Leitura: 7 min

Aprenda como instalar um sensor de presença corretamente

 

Aprenda o passo a passo de como instalar um sensor de presença, (com lâmpada, sem ou com interruptor) e conheça seus usos mais frequentes

 

A segurança da casa não se restringe apenas à proteção contra invasores. É importante ter uma boa iluminação para poder andar com segurança pela casa e evitar acidentes, principalmente com idosos e crianças. Por isso, os sensores de presença são bastante versáteis e úteis no dia a dia da casa, do escritório ou estabelecimento comercial.

Um sensor de presença é um equipamento capaz de detectar os movimentos produzidos por pessoas e até animais. A partir da identificação de uma movimentação, ele pode ser combinado a outro equipamento — lâmpada, porta, alarme e gerador de névoa contra invasores — para disparar sua ação de maneira automática. É uma automação simples que funciona em ambientes domésticos, estabelecimentos comerciais, prédios corporativos, consultórios e clínicas médicas, entre outros.

Continue lendo e entenda como instalar um sensor de presença. Boa leitura!

 

Confira em nosso site: Sensores de Presença

Sensor-de-presenca-automatico-de-embutir-bivolt-Key-West
Sensor de presença automático de embutir bivolt Key West (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

 

Leia também: 3 modelos de interfone + benefícios da segurança residencial.

 

Como funciona um sensor de presença?

No momento em que o sensor de presença detecta o movimento, um dispositivo interno chamado de relé é acionado, fechando o circuito e permitindo a passagem da corrente elétrica. A eletricidade gerada vai acionar o elemento combinado ao sensor de presença. Dessa forma, ele pode:

– acender uma lâmpada;

– acionar um alarme sonoro;

– abrir uma porta de correr;

– disparar o gerador de névoa em sistema conta invasão.

 

Sensor-de-presenca-externo-Master-ASantos
Sensor de presença externo Master A.Santos (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Geralmente, o sensor de presença é muito usado para acionar lâmpadas, principalmente em áreas residenciais. A entrada das casas e das portarias prediais, assim como o hall de condomínios, são locais úteis para instalar o acendimento automático de luz. Um eletricista é o profissional indicado para te ajudar nessa tarefa, mas caso você queira tentar fazer sozinho, mostramos abaixo as etapas de como instalar um sensor presença.

 

Leia tambémDispositivos de segurança residencial

Passo a passo para instalar o sensor de presença

Neste passo a passo, vamos mostrar como instalar o sensor de presença combinado a uma lâmpada. Esta é a instalação mais simples para tentar fazer sozinho em casa. Então, antes de começar, é importante desligar a corrente elétrica do circuito onde você irá trabalhar ou desligar o quadro geral, para não ter erro.

 

NUNCA faça nenhum trabalho elétrico, sem antes garantir que a fiação elétrica esteja totalmente desligada!

 

1) Sensor de presença com lâmpada (sem interruptor)

Neste caso, o controle do acendimento da lâmpada é feito exclusivamente pelo sensor, sem a instalação de um interruptor. Com esse esquema de instalação de sensor de presença, mantém-se um gasto mínimo de energia contínua para manter o circuito ativo.

Para fazer a instalação siga os seguintes passos:

1. Com os fios de alimentação expostos, identifique os fios neutro e fase do circuito elétrico;

2. Conecte esses fios nas respectivas entradas do sensor de presença, ou seja, cabo fase na entrada de fase e cabo neutro na entrada de neutro;

3. O próximo passo é incluir a fiação da lâmpada no circuito elétrico. Faça a ligação do cabo neutro na entrada compatível do receptor da lâmpada;

4. Em seguida, use um cabo de retorno para conectar a outra fase da lâmpada no sensor de presença. Dessa forma, as chances de choque durante a manutenção ou troca da lâmpada será menor.

 

esquema-sensor-presenca-lampada
Esquema de instalação do sensor de presença sem interruptor (Foto: Mundo Elétrica / Reprodução)

 

2) Sensor de presença com lâmpada (com interruptor)

Outra opção para instalar o sensor de presença é incluindo um interruptor como alternativa, para manter a luz acesa pelo tempo necessário. Essa pode ser uma opção para áreas internas da casa, por exemplo. 

1. Siga todo o passo a passo anterior para ligar o sensor de presença ao circuito elétrico do cômodo e depois conecte a lâmpada ao circuito e ao aparelho do sensor;

2. Para incluir o interruptor, é necessário um cabo derivado da ligação entre a lâmpada e o sensor (em preto na imagem abaixo). Esse cabo é colocado na primeira entrada do interruptor;

3. Em seguida, é necessário outro cabo derivado, para conectar o fio de fase que se liga ao sensor na segunda entrada do interruptor (em vermelho); 

4. Pronto! Dessa forma, você terá o sensor de presença e o interruptor funcionando em conjunto, o que permite manter a lâmpada acesa pelo tempo que precisar.

 

esquema-sensor-presenca-lampada-com-interruptor
Esquema de instalação do sensor de presença com interruptor (Foto: Mundo Elétrica / Reprodução)

 

OBS: verifique se a tensão elétrica é 110 v ou 220 v e cheque também a do produto, que precisa ser compatível com a existente na casa ou bivolt.

 

Leia também: Como instalar câmera de segurança: siga esse guia e evite erros.

 

Combinações com sensor de presença

No passo a passo acima, falamos de como instalar o sensor de presença combinado a uma lâmpada. Essa lâmpada pode estar posicionada na área externa da casa, como corredores laterais, jardins e entrada principal. É muito útil, principalmente à noite, para enxergar qualquer obstáculo. Também é útil nas áreas comuns da casa, como corredores, cozinha, área de serviço, dispensa, etc. O closet também é um cômodo onde o sensor de presença combinado com a luz é muito útil.

 

Sensor-de-presenca-para-embutir-Master-ASantos
Sensor de presença para embutir Master A.Santos (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Alarmes de segurança

Lojas, clínicas médicas, consultórios, empresas usam bastante o sensor de presença combinado ao alarme sonoro. Assim, quando alguém se aproxima da porta, o alarme é acionado, alertando quem está dentro. 

 

Portas

É uma combinação muito usada em shoppings, para movimentar as portas de entrada, abrindo apenas quando necessário e mantendo o isolamento para o ar condicionado. 

 

Gerador de névoa

É um recurso de segurança que utiliza o sensor para liberá-lo, quando uma invasão é detectada. A névoa não é tóxica e em poucos segundos cobre totalmente o cômodo, neutralizando a invasão.

 

Sensor-de-presenca-de-teto-Master-ASantos
Sensor de presença de teto Master A.Santos (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Gostou das dicas de como instalar um sensor de presença?

Aprender como instalar um sensor de presença é bastante útil e você pode reproduzir em casa, se tiver uma experiência básica com elétrica. Na dúvida, contrate um eletricista para realizar a instalação! Para proteger a casa com as melhores soluções do mercado, confira a categoria completa de Alarme e Sensores de Presença no site da Telhanorte!

 

 

Edição de Murilo Bonício e Vinicius Marques

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com a Renova, das Tintas Coral....