outra opção muito usada em sancas de gesso são as luminárias spot embutidas. A estrutura dessas luminárias fica na parte de dentro da sanca, deixando à vista somente o feixe de luz, que, por sua vez, é direcionado para uma área de acordo com sua posição. Por precisar de certos pré-requisitos na instalação, o spot de embutir precisa ser planejado desde o início da obra. Isso porque o gesso vai precisar ser cortado e pode ser mais fácil fazer isso antes de colocar a sanca. Os spots embutidos também são feitos com lâmpadas de LED e tem capacidade de iluminação melhor, já que não ficam dentro do vão da sanca.  
sanca-de-gess-fechada
Sanca de gesso fechada com spot  (Foto: Habitismo / Reprodução)
 
iluminacao-sanca-corredor
Iluminação de corredor com spots em sanca de gesso (Foto: Woy Home / Reprodução)
 
Sugestão de leituraAposte no plafon de sobrepor! Guia de instalação
 

3. Iluminação de sanca de gesso com luminárias spot em trilho

O projeto para iluminar sanca de gesso também pode incluir o spot em trilho. Existem trilhos móveis que podem ser movimentados de um cômodo para o outro, por exemplo, e os trilhos fixos que vêm em conjunto e permitem direcionar o foco da luz conforme a necessidade.  
iluminacao-sanca-spot-externo
Sanca com iluminação de trilho spot móvel (Foto: Pinterest / Jeeva / Reprodução)
 
sanca de gesso com trilho
Sanca negativa com trilho fixo (Foto: Revista Casa e Jardim / Reprodução)
  A instalação também exige uma preparação do gesso, pois a estrutura da peça fica toda aparente. Por isso, o acabamento das peças tem várias opções diferentes. Os modelos pretos, por exemplo, são usados para dar contraste e combinam com projetos de decoração industrial ou outros estilos contemporâneos!  

4. Iluminação de sanca de gesso com luminárias pendente

Por fim, mas não menos importante, é possível montar um projeto de iluminação usando luminárias pendentes. O modelo pendente é aquele em possui um fio comprido saindo do teto e uma cúpula que cobre a luz. A altura do fio vai depender do modelo e do local de instalação. Essa é uma opção ótima para colocar na sala de jantar, por exemplo, para iluminar o centro da mesa ou acima da bancada da cozinha. Também pode ser colocado um conjunto de luminárias iluminando diretamente um vaso bonito da decoração. O modelo e o tipo de acabamento da cúpula é o que vai destacar o estilo de decoração escolhido para o ambiente.  Então capriche para criar um projeto luminotécnico energeticamente eficiente e bonito para valorizar cada canto da sua casa!  
spot-pendente-sanca-cozinha
Cozinha com sanca de gesso e luminárias pendentes (Foto: Viva Decora / Reprodução)
 
 
sanca de gesso com pendente
Conjunto de luminárias pendentes em teto com sanca (Foto: Celite / Reprodução)
 
Sugestão de leitura: Aprenda em 7 passos como projetar iluminação residencial
 

Curtiu as dicas de como iluminar sanca de gesso?

Com essas dicas e inspirações, você pode criar um projeto sustentável e iluminar a sanca de gesso, escolhendo as soluções adequadas. Na Telhanorte, você pode pesquisar Spots para Iluminação e Lâmpada de LED e escolher online os modelos ideais para o seu projeto. Sua compra é feita com segurança e você recebe com toda comodidade no seu endereço, sem precisar sair de casa!  

Edição de Murilo Bonício e Vinicius Marques

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...