Leitura: 7 min

Como limpar a casa no inverno: dicas para as áreas internas e externas

Seu inverno ideal, provavelmente, passa longe da faxina, da água gelada e do abaixa e levanta para tirar a poeira de todos os cantos, não é mesmo? Mas aprendendo alguns truques de como limpar a casa no inverno, você pode aproveitar melhor seu lar doce lar. Seja morando sozinho ou com a família, o segredo para manter a casa limpa é organização e frequência. Assim, você não vai gastar um dia inteiro naquela faxina pesada. Por isso, reunimos aqui alguns hacks simples de como limpar a casa no inverno mais algumas dicas para manter o jardim e a piscina bonitos e preservados. Continue lendo e confira!

Como limpar a casa no inverno

dicas-limpeza-casa Durante o inverno, a tendência é ficarmos com a casa fechada por mais tempo, mas isso não impede aquela poeira chata de entrar.  Quem sofre com alergias e problemas respiratórios precisa de ainda mais cuidados para evitar que as crises alérgicas ataquem. Então aprenda como limpar a casa no inverno com facilidade e sem se sobrecarregar com a faxina.

1. Planeje uma frequência para a faxina

Se você não quer passar horas na limpeza pesada, deve fazer um planejamento da faxina. Não é necessário criar uma estrutura complexa, defina: – Frequência de limpeza da casa: semanal, de 15 em 15 dias ou de 10 em 10 dias?; – Passos da limpeza: varrer, passar pano, tirar pó, etc; – Troca da roupa de cama e toalhas: o recomendado é trocar toda a semana. Essa frequência evita o acúmulo de poeira na casa que dificulta bastante todo o processo, principalmente no inverno. Outra vantagem de ter uma periodicidade é não gastar muito tempo para fazendo a faxina, tirando sujeira agarrada, passando vários panos no chão, etc. Então o primeiro passo de como limpar a casa no inverno é definir a frequência que se adapta a sua rotina, assim será fácil mantê-la. 

2. Evite varrer o chão com a vassoura

Uma das primeiras coisas que fazemos ao começar a faxina é varrer o chão. No inverno, porém, é importante não levantar muita poeira. Isso prejudica principalmente quem tem alergia ou problemas respiratórios.  Por isso, evite usar a vassoura piaçava para varrer, pois ela espalha bastante o pó. O ideal é usar um aspirador de pó, mas se você não tiver ou não puder investir no acessório, use a vassoura de pelo que varre sem levantar poeira. Outra dica de como limpar a casa no inverno é usar uma máscara para proteger o nariz do contato com o pó. Depois de varrer passe um pano úmido no chão com o produto de sua preferência. Se não gostar de fragrâncias, coloque apenas uma tampinha de água sanitária na água para fazer a limpeza. Para evitar o contato com a água gelada na hora de torcer o pano, use luvas de borracha ou use um moptop que limpa e torce o esfregão sem o auxílio das mãos. 

3. Lavar os tapetes

Os tapetes fazem parte da decoração de muitas casas, mas durante o inverno eles podem acumular muitos ácaros, mofos e outros alérgenos. Então tire os tapetes de circulação durante a estação mais fria para preservar a qualidade do ar e a saúde de todos na casa. Se não quiser abrir mão dos tapetes, mantenha-os limpos e troque toda semana para que não haja acúmulo de poeira ou mau cheiro. Dependendo do tipo de tapete, é fácil lavar na máquina de casa. Mande para a lavanderia apenas os tapetes mais pesados que ficarão guardados depois de limpos. Lembre-se: não guarde os tapetes sujos, pois quando voltar a usá-los, vai espalhar um festival de poeira pela casa. Lave e coloque em um saco bem fechado. #ficaadica

4. Limpar janelas, vitrais, basculantes

Já reparou que sua casa está ficando com uma penumbra estranha mesmo durante o dia? Dê uma conferida nos vidros das janelas, vitrais e basculantes e faça uma boa limpeza. Se você mora em apartamento, tenha muito cuidado ao limpar as janelas externas. Não debruce para fora do parapeito e use uma vassoura ou um mop limpa vidros para alcançar onde seu braço não chega. As janelas e os basculantes são entradas de ar, mas também de luz natural. Com tudo limpo, a luz passa com mais facilidade, deixando a casa mais iluminada. Além disso, essas passagens podem ser distribuidores de poeira para dentro de casa. Limpar de 15 em 15 dias vai manter as coisas no lugar.   

5. Deixe as janelas abertas para ventilar

Frio é igual a casa fechada a maior parte do tempo, certo? Mesmo assim, abra mão do quentinho por algumas horas para ventilar a casa. Para não congelar, abra as janelas no meio do dia, quando geralmente já está mais quente, e deixe o ar entrar e ventilar todos os cômodos da casa. 

Limpeza da área externa da casa 

como-cuidar-grama-inverno O jardim, a varanda e a área da piscina ficam temporariamente fora de uso no inverno, mas nem por isso merecem menos cuidados. Pelo menos para fazer uma manutenção e deixar o espaço limpo, evitando acúmulo de poeira, sujeira, etc. A seguir separamos algumas dicas de como cuidar da grama e como fazer a limpeza de piscina no inverno.

Como cuidar de grama no inverno

Investiu em uma boa grama natural e a cultivou com carinho durante o verão? Então não perca esse trabalho no inverno. Principalmente porque o passo a passo de como cuidar de grama no inverno é fácil. O primeiro cuidado é em relação a irrigação. Regue a grama uma ou duas vezes por semana, de preferência na parte da manhã. Isso garante que a terra irá absorver bastante água. Outro manutenção importante é aparar a grama para mantê-la em um tamanho uniforme e tirar as ervas daninhas. O frio pode ressecar a grama e dificultar seu crescimento, portanto, mantenha a irrigação, o corte e passa a vassoura metálica para jardim para retirar folhas secas e outras sujeiras, pelo menos uma vez por semana.

Limpeza de piscina no inverno

Já a limpeza de piscina no inverno também é outro cuidado com a casa importante para que seu investimento não se perca. Como a maioria das piscinas fica em uma área aberta nos meses frios fica praticamente fora das atividades da família. Então os principais cuidados que você deve manter são: – faça testes na água semanalmente para checar cloro, alcalinidade e PH da água; – aplique produtos para evitar a proliferação de algas — são elas que deixam a água verde; – limpe e ligue pelo menos uma vez por semana o filtro e a bomba de água da piscina; – coloque uma lona para cobrir a piscina e preservar a água, evitando que caia bichos, folhas mortas e sujeira.

Ferramentas para limpar a casa no inverno

Gostou das nossas dicas de como limpar a casa no inverno. Seguindo essas dicas vai ficar bem mais fácil fazer suas faxinas com rapidez e eficiência. Se falta alguma ferramenta de limpeza na sua casa, aproveite as ofertas da Telhanorte de Ferramentas de jardinagem e de itens para Organização da casa. Faça seu pedido online e receba em casa para aproveitar seu inverno com mais conforto. 😉

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...