home > Pisos e Revestimentos > Como limpar rejunte? Nossos segredos infalíveis

Como limpar rejunte? Nossos segredos infalíveis

tema: Pisos e Revestimentos
#30 - 5 de março de 2020

Você sabia que, além de dar o toque final ao acabamento dos revestimentos, os rejuntes também são responsáveis por vedar o piso, evitando a entrada de sujeira nas frestas? Diante dessa informação, entender como limpar rejunte torna-se ainda mais importante, não é mesmo?

Com o passar do tempo, é inevitável que a poeira e sujidade se acumule nos vãos entre os pisos, gerando uma aparência encardida ao rejunte. Se você passa por problemas assim, este artigo é para você!

Vamos compartilhar alguns segredos para limpar o rejunte do piso no pós-obra, banheiro ou cozinha, além de dar dicas infalíveis para deixar o acabamento branquinho novamente!

Como limpar rejunte de porcelanato ou cerâmica pós-obra?

Ah, o pós-obra! Só quem viveu a experiência sabe como fica um ambiente com piso recém-rejuntado. É poeira para todo lado! Mas não há motivo para desespero.

Seguindo as dicas abaixo, descobrir como limpar rejunte de porcelanato ou cerâmica pós-obra vai ser moleza!

  • Logo após a secagem inicial da argamassa, é importante remover o excesso usando um pano úmido;
  • Após a secagem total e frisagem (para uniformização) do rejunte, é hora da segunda rodada de limpeza, novamente usando um pano, agora seco, para remover todos os resíduos que restarem sobre o piso;
  • Cerca de duas semanas após o rejuntamento, é hora de escovar o piso com água e detergente e enxaguar com água abundante.

Após esse processo, o rejunte deve ser limpo periodicamente, evitando, assim, o acúmulo de sujeiras profundas no material.

Como limpar rejunte de banheiro e cozinha?

Descobrir como limpar rejunte de banheiro e cozinha é um dos grandes desafios de quem busca um ambiente asseado.

Ambos os cômodos tendem a acumular sujidades por diversas razões (umidade, gordura, e por aí vai), por isso, é importante ter em mãos as armas certas para enfrentar quaisquer desses vilões.

A seguir, separamos as principais receitas para eliminar encardido, gordura e manchas no rejunte e nos azulejos do banheiro e da cozinha.

como limpar rejunte banheiro

Rejunte encardido

A melhor forma de começar a eliminar o encardido do rejunte é usando água e uma escova com cerdas duras (pode ser até escova de dentes, mas, em lojas especializadas, há materiais específicos para esse tipo de limpeza). Pulverize água morna no rejunte e esfregue com movimentos circulares, deixando secar e repetindo conforme a necessidade.

Sujeiras pesadas

Para sujeiras mais pesadas e manchas leves, a água morna pode não ser suficiente. Por isso, lance mão de uma solução caseira confiável e efetiva: o mix de vinagre e água.

Misture, em um frasco, duas porções iguais de água e vinagre, e pulverize sobre os rejuntes e azulejos.

Deixe a mistura agir por cinco minutos e limpe em seguida, com a ajuda da escova de cerdas rígidas.

Para um resultado ainda melhor, combine a estratégia com uma pasta feita com a mistura de bicarbonato de sódio e água e, em seguida, pulverize a solução de vinagre+água. Tão logo a mistura pare de espumar, esfreque o rejunte com uma escova e enxague com água.

Rejunte amarelado

Quando o rejunte acumular manchas mais profundas, adquirindo um aspecto amarelado, a água sanitária (ou lixívia) pode ser uma boa opção de limpeza, capaz de deixar o acabamento branco novamente.

Abra bem as janelas do ambiente antes de utilizar a solução, para garantir a ventilação da substância, e aplique-a sobre o rejunte e o azulejo manchado. Deixe agir por 10 minutos e enxágue com água limpa.

Rejunte engordurado

Esse é um problema comumente encontrado em cozinhas e áreas gourmet. A gordura acumulada nos rejuntes pode ser um problema difícil de resolver.

Nestes casos, lance mão do cloro como alternativa de limpeza. Mas lembre-se sempre de que é preciso usar com moderação: por ter características cáusticas, o cloro pode corroer o rejunte a médio/longo prazo, e o que poderia ser uma solução útil pode acabar se tornando um problema ainda maior.

Como limpar rejunte com bolor, mofo e limo?

Quando falamos de bolor, mofo ou limo, precisamos pensar em soluções com maior poder de limpeza. Isso porque tais sujidades podem ser profundas, o que torna mais difícil eliminá-las com as sugestões acima.

Pensando nisso, preparamos duas dicas de limpeza alternativas específicas para esse tipo de problema.

Água oxigenada

Uma das saídas para descobrir como limpar rejunte com bolor, mofo e limo é utilizando água oxigenada. A aplicação pode ser feita diretamente no rejunte, com a solução pura, ou em uma mistura com bicarbonato de sódio.

Vinagre puro

Apesar de não ter o melhor odor, o vinagre é uma solução bastante eficaz para eliminar o mofo. Nesse caso, é preciso utilizá-lo puro, sem diluir na água. Também não é necessário enxaguar: após duas horas, o cheiro se dissipa e a superfície estará como nova!

Como aplicar rejunte sobre rejunte?

Em alguns casos, descobrir como limpar rejunte não vai ser suficiente para eliminar de vez as manchas e sujeiras acumuladas. O ideal, nesses momentos, é renovar o rejunte, aplicando um selante em seguida.

A melhor forma de renovar o rejunte é tirando o excesso com um raspador, tomando cuidado para não danificar o piso. Em seguida, é preciso aplicar o novo acabamento, finalizando com um selante impermeabilizante.

O processo de limpeza do rejunte recém-renovado é o mesmo que descrevemos no começo do artigo: pano úmido, pano seco, escova com detergente e água.

Seguindo as nossas dicas, aprender como limpar rejunte vai ser mais fácil e efetivo!

Se você está vivendo o momento de reformar seu espaço, deixando-o com a sua cara, vai gostar de ler nosso artigo sobre como fazer corretamente o descarte do entulho de obra!