Leitura: 7 min

6 dicas para reformar um imóvel alugado sem dor de cabeça

Saiba o que você pode (e deve) fazer quando alugar uma casa ou apartamento que precisa de uma cara nova!

Depois de muito procurar, visitar e negociar, você consegue alugar seu espaço, mas… e se ele não for exatamente como você imaginava? Vale a pena reformar casa/apartamento alugado? No artigo de hoje, falaremos sobre alguns casos em que a reforma vale, sim, a pena, e sobre outros em que é melhor não. Para este segundo cenário, apresentaremos também algumas dicas para transformar o espaço sem o temido quebra-quebra! Não sabia que isso era possível? Então vem com a gente!

Posso reformar minha casa alugada?

A resposta sobre a possibilidade de reformar um imóvel alugado é: depende! Primeiramente, a permissão (ou não) para realizar reparos e reformas deve ser dada pelo proprietário do imóvel alugado. Em alguns casos, o próprio contrato de locação já traz as restrições e possibilidades de modificação do espaço. Em outros, as demandas de pequenos ajustes são elencadas durante a vistoria que marca o início do contrato. É importante, entretanto, comunicar à imobiliária ou ao dono da propriedade quaisquer intenções de reforma. Quando conversada, a oportunidade de renovar o imóvel pode se tornar, inclusive, um desconto no valor do aluguel. Fazer reformas por conta própria, porém, não é indicado em nenhuma situação. Ao encarar todas as responsabilidades de transformar um espaço que não lhe pertence, você assume, também, os riscos de ter que arcar com prejuízos e até multas futuras.

Dicas para reformar apartamento alugado

A melhor maneira de reformar um imóvel alugado sem ter dores de cabeça é apostando em alternativas paliativas de reforma. Isso significa que, enquanto durar seu contrato, você poderá desfrutar de um espaço que tenha mais o seu estilo. Mas, quando vencer seu período de estadia, nenhuma das alterações feitas por você será definitiva, podendo ser desfeita e retornando o imóvel a seu estado anterior. A seguir, apresentamos algumas sugestões de reforma prática para casa ou apartamento alugado.

1. Revestimento adesivo

Um dos grandes problemas enfrentados por quem aluga um imóvel (em especial uma casa ou apartamento antigo) é o azulejo de banheiros e cozinhas. Com o tempo, o material se desgasta, peças se soltam e a estética do ambiente deixa muito a desejar! Uma boa forma de contornar essa situação é investindo em adesivos para azulejos. Entre os mais populares revestimentos adesivos de parede, estão as imitações do clássico “tijolinho” e dos tradicionais e coloridos ladrilhos hidráulicos. Eles podem ser impermeáveis e resistentes a água e gordura, além de contarem com inúmeros padrões e estampas.
Veja também: Papel de parede para banheiro: pode molhar?
Adesivo-de-Azulejo-45x60cm-Tijolo-Branco-Grudado-1770640
Adesivo de Azulejo 45x60cm Tijolo Branco Grudado (Foto: Acervo Telhanorte)
Além de imitar revestimentos modernos, os adesivos também podem ajudar a personalizar um espaço. Se estivermos falando do escritório, por exemplo, que tal investir em uma parede de lousa? Alguns adesivos reproduzem essa textura e até permitem que a escrita seja apagada conforme a demanda do usuário.
adesivo-lousa
A tendência do momento :Home Office. Aposte em adesivos de lousa (Foto: Casa de Boneca / Reprodução)

2. Pisos vinílicos e laminados

Para os pisos antigos, descascados ou sem graça, nossa recomendação é usar e abusar dos pisos laminados e vinílicos. O piso vinílico é feito com PVC. Já o laminado é composto por camadas de materiais derivados da madeira, com estampa decorativa impregnada com resina. Fáceis de aplicar, eles sobrepõem o piso original sem que seja necessário quebrar um centímetro sequer. Basta colar ou encaixar as placas no espaço desejado. O laminado e o vinil podem ser aplicados sobre cerâmica, pedra e concreto, desde que a superfície esteja completamente regularizada, limpa e seca. Uma dica é cobrir o piso original com uma manta protetora que, além de proteger contra umidade, deixará o piso original conservado para caso o proprietário ou outro inquilino – ou até mesmo você – decida remover as placas.
instalacao-piso-laminado-passo-a-passo
Instalação de piso novo sobre piso existente (Foto: IStock / Divulgação)

3. Pinturas e texturas

Paredes e corredores também podem ganhar ares personalizados com a aplicação de cores e texturas. Aproveite para investir em tintas de fácil aplicação e secagem e torne o investimento ainda mais baixo fazendo você mesmo o processo!
Leia mais emAs cores de 2021: Ultimate Gray e Illuminating
quadros-decorativos-quarto
Quadros monocromáticos são uma boa aposta para dar destaque em outros elementos do cômodo (Foto: Kam Idris / Unsplash / Reprodução)

4. Iluminação diferenciada

Outra dica interessante para quem deseja reformar casa/apartamento alugado sem ter problemas é investir em uma iluminação diferenciada. Uma sugestão é apostar nos trilhos com spots, que são instalados com facilidade e podem ser retirados conforme a necessidade. Investir em formas de iluminação criativas, como luminárias, arandelas e abajures também ajuda a dar cara nova ao ambiente. Se o imóvel alugado for antigo, provavelmente terá lustres igualmente ultrapassados. Substitua-os por estruturas modernas e garanta um novo ar ao ambiente!
abajur-PVC-quarto-iluminação-decoração
Abajur feito com cano de PVC (Foto: Tua Casa / Reprodução)

5. Mude tomadas de lugar

Quando alugamos um imóvel, nem sempre as tomadas estão nos lugares que precisamos, não é mesmo? Saiba que é possível mudar a posição de tomadas e interruptores sem quebrar as paredes fazendo o uso de eletrofita! Elas possuem valores acessíveis e permitem que a mudança ocorra sem quebra-quebra!
Leia mais: Eletrofita: saiba tudo sobre essa novidade em elétrica

6. Móveis modernos

Se o seu contrato for rígido e não possibilitar nem mesmo pequenas intervenções, não pense que tudo está perdido! O mobiliário escolhido pode dizer muito sobre você e seu estilo, trazendo personalidade e originalidade ao ambiente. Contraponha paredes brancas com móveis coloridos, tapetes e itens decorativos nas paredes, como quadros e painéis. Para que não seja necessário nem mesmo furar a parede, o mercado já disponibiliza fitas e ganchos adesivos ultra resistentes feitos para esse tipo de instalação.
geladeira-amarela-sala-de-estar
Mini geladeira em estilo frigobar como destaque na sala de estar (Foto: Viva Decora / Reprodução)

7. Objetos com valor afetivo

Quer forma melhor de ter um espaço com a sua cara do que depositar ali itens de grande valor afetivo? No fim de um dia corrido, tudo o que queremos é um lugar que nos conforte para descansar. Se reformar sua casa é impossível, busque esse conforto nas memórias e lembranças de momentos felizes. Construa pequenos cantinhos com fotos, objetos e recordações de experiências memoráveis, pessoas queridas e conquistas de sonhos, como viagens, formaturas e datas especiais.
abajur-quarto-iluminação-decoração
Abajur em tamanho que comporte outros objetos sobre a mesa de cabeceira (Foto: Histórias de casa / Reprodução)

Vale a pena reformar casa/apartamento alugado?

Depois de ler nosso artigo, você já é capaz de responder a essa pergunta, não é mesmo? Com tantas alternativas à obra tradicional, reformar um imóvel alugado vale a pena sim! Especialmente se o objetivo for deixar o espaço com a sua cara. Lembre-se de que, para contornar obstáculos contratuais, a melhor saída para reformar sua casa/apartamento de aluguel é abusar da criatividade e mudar o espaço sem mexer em sua estrutura!

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino

Posts relacionados

Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...