Leitura: 11 min

Guia completo: como montar uma casa inteligente?

Já pensou em ter uma casa toda automatizada que você possa controlar do seu smartphone? Saiba que é possível! Aprenda como ter uma casa inteligente nessa matéria!

Com a tecnologia cada vez mais avançada, ter uma casa inteligente não é mais coisa de filme ou de desenhos futuristas como Os Jetsons. O simples apertar de um botão pode controlar diversos equipamentos da casa e facilitar e muito sua vida! Abrir cortinas, apagar e acender luzes, controlar o ar condicionado, elevar ou diminuir a temperatura da água na banheira são algumas das muitas opções que uma casa inteligente (Smart House) podem ter. O termo casa inteligente nada mais é que uma residência atrelada a sistemas avançados de automação que permitem controle e monitoramento do que acontece no imóvel de forma remota. Os smartphones, que estão sempre conosco, são os maiores aliados para o uso desse recurso, mas se você estiver pensando que montar uma casa inteligente é difícil, nós vamos te mostrar alguns recursos disponíveis no mercado para você implementar esse projeto agora mesmo e modernizar seu imóvel de forma prática e fácil. Para saber como funciona uma casa inteligente, assista ao vídeo abaixo:

O que é preciso para automatizar uma casa?

Primeiramente, para ter uma casa inteligente e otimizar as funções dos recursos automatizados, você precisa de uma internet eficiente. Quanto melhor for o serviço de banda larga que você contratar, mais fácil será o uso dos recursos smart. Para que a conexão dos dispositivos na rede de internet seja possível, é preciso configurar o roteador Wi-Fi e repetidores de sinal para casas grandes ou com mais de um andar, assim, é possível garantir que a internet chegue com qualidade em todos os cômodos. Esses repetidores de sinal podem ser úteis até mesmo em casas pequenas, porque as paredes, mobília e outros equipamentos que fazem uso da internet podem afetar na qualidade do sinal que chega para cada aparelho. Contudo, saiba que para solucionar esse tipo de problema existe a rede mesh ou rede de malha!

Como funciona a rede mesh?

A rede mesh ou rede de malha é uma tecnologia que permite criar uma rede Wi-Fi com dois ou mais dispositivos em locais diferentes da casa e que se comunicam entre si, formando uma única rede, como uma malha de fato. Dessa forma, os dados podem passar pela rede utilizando diversos caminhos e as chances de falhas ou quedas de conexão são reduzidas, já que há uma maior eficiência na troca de informações. Outra vantagem é que a instalação dessa tecnologia tem baixo custo e é de fácil implementação. Saiba mais sobre como funciona uma rede mesh no vídeo explicativo abaixo: Agora que você sabe como funciona uma rede mesh só falta ter um roteador que distribua a internet de forma igualitária para todos os cômodos, o que vai garantir que sua casa tenha acesso a todos os recursos importantes para ser uma smart house!
roteador-wireless-intelbras
Roteador Wireless Intelbrás (Foto: Acervo Telhanorte).

Principais recursos para uma casa inteligente

Com uma internet de qualidade instalada, é hora de começar a automatizar sua casa. Para isso, você irá precisar de uma assistente virtual, que talvez você não saiba, mas é um recurso existente em todos os smartphones vendidos atualmente. As assistentes virtuais são uma espécie de controle remoto dos dispositivos de automação e funcionam tanto por acionamento na tela quanto por comando de voz.

1. Assistentes virtuais

Alexa, Google Home e Siri são alguns exemplos de assistentes virtuais que talvez você já tenha ouvido falar sobre. Elas são primordiais para montar sua casa inteligente, pois fazem uso da inteligência artificial para receber e executar comandos simples – ou mais complexos – desde responder perguntas, como “que horas são?”, “qual a previsão do tempo para hoje?” ou “como está o trânsito na cidade?”, até criar lembretes de reuniões e apagar as lâmpadas de casa.  Para usar a assistente virtual, basta que você procure o aplicativo correspondente ao sistema operacional do seu smartphone e a conecte aos recursos inteligentes que você instalar em casa. Vamos conhecer alguns deles agora:

2. Lâmpadas inteligentes

As lâmpadas inteligentes são um dos recursos mais baratos e fáceis de se encontrar se você quiser começar a transformar sua residência em uma casa inteligente. Elas permitem que você controle seu acionamento, a intensidade e até mesmo as cores emitidas por essa lâmpada.
“Escolha uma foto do aplicativo ou de sua biblioteca para usar como paleta de cores. Depois, arraste o seletor de cores pela imagem e suas lâmpadas reproduzirão a cor imediatamente. Agora você já pode reviver aquele pôr do sol glorioso ou trazer a calma do oceano direto para a sua sala de estar, do jeito que você quiser”, explica a fabricante Philips.
Você encontra o kit de lâmpadas inteligentes HUE da Philips com uma ou três unidades em nosso site ou acessando diretamente pelo link na legenda abaixo.
Philips hue starter kit e27 220v (Foto: Acervo Telhanorte).

3. Sensor de movimento

As novidades em tecnologia são infinitas. Um outro tipo de controle que você pode instalar em sua casa é um sensor de movimento. Com ele, é possível determinar um tempo máximo que o ambiente fica sem passagem de pessoas para que as lâmpadas se apaguem automaticamente ou se acendam quando alguém entrar no cômodo. Ele também detecta luminosidade natural, evitando que as lâmpadas fiquem acesas em ambientes com alta incidência de luz solar e, assim, economizando energia. Sabe aquela famosa “batida” na quina dos móveis quando você levanta para ir ao banheiro à noite? Com esse recurso isso não vai mais acontecer, pois ao verificar movimento, as luzes se acenderão. A Philips possui um modelo de sensor de movimento que você encontra na Telhanorte e que você pode instalar na sua casa com facilidade.
Philips hue motion sensor eu (Foto: Acervo Telhanorte).

4. Interruptores inteligentes

Os interruptores inteligentes também possuem conectividade via rede Wi-Fi, o que permite que você mantenha lâmpadas comuns, mas as controle através do interruptor ligado ao aplicativo de assistência virtual. Alguns modelos permitem a conexão de até três lâmpadas por interruptor. Com essa automação, você pode não só administrar o acionamento de luzes, como também definir horários para que elas se acendam ou apaguem, além de controlar a intensidade dessa luz. Isso evita iluminação desnecessária em certos momentos do dia, fazendo com que você economize energia e dinheiro.

5. Tomadas inteligentes

Um outro recurso interessante na linha de equipamentos inteligentes são as tomadas. Assim como os demais, elas são conectadas via Wi-Fi e permitem que seu controle seja feito pelo smartphone. São uma espécie de adaptador que você conecta na tomada comum e seu objetivo é determinar um horário específico para que a tomada forneça energia. Também são ótimas opções para pais controlarem o tempo de uso da televisão pelas crianças, determinando um horário para que a tomada pare de fornecer energia ao televisor, por exemplo. Elas contam também com o “modo ausente”, que permite que a tomada se desligue quando ninguém está em casa. Além disso elas também proporcionam uma opção de segurança interessante, pois ao observar uma temperatura acima do normal na tomada, ela interrompe a geração de energia e evita acidentes.

6. Entretenimento

As televisões vendidas no mercado já contam com a tecnologia smart TV, porém, se o seu aparelho é um modelo mais antigo, não se preocupe! Você pode levar a inteligência artificial para o eletrodoméstico sem gastar muito! O Chromecast do Google, o Fire Stick Tv da Amazon e a Apple TV da Apple são ótimos recursos para você transformar sua televisão comum em uma super Smart TV! Esses dispositivos podem se conectar às assistentes virtuais e garantir que você possa assistir vídeos no Youtube e filmes na Netflix, Amazon Prime, Disney+, entre outros. Além disso, executam funções como ligar ou desligar o aparelho, visualização da câmera de segurança e muito mais. E se a sua TV não for um modelo HD, que tenha conversor digital embutido, você também pode acoplar um conversor digital à parte, garantindo a qualidade de sinal dos canais em TV aberta que mais gosta de assistir!
conversor-digital-intelbras
Conversor Digital de TV c/ Gravador Intelbrás (Foto: Acervo Pessoal Telhanorte).

7. Segurança doméstica

Com certeza a segurança da sua residência é um dos tópicos mais importantes até agora, porque de nada adianta uma casa bem equipada e moderna se você não se sentir seguro dentro dela, correto? Mas o mundo da tecnologia está inovando cada vez mais em soluções inteligentes que vão te deixar mais confortável dentro e fora de casa.

Câmeras de segurança e alarmes

Importantes para você saber como está a sua casa quando viaja ou está trabalhando, as câmeras de segurança garantem o registro completo do ambiente a qual são instaladas. Para que você tenha tranquilidade ao sair de casa, é excelente ter uma dessas no imóvel. Se você desejar reforçar ainda mais a segurança, ter um sistema de alarme também é imprescindível, pois vai evitar a ação de ladrões e pessoas mal intencionadas na região.
Câmera Focus 66 Wi-Fi HD 720P infravermelho bivolt branca Motorola (Foto: Acervo Pessoal Telhanorte).
sistema-de-alarme-sem-fio
Kit de alarme sem fio branco Discadora Guardião ON (Foto: Acervo Telhanorte).

Vídeo porteiro

Caso você more em uma casa fora de um condomínio e deseje saber sempre quem está tocando a campainha antes de abrir o portão, ter um vídeo porteiro é uma excelente ideia, assim você não acaba abrindo a porta para estranhos sem querer. A Telhanorte tem várias opções de modelos disponíveis para a compra que tornarão a entrada de visitantes uma experiência segura, agradável e até divertida .
Vídeo porteiro com display 4,3″ IVR 1010 Intelbras (Foto: Acervo Telhanorte).

Fechaduras

Por fim, uma boa fechadura – tanto em casas quanto em apartamentos – é imprescindível e a tecnologia de inteligência chegou nesse item também. É infinita a diversidade de fechaduras que você pode colocar na sua casa, mas uma que aceite sua digital ou apenas uma senha facilita e muito sua vida, não é mesmo? Confira um dos modelos disponíveis em nosso site e automatize ainda mais a sua casa, garantindo modernidade e segurança.
Fechadura Digital Intelbras de Sobrepor para Porta de Vidro FR400 Preta (Foto: Acervo Telhanorte).

8. Controles infravermelhos

O controle infravermelho também é conhecido como controle universal ou HUB, também é importante numa casa inteligente. Isso porque ele pode se vincular aos aparelhos que não possuem conexão direta com as assistentes virtuais, sendo assim, os eletrodomésticos que não possuem a função smart podem ser utilizados através dos comandos do smartphone ou das caixas de som, como a Echo Dot ou o alto falante inteligente da Intelbras.
alto-falante-inteligente-Intelbras
Alto Falante Inteligente Mini Intelbras (Foto: Acervo Telhanorte).

Gostou das dicas de como montar uma casa inteligente?

Como você viu, são vários recursos que você pode investir para ter uma casa inteligente e automatizar funções que considera essenciais, principalmente quando se trata de segurança. Para não errar, verifique a compatibilidade dos produtos com o assistente virtual e certifique-se de ter um serviço de internet eficiente. Quer saber mais sobre outros recursos de segurança para sua casa? Confira o departamento de segurança e comunicação no site da Telhanorte! Por lá você também pode contar com a ajuda de nossos colaboradores via WhastApp! É simples, fácil e prático! Se preferir, viste uma de nossas lojas físicas, tem sempre uma perto da sua casa!

Edição de Camila Alexandrino e Murilo Bonício

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...