Leitura: 4 min

Conheça 7 tipos de portas para a sua casa e inspire-se com as sugestões

Está procurando a melhor porta para cada ambiente da sua casa, mas não consegue se decidir? Então veja a seguir quais são os tipos de portas mais comuns e onde cada uma se encaixa melhor

1. Porta convencional

Também conhecida como porta de abrir, essa porta é a mais escolhida. Por ser mais simples, barata e de fácil instalação. Normalmente o público prefere a porta convencional para entradas principais ou para dormitórios, e é possível obtê-las com superfícies desenhadas ou lisas. 
Porta convencional lisa da cor preta
Porta convencional lisa da cor preta (Imagem: pormade.com.br/reprodução)

2. Porta de correr

Esse tipo de porta é muito prática e normalmente os modelos são bem sofisticados. Além da praticidade, a porta de correr ocupa menos espaço do que a porta convencional. É possível encontrá-la em duas ou uma folha, em diversos designs, perfeita para divisão de cômodos como sala e cozinha, ou para sala de visitas e sala de jantar.
porta-de-correr-marrom-rústica
Porta de correr rústica marrom (Imagem: arquitetodebolso.com.br/reprodução)
Leia também: Decoração clássica e sofisticada

3. Porta camarão

Assim como as portas anteriores, a porta camarão possui diversos modelos. Pode ser toda de vidro, ou de madeira, ou apenas algumas partes intercaladas em vidro fosco. O principal a se levar em conta é, se a porta for colocada no banheiro, não é uma boa ser de vidro, mas, se for colocada na lavanderia, aí a de vidro é uma boa escolha.
porta-camarão-marrom
Porta camarão na cor marrom (Imagem: madel.com.br/reprodução)

4. Porta pivotante

Além de ser um dos modelos mais elegantes, a porta pivotante não necessita de dobradiças para sua instalação. Ela é fixada no batente com 2 pivôs, proporcionando movimentos giratórios. Também é uma ótima opção como porta de entrada da casa. 
Porta pivotante cinza e branca (Imagem: vivadecora.com.br/reprodução)

5. Porta sanfonada

O ponto forte dessa porta, é que ela é mais econômica e ocupa pouco espaço. Além disso, ela é bem simples e fácil de instalar. Como o nome já diz, essa porta lembra uma sanfona, abrindo para o lado. 
porta-sanfonada-branca
Porta sanfonada branca (Imagem: depositomontten.com.br/reprodução)
Leia também: Aprenda a fazer uma pintura geométrica na sua casa

6. Porta balcão

Perfeita para sacadas ou casas que possuem varandas largas. Além de combinar muito com ambiente, essa porta possui a parte fechada e a de vidro, possibilitando que o ambiente fique escuro ou claro. Tem a opção de madeira ou em metal, também podendo ser toda de vidro ou toda fechada.
porta-balcão-madeira-marrom
Porta balcão marrom camarão(Imagem: blindsonline.com.au/reprodução)

7. Porta postigo

Essa porta é parecida com a balcão, no entanto, ela é para lugares menores. Tendo uma abertura extra de vidro, onde pode ser por inteira ou somente da metade para cima. A porta postigo também pode ser encontrada em madeira ou em metal e com os vidros intercalados.
portaporta-postigo-branca postigo
Porta postigo branca, meio aberta. Instalada na cozinha (imagem: ullian.com.br/reprodução)
Leia também: Crie seu jardim em casa
Agora que você já sabe quais são os principais tipos de portas, que tal dar uma olhada no nosso site e escolher a porta ideal para a sua casa? Acesse o site da Telhanorte clicando aqui ou vá a loja mais próxima de você e aproveite.

Por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...