Como montar uma casa inteligente? Saiba o que é preciso! 📶 | Blog Telhanorte
home > Segurança Residencial > Como montar uma casa inteligente? Conheça os principais recursos

Como montar uma casa inteligente? Conheça os principais recursos

como-montar-casa-inteligente-2

| Segurança Residencial

A cada ano que passa a tecnologia traz novas formas de facilitar a nossa vida e esses recursos hoje fazem parte das soluções residenciais mais modernas. Mas como montar uma casa inteligente?

Para automatizar funções simples como desligar a luz, ligar a televisão ou abrir a porta remotamente, é preciso interligar aparelhos com recurso smart a uma rede de internet de qualidade.

Dependendo do grau de automação que você deseja fazer, é possível ir do nível básico até o mais avançado com várias funções sendo acionadas através dos assistentes virtuais.

Quer saber o que existe hoje de recursos e como montar uma casa inteligente? Continue lendo e conheça todas as novidades disponíveis no mercado.

O que é preciso para automatizar uma casa?

O principal para montar uma casa inteligente e automatizar algumas funções é uma internet eficiente. Quanto melhor for o serviço, mais favorável será para a implementação dos recursos smart.

Para que a conexão dos dispositivos na rede de internet seja possível, é preciso configurar um roteador wi-fi e repetidores de sinal nas casas maiores ou com dois andares.

Um detalhe técnico importante que vai influenciar na eficiência da conexão dos dispositivos é o uso de uma tipologia de rede chamada de rede mesh ou rede malha.

Como funciona a rede mesh?

Toda rede de internet é formada de pontos de acesso (access points) que são usados para se conectar e navegar online. 

A rede mesh é configurada para funcionar como uma única grande rede. Os nós/roteadores têm a função de repetir e ampliar o sinal da internet e estão interligados entre si.

tipologia-rede-mesh

Esquema de conexão da rede mesh.

Dessa forma, os dados podem passar pela rede utilizando diversos caminhos. Com isso, a chance de falhas e de queda na conexão é reduzida pela eficiência da troca.

Além disso, tem um custo de instalação reduzido e também é fácil de implementar.

Como para montar uma casa inteligente podem existir vários recursos conectados, a rede mesh favorece as trocas rápidas, tornando as respostas dos dispositivos mais eficientes. 

Então, o primeiro passo antes de sair comprando produtos smart, é ajustar sua rede de internet e configurar sua rede no formato mesh.

DICA: para fazer essa configuração corretamente, procure um profissional especializado em redes de internet para fazer esse serviço para você.

Como montar uma casa inteligente: conheça os recursos

Depois de ajustar os requisitos técnicos relacionados a sua rede de internet, é hora de conhecer os principais recursos para montar uma casa inteligente.

Continue lendo e conheça as soluções mais utilizadas:

1. Assistentes virtuais 

Alexa, Google Assistente, Siri e Bixby são alguns exemplos de assistentes virtuais que você com certeza já ouviu falar.

Eles podem ser considerados a base para montar uma casa inteligente, pois a função desses programas de inteligência artificial ativados por voz, é receber e executar comandos. 

Alguns exemplos de ações que os assistentes virtuais realizam são:

– responder perguntas como horas, previsão do tempo, trânsito na cidade, etc.;

– pedir uma corrida de Uber;

– fazer lembretes;

– ligar e desligar a luz;

– abrir a porta de casa;

– ligar televisão, ar condicionado, entre outras funções.

Para que os assistentes virtuais funcionem, é preciso comprar caixas de som específicas capazes de captar e realizar os comandos falados.

Alexa: Echo Dot, Echo, Echo show (smart display);

Google: Google Home mini, Google Home, Google Home Hub (smart display);

Siri: HomePod Mini e HomePod (ainda não disponível no Brasil);

Bixby: Galaxy Home Mini e Galaxy Home (ainda não disponível no Brasil).

Para Alexa e Google Assistente existem dispositivos de entrada considerados mais básicos até os mais avançados que são os smart display que lembram muito um tablet. 

Então, se você ainda está se familiarizando com um produto como esse, vale a pena ir devagar para se adaptar aos poucos. 

2. Acionadores por infravermelho

A função dos aparelhos de controle infravermelho é se conectar aos eletrodomésticos e eletrônicos através das ondas infravermelhas. Por isso, eles são considerados complementos para os assistentes virtuais.

O controle infravermelho, também chamado de HUB ou controle universal, não é acionado por voz. 

Na prática, quem recebe o comando por voz é o aparelho do assistente virtual, que codificada a ação para o HUB infravermelho que envia as ondas para os eletrodomésticos como a televisão, por exemplo.  

O controle infravermelho também é conectado na rede wi-fi da casa, permitindo que ele se conecte com as caixas alto falantes dos assistentes virtuais. 

Caso você não queira incluir um assistente virtual ao montar uma casa inteligente, o controle universal pode ser usado sozinho e os comandos podem ser enviados via aplicativo pelo smartphone.

3. Iluminação da casa

Montar uma casa inteligente a partir da iluminação é uma das formas mais fáceis e baratas de entrar no mundo da automação residencial. Entre as opções existem:

– as lâmpadas inteligentes;

– os interruptores inteligentes;

– os adaptadores de tomada inteligentes.

Lâmpadas inteligentes

As lâmpadas inteligentes são colocadas no bocal tradicional de energia elétrica e através da conexão wi-fi podem ser acionadas via smartphone ou através dos assistentes virtuais por comando de voz.

Os modelos mais usados são os de LED que duram mais e também são mais econômicos. Na hora da compra é importante checar a compatibilidade com o assistente virtual que você tem em casa.

lampada-philips-hue

Lâmpada Philips Hue | Veja mais

Interruptores inteligentes

Os interruptores inteligentes também possuem conectividade wi-fi, o que permite manter as lâmpadas comuns e adicionar a automação como ligar e desligar a luz, além de ajustar o brilho.

Para isso, será necessário contratar um profissional especializado, pois o interruptor precisa ser conectado aos fios elétricos. Existem modelos que controlam de uma a até três lâmpadas.

Adaptadores de tomada inteligentes

Já existem no mercado eletrodomésticos com função smart que se conectam diretamente aos assistentes virtuais. Mas se esse não é o seu caso, você pode usar um adaptador de tomada inteligente

Ele funciona como um T. Conectando o aparelho ao adaptador, é possível executar as funções de liga/desliga e monitorar o gasto de energia, enviando os comando por voz do assistente virtual que se conecta ao adaptador e executa a função.

4. Segurança doméstica

Além de facilitar tarefas do dia a dia, montar uma casa inteligente também ajuda na segurança doméstica.

Alguns exemplos de recursos que possuem conectividade com os assistentes virtuais para executar ações são:

fechaduras eletrônicas: podem ser abertas via código numérico, impressão digital, ser equipada com câmera que permite ver quem está na porta e falar com a pessoa. Além disso, existem fechaduras com controle de vibração que podem acionar o alarme em caso de tentativa de arrombamento.

câmeras de segurança: podem ser acompanhadas por aplicativo no celular.

camera-focus66-wifi-motorola

Câmera Focus66 Wi-Fi HD – Motorola | Veja mais.

campanhas com câmera: permite ver quem está batendo na porta e acionar a abertura por comando de voz. 

5. Entretenimento

Por fim, outro recurso para montar uma casa inteligente são os dongles para tv como:

– Fire stick tv da Amazon

– Chromecast do Google

– Apple TV da Apple. 

Esses dispositivos têm a função de transformar uma televisão comum em uma smart tv, além de se conectar com os assistentes virtuais e executar funções de liga/desliga, visualização da câmera de segurança, entre outros.

Gostou das dicas de como montar uma casa inteligente?

Existem diversos recursos que você investir para montar uma casa inteligente e automatizar funções que considerar mais essenciais.

Para não errar, verifique a compatibilidade dos produtos com o assistente virtual e a conectividade para manter um serviço de internet eficiente.

Quer conhecer mais recursos de Segurança para sua casa? Confira a categoria completa de Segurança e comunicação no site da Telhanorte.