home > Ferragens > Saiba tudo sobre como usar removedor de ferrugem corretamente em metais

Saiba tudo sobre como usar removedor de ferrugem corretamente em metais

tema: Ferragens
#30 - 19 de junho de 2020

Resultado da reação entre o ferro e o oxigênio, a ferrugem (ou óxido de ferro) pode acarretar na decomposição de máquinas e ferramentas — principalmente quando esses equipamentos ficam expostos à água. O fenômeno diminui a vida útil dos aparelhos e pode gerar prejuízos bastante significativos.

Para evitar que isso ocorra, costuma ser comum a recomendação do uso de vários tipos de removedores de ferrugem. Mas você sabe como utilizá-los e quais procedimentos tomar?

Neste texto, vamos ensinar como usar removedor de ferrugem corretamente em metais, resolvendo o seu problema. Ficou interessado em entender melhor sobre o tema? Continue com a gente!

removedor de ferrugem

Saiba como usar removedor de ferrugem. Fonte: Unsplash

O que é removedor de ferrugem?

O removedor de ferrugem é o produto responsável por remover os resíduos de ferrugem ou corrosão nas superfícies do aço carbono e em ferragens.

Para isso, ele atua como decapante (limpando as áreas em que é aplicado), desengraxante e fosfatizante de superfícies metálicas enferrujadas. Depois de sua aplicação, essas superfícies ficam quimicamente desoxidadas — já que formam uma camada de fosfato que impede novas oxidações e formações de ferrugem.

Além disso, o removedor de ferrugem também atua como desengraxante, removendo óleos, graxas e borras, o que melhora a adesão de tintas e protetores de superfícies. Ele acarreta em uma série de benefícios, não é mesmo?

Como evitar a ferrugem?

Antes de explicar como usar o removedor de ferrugem, é importante se certificar que você tem tomado todas as medidas para evitar que seus equipamentos enferrujem.

A melhor maneira de combater a ferrugem, lembre-se disso, é adotando procedimentos que evitem que ela aconteça. Mas como fazer isso?

A dica mais importante é proteger seus objetos da umidade. Já percebeu o quanto as cidades praianas são mais prejudicadas pela ferrugem?

Isso se dá porque, por estar próximo a grandes quantidades de água, o ar dessas cidades é mais úmido e, por consequência, elas sofrem com a oxidação dos materiais. Por irem e retornarem várias vezes da praia, os moradores também acabam carregando água, fator que pode acelerar o processo de enferrujamento.

Em meio a isso, se você mora em uma cidade praiana, o recomendado é que limpe seus objetos em uma frequência de, ao menos, 15 dias.

Para moradores não só de cidades praianas, mas de todos os lugares, a orientação geral é não usar água em excesso nos ambientes em que seus utensílios ficam guardados e procurar, sempre que possível, secar esses locais com cuidado.

Além disso, é importante impedir que os cômodos fiquem úmidos. Se isso se dá por vazamentos de encanamentos ou por quais outros motivos forem, procure entender as causas para, com base no diagnóstico, buscar reverter a situação.

Como usar removedor de ferrugem?

Se, mesmo tomando as medidas recomendadas acima, suas máquinas e ferramentas enferrujaram, fique calmo. Ainda há possibilidade de utilizar o removedor de ferrugem e reduzir os danos desse processo.

Caso queira saber como usar removedor de ferrugem, este é o tópico certo para você. Vamos lá?

Proteja-se

Quando for realizar a remoção da ferrugem, antes de começar o processo, lembre-se sempre de proteger seus olhos com óculos especiais e a superfície do seu corpo com luvas. Por estar lidando com produtos químicos, esse passo é fundamental para usar o spray removedor de ferrugem de forma segura.

Prepare o “terreno”

Depois disso, você preparar bem a área em que o removedor de ferrugem vai ser aplicado. O recomendado é utilizar lixas finais e demais materiais que aceleram a limpeza do excesso de ferrugem nesses locais, o que aumenta a eficiência dos efeitos do produto.

Se o aparelho estiver um pouco mais comprometido, orienta-se o uso de uma escova de arame (manual ou elétrica), que pode tirar todas as crostas soltas da superfície.

Aplique o removedor de ferrugem com cuidado

Com tudo preparado, após já ter removido os pedaços principais, aplique o removedor de ferrugem e refaça os processos até irem saindo camadas mais incrustadas nos equipamentos.

Nesse momento, é importante observar as orientações de acordo com as especificações de cada produto. Por ser comercializado em diferentes fórmulas e concentrações, o produto removedor conta com orientações variáveis.

Utilize uma escova de dentes

Uma das principais formas de utilizar o removedor de ferrugem de maneira eficiente é por meio de uma escova de dentes velha. A partir do momento em que você tiver comprado o produto, aplique a pasta no local enferrujado com a escova e deixe o produto agir por cerca de 12 horas.

Observe as orientações da embalagem

O tempo mencionado no tópico anterior, é importante destacar, varia de acordo com cada removedor de ferrugem. Então, não o adote como uma regra. Procure observar sempre as orientações da embalagem do removedor que você comprou para fazer a utilização correta de cada produto.

De modo geral, o que você deve levar em conta é que a escova de dentes é extremamente útil principalmente para remover ferrugem de locais mais estreitos, como as partes internas de uma geladeira ou de quaisquer outros eletrodomésticos que possam ter enferrujado na sua casa.

Use mais recursos, caso necessário

Se você precisa lidar com pontos de ferrugem ainda menores, como os que aparecem em bocas de fogão, uma dica é utilizar uma folha de papel alumínio, já que a lixa ou a escova não conseguem chegar até lá.

Quando dobrada, a folha de papel alumínio pode alcançar locais mais estreitos e ser bastante útil para que você cumpra seu objetivo.

Use tintas antiferrugem

Após a remoção da ferrugem, uma opção é usar uma tinta de esmalte antiferrugem. Quando aplicada na superfície metálica, a tinta de esmalte pode evitar que você tenha o mesmo trabalho no futuro.

Lembre-se apenas as tintas antiferrugem secam muito rápido. Com isso, é necessário que esse procedimento seja feito com agilidade.

E então, entendeu o que exatamente é a ferrugem e como usar o removedor de ferrugem para conversar mais suas máquinas e ferramentas? Acompanhe mais conteúdos em nosso blog e continue aprendendo sobre como manter sua casa conservada.

Quer saber onde comprar um removedor de ferrugem? A Telhanorte está sempre a um passo à frente para manter sua satisfação em alta com a sua casa. Afinal, é nela que você passa a maior parte do seu tempo. Dê uma olhada em nossos produtos e compre com a gente!