Leitura: 6 min

Como umidificar o ar no inverno: veja dicas práticas!

Como umidificar o ar no inverno? Essa é uma dúvida frequente de muitas pessoas que moram em regiões do país onde a estação mais fria é também a mais seca

 

A umidade do ar está diretamente relacionada a nossa saúde, pois pode acentuar a maioria dos problemas respiratórios e alérgicos. Já que não é possível mudar de região e voltar quando o inverno tiver acabado, existem algumas soluções simples que podem ajudar a melhor a qualidade do ar da sua casa.

As principais maneiras de como umidificar o ar no inverno são:

  1. Colocar uma toalha molhada no quarto
  2. Evitar o uso do ar condicionado
  3. Manter a casa limpa
  4. Ter plantas dentro de casa
  5. Usar um umidificador de ar

 

O que podemos sentir quando o ar está muito seco?

Você já deve ter ouvido na previsão do tempo do jornal, os repórteres falando sobre a umidade relativa do ar. A umidade relativa do ar se refere a quantidade de água presente no ar do ambiente em relação a quantidade máxima possível em uma mesma temperatura.

O índice de umidade do ar ideal é de 40% a 60%, mas no inverno esse índice chega a 20% em algumas regiões do país. Essa diminuição acentua a poluição presente no ar das grandes cidades e agrava a maioria dos problemas respiratórios como: 

– rinite;

– asma;

– sinusite;

– bronquite, entre outros.

Outras consequências comuns são olhos irritados, garganta seca e pele ressecada. Se você mora em regiões em que a umidade relativa do ar diminui muito quando está frio, confira as dicas abaixo de umidade relativa do ar.

 

beneficios-umidificador-ar

Imagem: Folha de S. Paulo

 

Como umidificar o ar do ambiente no inverno?

 

1. Colocar uma toalha molhada no quarto

A primeira dica de umidificar o ar no inverno é molhar uma toalha e colocá-la aberta na cabeceira da cama, nas costas de uma cadeira, na janela ou em um pendurador de toalhas.

Faça isso a noite, de preferência, para que durante as horas de sono a água da toalha evapore e melhore a qualidade do ar do quarto.

Dica: a tolha molhada umedece mais rápido que baldes e bacias com água, mas essas também são boas opções.

 

2. Evitar o uso do ar condicionado

Aproveite o inverno para aposentar temporariamente o ar condicionado. O aparelho diminui a umidade do ambiente, acentuando o desconforto do clima seco. E como ele não serve para umidificar o ar no inverno, aproveite para fazer a manutenção, pois como o tempo os filtros ficam carregados de partículas de poeira e precisam ser trocados. 

O ideal é fazer a troca a cada 6 meses então planeje-se para fazer as trocas no inverno.

 

Veja também: Conheça 4 tipos de ar condicionado residencial

 

3. Manter a casa limpa

Essa é uma dica básica de como umidificar o ar no inverno que serve para todas as outras estações. O excesso de poeira no chão, nas janelas, nos armários e prateleiras tornam os ambientes da casa não só desconfortáveis, mas também contribuem para piorar a saúde. Uma limpeza semanal é o suficiente para manter a casa arejada e com um ar de qualidade circulando.

 

4. Ter plantas dentro de casa

As plantas também são amigas poderosas quando o assunto é como umidificar o ar no inverno. Tanto as que gostam de sol quanto aquelas que preferem a sombra. Toda casa pode ter uma! Os vasos de planta ajudam a melhorar a qualidade do ar, atuando como um filtro da poeira invisível no ambiente. A samambaia, espada de são jorge e a iuca são algumas das opções para investir.

5. Usar um umidificador de ar

Por fim, existe uma opção ainda mais prática de como umidificar o ar no inverno: comprar um umidificador de ar. O aparelho solta um vapor de água que umidifica o ambiente e pode ser usado para preparar o quarto para uma noite de sono confortável.

Dica: é importante controlar o uso do umidificador para evitar umidade em excesso que pode ser absorvida pelos móveis e provocar mofo nos interiores. 

 

Como funciona um umidificador de ar

Também conhecido como vaporizador, o umidificador é um aparelho que transforma água em vapor para que o ar do ambiente fique mais úmido. É um aparelho elétrico, portanto, para funcionar ele precisa estar ligado na tomada. Antes de ligá-lo, basta colocar água e pronto!

Essa é uma maneira prática de como umidificar o ar no inverno. Especialmente, para quem tem crianças em casa, mas é um investimento que vai beneficiar a família inteira.

Para que o aparelho tenha uma boa vida útil, é importante:

  • Trocar a água do recipiente todos os dias;
  • Higienizar o recipiente que armazena a água;
  • Os modelos que usam filtro devem ter esse componente trocado conforme indicação do fabricante;
  • Deixe o aparelho ligado de duas a três horas antes de dormir — não é recomendado deixá-lo ligado a noite toda;
  • Ligue o umidificador em uma superfície livre e longe de cortinas, almofadas para preservar esses itens da umidade direta.

 

Benefícios do umidificador de ar

O principal benefício do umidificador de ar é melhorar a qualidade do ar, elevando a umidade do ambiente. Além disso, é a maneira mais rápida para deixar o ambiente confortável e menos seco.

Mas o aparelho agrega mais benefícios, especialmente para quem tem problemas respiratórios, aliviando a irritação dos olhos, dificuldade de respirar, tosse, entre outros sintomas comuns em pessoas alérgicas.

Gostou das dicas de como umidificar o ar no inverno?

Seja para auxiliar no tratamento de algum problema alérgico e respiratório ou apenas para ter mais conforto durante o período em que o clima está mais seco, o umidificador é um excelente investimento.

Na Telhanorte, você encontra os melhores modelos de umidificador de ar para sua casa e com o melhor preço. Faça sua compra pelo site e receba em casa com todo o conforto que nossa equipe oferece!

 

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...