Como retirar papel de parede? | Blog Telhanorte
home > Decoração > Como retirar papel de parede?

Como retirar papel de parede?

papel-parede-instalacao-remover-como-aplicar-revestimento-sala

| Decoração

 

Conheça formas simples e caseiras de remover o papel de parede sem danificar a superfície e deixar resíduos de cola

 

Há muitas vantagens ao utilizar o papel de parede para cobrir uma ou mais superfícies da casa. Uma delas é a facilidade de aplicação e remoção da camada decorativa. Ao contrário da parede revestida de tinta, que as pessoas demoram mais para reformar, por conta do trabalho e custo, as superfícies recobertas por papel de parede permitem que você mude o visual em menos tempo, pela praticidade e valor relativamente menor que o de tintas.

 

Acesse em nosso site: Papel de Parede

Papel-de-parede-geometrico-cinza-3508-52cm-x-10m-vinilico-Revex

Papel de parede geométrico cinza 3508 52cm x 10m vinílico Revex (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Por isso, se você quiser mudar o visual de um ambiente com papel de parede, saiba que a remoção dele é simples. Confira o guia a seguir e viva a sua casa com praticidade e cores novas!

 

6 passos para remover o papel de parede

 

papel-parede-instalacao-remover-como-aplicar-revestimento

Aprenda a remover o papel de parede sem danificar a superfície (Foto: asbe / Reprodução)

 

1. Prepare o ambiente

Antes de mais nada, é importante organizar o espaço. Afaste móveis da superfície a ser trabalhada, cubra o chão com lona, plástico ou toalha, para facilitar na hora de recolher os resíduos. Passe fita isolante nas tomadas instaladas na parede e desligue a rede elétrica, para evitar acidentes, na hora de usar água.

 

2. Aqueça água e separe materiais

Há algumas formas diferentes de realizar esta limpeza. No caso dos papéis de parede menos resistentes, cuja cola geralmente é feita à base de água, utilizar apenas a água morna pode já ser o suficiente. Em outros casos, como os papéis de parede laváveis (resistentes à água) você pode utilizar uma das seguintes misturas: água morna com amaciante, água morna com detergente ou água morna com vinagre.

 

Rolo-para-pintura-15cm-espuma-405-15-Atlas

Rolo para pintura 15cm espuma 405/15 Atlas (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Escolha a mistura de acordo com o que você tem disponível em casa, separe os produtos, um rolo e uma espátula (de preferência de plástico, para não riscar a parede).

 

3. Umedeça a superfície utilizando um rolo

Faça riscos ou furos com a espátula, ou outra lâmina, ao longo de toda a superfície, para que o papel de parede absorva com maior facilidade a água. Assim que terminar, molhe o rolo e vá umedecendo toda a extensão da parede. Faça isso até que toda a superfície esteja molhada e o papel comece a descolar.

 

4. Espere 5 minutos

Espere por volta de cinco minutos, para que o papel termine de absorver a água e comece a se soltar da superfície. Aproveite esse tempo para já secar o excesso de água que escorreu para o chão e rodapé.

 

5. Remova o excesso com uma espátula

Comece a puxar as partes soltas do papel com a mão. Com o auxílio da espátula, vá descolando o material da parede, removendo tudo que conseguir. Caso ache necessário, umedeça mais um pouco as partes que ainda não se soltaram e tente novamente.

 

6. Remova o resíduo de cola

Ao finalizar, pode ser que tenham restado alguns resíduos de cola, especialmente se você realizou a remoção apenas com água morna. Neste caso, prepare uma das três misturas indicadas acima e, após passá-las com o rolo, use a espátula para raspar o que sobrou da cola e do papel de parede.

 

Gostou das dicas?

Agora é só colocar as mãos na massa! Encontre rolo, espátula e demais acessórios para pintura no site da Telhanorte. Caso esteja reformando, confira o departamento completo de papel de parede em nossa loja virtual. Compre pelo site e receba a entrega sem sair de casa!

 

Papel de parede para banheiro: pode molhar?

 

Por Vinicius Marques