Como montar um toldo retrátil? Veja o passo a passo | Blog Telhanorte
home > Área Externa > Como montar um toldo retrátil? Veja o passo a passo

Como montar um toldo retrátil? Veja o passo a passo

Como montar um toldo retrátil

| Área Externa

 

Aprenda a montar um toldo retrátil, com vídeos de passo a passo para te ajudar na missão! Confira ainda uma lista de ferramentas e cuidados necessários

 

Um dos maiores pesadelos dos consumidores sem dúvida é montar os produtos comprados! Às vezes a complexidade é tanta, que muitos avaliam ser necessário contratar alguém especializado para fazer essa instalação. Mas se você está em busca de um desafio que te trará maior economia, neste artigo vamos te ensinar como montar um toldo retrátil.

Antes de tudo, é importante salientar que a opção por um profissional é sempre mais segura e garante 100% de eficáciaDito isso, vamos trazer aqui um passo a passo fácil de como montar um toldo retrátil. Atente-se, também, ao fato de que existem diversos tipos de toldos e cada um deles possui especificações próprias para a instalação.

O tipo de toldo em questão é indicado para locais onde você quer proteção contra o sol e a chuva por apenas alguns períodos e seu prático manuseio permite que você regule o tamanho da sombra – ou área seca – de acordo com a sua preferência e necessidade! No geral, ele tem uma manutenção simples, devido à sua facilidade no manuseio – sua maneira de operar é bem intuitiva, deixando o trabalho mais fácil para quem está esticando ou recolhendo o toldo.

 

O que é preciso para montar um toldo?

Antes que você coloque a mão na massa, é preciso saber o que você precisa pesquisar, comprar ou separar, para realizar o passo a passo de montagem de um toldo retrátil. Separamos aqui alguns pontos importantes que precisam ser pensados antes de você seguir para a instalação:

 

1. Área de instalação

A primeira coisa a se fazer, antes de comprar o produto, é tirar a medida do local em que o toldo irá ficar para não ter erro. Tão importante quanto saber como montar um toldo retrátil é escolher onde você irá instalá-lo! O local precisa ter uma parede resistente o suficiente para suportar o peso da armação e da estrutura do toldo, além de uma distância para instalação dos pés para proteção extra.

 

2. Ferramentas certas

Um dos erros mais comuns de quem vai instalar os produtos que compra é não pensar antecipadamente na lista de ferramentas para construção que irá utilizar. Se você é daqueles que acha que qualquer coisa pode ser improvisada ou adaptada, é melhor pensar outra vez. Além de não ter garantias da qualidade do serviço realizado, você ainda pode passar maus bocados na hora de realizar procedimentos simples, justamente por falta da ferramenta adequada.

Para completar sua coleção de ferramentas, indicamos que acesse o departamento de Ferramentas da Telhanorte e aproveite as promoções, nos diferentes setores. Para saber quais ferramentas comprar, verifique a indicação do fabricante.

Outro ponto importante é ter ajuda de pelo menos uma pessoa. Como um toldo pode ter diversos tamanhos, instalá-lo sozinho pode ser, muitas vezes, inviável ou, no mínimo, muito trabalhoso mesmo que seu ajudante não tenha muita experiência, ter um braço a mais para segurar o peso já é de grande ajuda!

 

3. Qualidade dos materiais

Na hora de escolher os materiais que irão compor o seu toldo retrátil, opte por marcas conhecidas que garantam qualidade! Mesmo que você saiba como montar um toldo retrátil, de nada vai adiantar se você não tiver materiais de qualidade – o que inclui as ferragens para sustentação, rebites, parafusos e até mesmo a lona principal.

É preciso ainda levar em conta as condições climáticas da região onde a lona será instalada para escolher o material mais indicado. Se o local tiver muita incidência de sol, será necessário uma lona que detenha mais a luz; se tiver que suportar chuvas, terá outro tipo de resistência. Por isso, essa informação é crucial!

 

Passo a Passo: como montar um toldo retrátil

Agora que você já se preparou para a montagem do toldo, já escolheu os melhores materiais e está certo das condições do local onde vai colocar o toldo retrátil, é hora de saber os passos para montagem!

 

Passo 1: corte os tubos de sustentação

O primeiro passo é cortar os tubos. Você terá que comprar a lona sob medida, já os tubos metálicos têm tamanho padrão e precisarão ser cortados de acordo com o tamanho da lona. Se a lona tiver, por exemplo, 2,10 metros de largura, você irá cortar o tubo que ficará em cima com um centímetro a mais e o debaixo com a medida exata – logo, 2,11 metros e 2,10 metros, respectivamente.

Você pode cortar os tubos utilizando uma serra comum. Caso os tubos metálicos tenham uma espessura maior que o normal ou tenham uma resistência muito elevada, você pode usar uma serra elétrica para facilitar o processo. Para isso, procure um serralheiro profissional e garanta qualidade e segurança!

 

Passo 2: fixe as buchas nos tubos metálicos

Após deixar os tubos na medida correta, você irá fazer marcações da base até o final deles, deixando uma distância de 25 cm entre cada ponto marcado, para depois fazer os furos onde serão fixados os rebites. Uma dica interessante é que os próprios tubos metálicos costumam vir com uma linha contínua de fora a fora, o que facilita que os seus furos fiquem alinhados entre si.

Após marcar todos os pontos, use a furadeira para fazer os furos. Depois, você irá fixar uma bucha em cada extremidade, de modo a fechar o cano metálico. Utilize um martelo para firmar as buchas. Faça quatro buracos em cima de cada bucha com a furadeira em forma de cruz, para fixar os rebites nas bases. Use um alicate rebitador para que as laterais fiquem bem firmes. Coloque os 4 de cada lado, para que a engrenagem do toldo retrátil rode sem problemas.

 

Passo 3: prenda a peça do braço de sustentação do toldo

O próximo passo para entender como montar um toldo retrátil é fazer a marcação no tubo de ferro de menor diâmetro – aquele que vai embaixo. Marque os furos com cerca de 5cm da base – em cada um dos lados. Coloque o braço de sustentação sobre o tubo, para marcar com exatidão o local onde serão feitos os furos. Após marcar, faça os 4 furos (dois para cada braço), fixe os parafusos nos buracos e enrole as lonas no tubo maior, para instalar o toldo.

 

Passo 4: fixe as peças de sustentação do toldo

Com as medidas do toldo em mãos, faça os furos na parede e fixe as duas peças que darão sustentação ao toldo. Nesse passo, é importante saber o peso do toldo e escolher o tamanho certo dos parafusos para que a estrutura não ceda. Olhe o manual ou peça ajuda a um vendedor.

Após fixar as peças alinhadas (use o próprio toldo para alinhar uma peça à outra), você deve encaixar os dois lados nas peças, para que a parte superior do toldo esteja firme. Em seguida, você terá de instalar os braços de sustentação do toldo para que ele possa levantar. Repita o mesmo processo com as peças do braço de sustentação debaixo, sempre alinhando um com o outro e fazendo os encaixes das peças para que o toldo se movimente livremente.

Ficou com alguma dúvida? Então assista aos vídeos com o passo a passo.

 

 

 

E aí, conseguiu aprender como montar um toldo retrátil?

Fazer instalações deste tipo podem ser complicadas, se você não tiver os materiais e ferramentas certas, não é mesmo? Nossa indicação é que você procure sempre por um profissional, assim você que o resultado será como desejou e que nenhum acidente irá acontecer. Se estiver em busca das ferramentas e acessórios para a instalação, acesse os setores de Material de Construção e Ferramentas da Telhanorte

 

Edição por: Murilo Bonício | Vinicius Marques