Leitura: 6 min

Limpe o ventilador da sua casa de forma prática em 10 etapas

Por que é necessário limpar o ventilador? Quais os benefícios e a periodicidade ideal? Passo a passo de como limpar o ventilador de teto

 

O calor do verão e mesmo da primavera fazem com que a gente encontre formas de enfrentar as altas temperaturas. Nesse cenário, entra em cena o nosso bom e velho amigo: o ventilador!! Vamos dar uma atenção especial aos ventiladores de teto. Afinal, eles ficaram um bom tempo parados, acumulando poeira durante o inverno. Por isso, é importante aprender como limpar o ventilador de teto.

Em lugares mais fechados, como em escritórios, que tem pessoas trabalhando e equipamentos em funcionamento, jogando um ar quente no ambiente, o ventilador é um alívio para as altas temperaturas, proporcionando frescor e um ambiente mais arejado.

Agora, você já se deu conta de que é preciso limpar o ventilador de teto? Pois é! Muitas vezes esquecidos da rotina de limpeza da casa e dos escritórios, nem nos damos conta de que eles também precisam ser limpos! Aliás, nem olhamos para cima para ver em que estado se encontram! 

Mas fica um alerta: é fundamental que eles sejam limpos! Como todo eletrodoméstico! Vamos dar algumas dicas de como limpar o ventilador de teto mais à frente. 

 

Por que é necessário limpar o ventilador?

Os diferentes tipos de ventilador de teto são verdadeiros aliados na busca por uma sensação de frescor diante da alta temperatura do ambiente. 

Comparados ao ar condicionado, os ventiladores de teto são opções mais baratas quando o assunto é climatização dos ambientes

Entretanto, da mesma forma que o ventilador proporciona essa sensação de bem estar, é preciso estar atento pois ele também pode prejudicar a saúde. 

Como ele acaba acumulando poeira, quando é ligado ele espalha essa mesma poeira acumulada por todo o ambiente.

Vale lembrar que ele também pode facilitar a proliferação de bactérias e ácaros, provocando problemas respiratórios e também crises alérgicas.

Além disso, o acúmulo de poeira também acaba por:

 

  • danificar o equipamento, 
  • prejudicar a boa circulação do ar,
  • dificultar que as pás girem mais lentamente consumindo, portanto, mais energia elétrica.

 

Daí a necessidade de se fazer uma limpeza com maior frequência, aumentando assim, a durabilidade do seu equipamento. Mas é preciso saber como limpar o ventilador de teto.

Leia também: Ventilador de teto: 5 dicas para escolher o ideal

Como limpar ventilador de teto

No verão, período em que o ventilador é mais utilizado, deve-se fazer uma limpeza até 02 vezes por mês. Você nunca deve ter imaginou isso, mas acredite, é necessário! E não é complicado! Vejamos, a seguir, como limpar o ventilador de teto.

Mas, como fazer isso? Podemos segui o passo a passo de como limpar ventilador de teto: 

 

  1. Antes de mais nada, leia o manual do fabricante para ver as instruções a respeito de como limpar o ventilador de teto.
  2. Desligue a eletricidade da casa, de preferência no disjuntor que alimenta o equipamento, para evitar choques.
  3. Pegue todo o material que vai usar na limpeza como pano úmido, pano seco, escada, detergente ou sabão neutro, escova ou esponja, …
  4. Escolha uma escada que vá te proporcionar altura suficiente para a limpeza, sem que tenha que ficar se esticando para alcançar. Jamais apoie no próprio ventilador. Segurança é muito importante.
  5. Inicie retirando o excesso de poeira acumulada nas pás.
  6. Com um pano umedecido em água e com um pouco de detergente, limpe as pás. Uma atenção especial nas que têm contato com gordura, em ambientes como a cozinha.
  7. Seque muito bem com um pano seco. Verifique se realmente está seco antes de religar o equipamento. 
  8. Está pronto! Se fizer esse procedimento com frequência, verá como é bem rápido todo esse processo uma vez que não ficará acumulado de poeira, o que ajudará também na manutenção do seu aparelho.  
  9. Caso observe algum ponto de ferrugem, aplique um produto anti ferrugem específico. 
  10. É indicado também colocar um pouco de óleo 02 vezes por ano no sistema giratório do seu ventilador de teto. 

 

Você pode achar interessante os truques abaixo, na hora da limpeza do seu ventilador de teto. Vale a pena dar uma olhada e fazer o teste!

 

  1. Utilize um aspirador de pó para retirar a poeira mais intensa acumulada. 
  2. Que tal usar uma fronha para cobrir a pá (hélice) do seu ventilador de teto? Coloque a fronha como se estivesse encapando e pressione para retirar a sujeira mais intensa. Deslize, puxando para fora. A sujeira ficará no interior da fronha, evitando que se espalhe pela casa. 
  3. Depois de fazer a limpeza do ventilador de teto, passe um pano com lustra-móveis nas pás. A película protetora que se formará ajudará a evitar o acúmulo da poeira. 
  4. Ligue o ventilador na posição exaustão (para cima) por um tempinho e desligue. Coloque-o na posição de ventilação (para baixo) e volte a ligar. Assim, a sujeira grossa deverá cair no chão.

 

Em tempos de calor, procure fazer a limpeza a cada 15 dias e na época em que o ventilador de teto não é tão utilizado, faça-o pelo menos uma vez ao mês.

Na verdade, a limpeza do ventilador de teto é uma daquelas que quase passa completamente despercebida! Não por desleixo ou por preguiça. É que nem passa pela nossa cabeça mesmo que esse equipamento precise de higienização. Portanto, inclua essa limpeza na sua rotina fazendo dela um hábito. Sua saúde vai agradecer!

Aprendeu como limpar o ventilador de teto? Então, mãos à obra!

Na loja virtual da Telhanorte você encontra um setor de ventiladores de teto, além de ventilador de coluna, ventilador de mesa e ventilador de parede

Aproveite e confira todas as nossas promoções do departamento de Climatização, com Ar Condicionado, Circulador de Ar, Ventilador de Parede e muito mais!

Fazendo sua compra pelo site, você recebe seu pedido com segurança no seu endereço, pronto para instalar. 

 

Edição Thais Junqueira

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...