Leitura: 7 min

Como usar cobogó na decoração da sua casa? Veja dicas!

Entenda o que é, para que serve, tipos e como usar cobogó na decoração para valorizar diferentes partes da casa com tijolo decorativo
  Um jeito simples de unir beleza e melhorar a circulação do ar em casa é aprendendo como usar cobogó na decoração. Esses tijolos decorativos podem virar o ponto-chave na fachada da sua casa, no muro perto da piscina ou como divisória de ambientes no seu apartamento. Tanto o acabamento padrão em cerâmica com quanto os com pintura de tinta ou fabricados em cerâmica brilhante criam estilos diferentes de acordo com a proposta de decoração. Para te inspirar e ajudar a usar cobogó na decoração, criamos um guia de dicas e fotos de inspiração para ver na prática os tijolos decorativos aplicados. Confira!  

O que é cobogó?

Um curiosidade sobre o nome cobogó é que este tipo de de elemento vazado recebe o nome dos seus três criadores: Amadei Coimbra (Co), Ernest Boeckmann (bo) e Antônio de Góis (gó). Os três engenheiros de Pernambuco foram os responsáveis por criar os elementos vazados com o objetivo de decorar os ambientes sem perder a passagem de ar para os espaços. Isso lá na década de 1920. De lá para cá, a aplicação do tijolo decorativo cobogó e de elementos vazados de outros materiais, são usados de diversas formas. Tanto como painéis grandes que substituem uma parede interna quanto um detalhe para permitir a passagem de luz na fachada ou como muro para proteger a casa.  

Para que serve o cobogó?

O cobogó serve para dois propósitos distintos. Nas áreas externas como fachadas e muros funciona como item decorativo. Já nas áreas internas, o cobogó serve para dividir espaços, mantendo a ventilação e a entrada de luz natural nos ambientes. Além de servir como um detalhe estético da decoração que pode seguir diversos estilos.  

Tipos de tijolo decorativo cobogó

O cobogó é fabricado em diversos tipos de padrão de desenho. Aliado a isso, as peças também são fabricadas em diferentes materiais, permitindo a variação do acabamento.   Os tipos mais comuns de cobogó são:  

Cobogó de concreto

O concreto é um material resistente e, por isso, muito utilizado na fabricação do cobogó. Esse tipo é usado em áreas externas, pois ficam expostos a ação do tempo (sol, chuva vento).  

Cobogó de cerâmica 

Os cobogós de cerâmica são peças com acabamento semelhante a cor de tijolo de alvenaria. Por isso, seu uso é muito flexível. Vai desde as áreas externas até as internas para criar divisórias entre os cômodos. Pode ser usado tanto no seu acabamento natural que lembra o tijolo quanto pode receber pintura com tinta fosca ou brilhante (acetinada).  

Cobogó de vidro

Os cobogós de vidro também são indicados para áreas internas com a diferença de serem peças que favorecem mais a passagem de luz do que de ar. Funcionam bem como divisórias e painel decorativo perto de um jardim de inverno.  

Cobogó de gesso

O cobogó de gesso pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas. O acabamento branco das peças permite usá-las sem precisar adicionar cor.  Os painéis todo branco são os mais usados na decoração, apesar de darem mais trabalho para mantê-los branquinhos.  

Onde usar o cobogó?

Existem diversos lugares onde usar o cobogó na decoração de casas e apartamentos:
  • Fachadas;
  • Jardim de inverno;
  • Parede interna (cobertura total);
  • Divisórias (separando cômodos, mantendo os espaços interconectados).
 

Como usar cobogó na decoração: 12 inspirações

Quer ver como usar cobogó na decoração na prática? Confira inspirações de acordo com os lugares onde ele pode ser usado:

Cobogó em fachadas e muros

biblioteca-nacional-brasilia
A fachada de cobogós da Biblioteca Nacional de Brasília — projeto do arquiteto Oscar Niemeyer — é uma inspiração reproduzida em muitas casas. Ao mesmo tempo que cobre a frente do imóvel, permite passagem de luz do sol pelos recortes do cobogó, criando um efeito bonito no chão.
fachada-residencia-cobogo-decor
A fachada residencial de cobogó cerâmico valoriza a parte da frente da casa que harmoniza com o paisagismo externo discreto e valoriza a pintura branca do entorno.
muro-cobogo

Foto: Projeto Diogo Ribeiro.

O cobogó também funciona como muro. Pode ser usado só na parte da frente ou contornando um canto da área externa como na foto acima, na qual a decoração segue o estilo minimalista total white.

Cobogó em jardim de inverno

cobogo-jardim-inverno-vertical

Foto: Homify.

Outra opção diferente de como usar cobogó na decoração é criar um jardim de inverno vertical, usando os recortes para pendurar plantas. A combinação de plantas volumosas com plantas pequenas dá ainda mais charme à decoração.
cobogo-parede-jardim-inverno

Foto: Homify.

O jardim de inverno é uma parte super aconchegante da casa. Além de ser um espaço de entrada de ar. Por isso, usar cobogó na decoração é a melhor solução que a casa fique arejada e confortável, até mesmo nos dias de calor.
jardim-inverno-cabogo-decoracao
Outra inspiração com um resultado maravilhoso para usar cobogó na decoração é colocando a parede vazada no fundo da área do jardim de inverno. A cor do cobogó pode ser neutra como na foto acima ou ter um toque colorido se combinar com a proposta desejada.

Cobogós em parede interna

parede-interna-cabogo-branco

Foto: Archtrends.

O cobogó pode substituir uma parede inteira, criando um painel que valoriza tanto a decoração quanto as características do ambiente como boa iluminação ou entrada de ar.
parade-sala-cobogo

Foto: Burguina cobogó.

Usar cobogó na decoração fazendo um recorte na parede é um jeito simples de valorizar o cômodo adicionando, textura, profundidade, além dos benefícios óbvios de manter uma iluminação natural.
cabogo-ceramica-colorida-parede

Foto: Casa e Jardim.

Como usar cobogó na decoração para dar mais vida ao espaço? Usando cores vivas, é claro. Ao invés de uma parede vertical tradicional, criar um contorno na parte de cima com acabamento lateral valoriza ainda mais a entrada de ar e luz no quarto.

Cobogós como divisórias

divisoria-cobogo-escritorio

Foto: Archtrends.

A divisória de cobogós colorido serve como detalhe decorativo, mas também delimita a área da mesa, dando privacidade ao trabalho. O amarelo combina com o tom escuro da madeira, valorizando o estilo contemporâneo do ambiente.
divisoria-cabogo-apartamento
Nos espaços onde a janela é grande, usar cobogó na decoração é uma alternativa para bloquear a passagem excessiva de claridade, além de formar um desenho divertido como o trevo de quatro folhas da foto acima.
divisoria-cabogo-sala-cozinha

Foto: Archtrends.

Para separar a sala da cozinha sem perder contato entre os ambientes, usar cobogó na decoração é a melhor escolha. O formato do recorte e a cor do cobogó pode acompanhar os móveis ou ser o ponto de cor em uma decoração neutra. 
 

Gostou das dicas de como usar cobogó na decoração?

O tijolo decorativo cobogó é a escolha certa para deixar a casa mais charmosa, colorida, arejada e sem perder na qualidade da iluminação.

Aproveite que você está inspirado e confira a categoria completa de Elementos Vazados para escolher o estilo de peça e o material de acabamento ideal para o seu projeto.

Aproveite e complete seu pedido com outros Materiais de construção para sua obra ou reforma.

Posts relacionados

A preocupação com a sustentabilidade e preservação do meio...
A preocupação com a sustentabilidade e preservação do meio...
Na hora de escolher os tipos de acabamentos ideais,...