Leitura: 5 min

Aprenda a limpar rejunte sem dificuldades com 7 dicas

Com o passar do tempo, é inevitável que a sujeira se acumule nos vãos entre os pisos, gerando uma aparência encardida ao rejunte. Se você passa por problemas assim, este artigo é para você!

Você sabia que, além de dar o toque final ao acabamento dos revestimentos, os rejuntes também são responsáveis por vedar o piso, evitando a entrada de sujeira nas frestas? Diante dessa informação, entender como limpar rejunte torna-se ainda mais importante, não é mesmo? Vamos compartilhar alguns segredos para limpar o rejunte do piso no pós-obra, banheiro ou cozinha, além de dar dicas infalíveis para deixar o acabamento branquinho novamente!

Como limpar rejunte de porcelanato ou cerâmica pós-obra?

Ah, o pós-obra! Só quem viveu a experiência sabe como fica um ambiente com piso recém-rejuntado. É poeira para todo lado! Mas não há motivo para desespero. Seguindo as dicas abaixo, descobrir como limpar rejunte de porcelanato ou cerâmica pós-obra vai ser moleza!
  • Logo após a secagem inicial da argamassa, é importante remover o excesso usando um pano úmido;
  • Após a secagem total e frisagem (para uniformização) do rejunte, é hora da segunda rodada de limpeza. Use um pano, agora seco, para remover todos os resíduos que restaram sobre o piso;
  • Cerca de duas semanas após o rejuntamento, é hora de escovar o piso com água e detergente e enxaguar com água abundante.
Após esse processo, o rejunte deve ser limpo periodicamente para evitar o acúmulo de sujeiras profundas no material.

Como limpar rejunte de banheiro e cozinha?

Descobrir como limpar rejunte de banheiro e cozinha é um dos grandes desafios de quem busca um ambiente limpo. Ambos os cômodos tendem a acumular sujeira por diversas razões – umidade, gordura, e por aí vai. Por isso, é importante ter em mãos as armas certas para enfrentar quaisquer desses vilões. A seguir, separamos as principais receitas para eliminar encardido, gordura e manchas no rejunte e nos azulejos do banheiro e da cozinha.
banheiro-piso-preto
(Foto: Reprodução / Unsplash)

1. Rejunte encardido

A melhor forma de começar a eliminar o encardido do rejunte é usando água e uma escova com cerdas duras (pode ser até escova de dentes, mas em lojas especializadas há materiais específicos para esse tipo de limpeza). Pulverize água morna no rejunte e esfregue com movimentos circulares, deixando secar e repetindo conforme a necessidade.

2. Sujeiras pesadas

Para sujeiras mais pesadas e manchas leves, a água morna pode não ser suficiente. Por isso, lance mão de uma solução caseira confiável e efetiva: o mix de vinagre e água. Misture, em um frasco, duas porções iguais de água e vinagre e pulverize sobre os rejuntes e azulejos. Deixe a mistura agir por cinco minutos e limpe em seguida, com a ajuda da escova de cerdas rígidas. Para um resultado ainda melhor, combine a estratégia com uma pasta feita com a mistura de bicarbonato de sódio e água e, em seguida, pulverize a solução de vinagre e água. Tão logo a mistura pare de espumar, esfregue o rejunte com uma escova e enxágue com água.

3. Rejunte amarelado

Quando o rejunte acumular manchas mais profundas, adquirindo um aspecto amarelado, a água sanitária (ou lixívia) pode ser uma boa opção de limpeza, capaz de deixar o acabamento branco novamente. Abra bem as janelas do ambiente antes de utilizar a solução para garantir a ventilação da substância. Aplique-a sobre o rejunte do azulejo manchado, deixe agir por 10 minutos e enxágue com água limpa.

4. Rejunte engordurado

Esse é um problema comumente encontrado em cozinhas e áreas gourmet. A gordura acumulada nos rejuntes pode ser um problema difícil de resolver. Nestes casos, lance mão do cloro como alternativa de limpeza. Mas lembre-se sempre de que é preciso usar com moderação: por ter características cáusticas, o cloro pode corroer o rejunte a médio/longo prazo e, o que poderia ser uma solução útil, pode acabar se tornando um problema ainda maior!

Como limpar rejunte com bolor, mofo e limo?

Quando falamos de bolor, mofo ou limo, precisamos pensar em soluções com maior poder de limpeza. Isso, porque tais sujidades podem ser profundas, o que torna mais difícil eliminá-las com as sugestões acima. Pensando nisso, preparamos duas dicas de limpeza alternativas específicas para esse tipo de problema:

1. Água oxigenada

Uma das saídas para limpar o rejunte com bolor, mofo e limo é utilizando água oxigenada. A aplicação pode ser feita diretamente no rejunte, com a solução pura, ou em uma mistura com bicarbonato de sódio.

2. Vinagre puro

Apesar de não ter o melhor odor, o vinagre é uma solução bastante eficaz para eliminar o mofo. Nesse caso, é preciso utilizá-lo puro, sem diluir na água. Também não é necessário enxaguar: após duas horas, o cheiro se dissipa e a superfície estará como nova!

Como aplicar rejunte sobre rejunte?

Em alguns casos, descobrir como limpar rejunte não vai ser suficiente para eliminar de vez as manchas e sujeiras acumuladas. O ideal, nesses momentos, é renovar o rejunte, aplicando um selante em seguida. A melhor forma de renovar o rejunte é tirando o excesso com um raspador, tomando cuidado para não danificar o piso. Em seguida, é preciso aplicar o novo acabamento, finalizando com um selante impermeabilizante. O processo de limpeza do rejunte recém-renovado é o mesmo que descrevemos no começo do artigo: pano úmido, pano seco, escova com detergente e água. Aproveite para adquirir argamassa e rejunte na loja virtual da Telhanorte. Lá, é possível parcelar sua compra e você recebe tudo na sua casa!

Edição de João Victor Quintino e Murilo Bonício 

Posts relacionados

Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...