Confira nossa lista e descubra os prós e os contras de cada modelo de telha que você pode escolher para a sua casa
Mesmo sendo uma das últimas etapas da obra, é fundamental ter em mente o modelo do telhado desejado desde o início do projeto. Afinal, dependendo da solidez da estrutura da casa, você não poderá optar por qualquer tipo de cobertura. Para não ter surpresas desagradáveis no final da obra, ou custos inesperados, a dica é pesquisar as melhores telhas para coberturas de casas antes mesmo de assentar o primeiro tijolo! Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas das principais telhas existentes no mercado para sua casa e áreas externas. Confira!Telhas para cobertura de casas
1. Telha de cerâmica
Também conhecida como telhas de barro, ela é o tipo mais tradicional de telha da construção civil brasileira. Sua popularidade pode ser explicada pela boa relação custo-benefício e por combinar com os diferentes climas de um país extenso como o nosso. Outra vantagem da cerâmica é que você não gastará muito tempo com limpeza ou manutenção. Por outro lado, esse tipo de telha é pesado e demandará uma estrutura bem resistente, o que poderá se refletir em um custo total da obra maior. Há diversos modelos de telhas de cerâmica, como as esmaltadas, que aumentam a resistência e oferecem mais possibilidades de cores. Já para quem quer economizar energia e optar por algo mais sustentável, existem as telhas fotovoltaicas, com painéis solares embutidos em cada peça.
2. Telhas de fibrocimento
A mais querida do Brasil! Depois da proibição do amianto, por seu alto risco à saúde, o fibrocimento virou a principal opção para quem quer gastar pouco. Além de mais barato, o material também é resistente e leve – ou seja, o fibrocimento não exige uma estrutura muito reforçada para ser instalado – e, por serem maiores, você vai precisar de poucas delas para cobrir uma casa. No entanto, é exatamente essa leveza que vai exigir maior cuidado na hora da instalação, para evitar problemas com ventanias e chuvas fortes. Vale dizer que, se você seguir as orientações de profissionais e fabricantes corretamente, a capacidade de adequação térmica dessa telha se equivale à das telhas cerâmicas. Pode ser pintado com tinta acrílica, mas desde que de acordo com as recomendações dos fornecedores.
Veja também: Telha de fibrocimento: tudo o que você precisa saber
3. Telhas betuminosas
Feitas de materiais à base de betume, o mesmo presente no asfalto, as telhas betuminosas são muito utilizadas nos Estados Unidos e na Europa. Contudo, a resistência do material e a facilidade de instalação e manutenção também estão conquistando cada vez mais os consumidores brasileiros! Por conta da qualidade do material, o preço tende a ser superior ao de outras opções. Além disso, por serem maleáveis, essas telhas exigirão uma base bem sólida.
4. Telhas metálicas
Os modelos metálicos de telha para cobertura residencial se destacam pela resistência, durabilidade e leveza. As galvanizadas, feitas com aço e revestidas por alumínio e zinco, têm a vantagem de impedir a corrosão, mas absorvem muito calor. No quesito isolamento térmico, a melhor opção entre as telhas metálicas são as gravilhadas, com um acabamento em cerâmica.
5. Telhas ecológicas
Uma das alternativas ecologicamente corretas para seu telhado são as telhas de fibra vegetal, produzida a partir de fibra de celulose. Além de sustentável, esse modelo é resistente e de fácil instalação. Outra opção sustentável, e também muito resistente, são as telhas feitas a partir de garrafas PET.
Veja mais: 7 dicas de decoração sustentável
Telhas para cobertura externa
Agora que já vimos as melhores telhas para a cobertura de casas, confira algumas dicas de telhas ideais para a varanda e demais áreas externas.6. Telhas de policarbonato
Quem está à procura de telhas para a cobertura da garagem, por exemplo, encontrará no policarbonato uma opção ideal para iluminar o ambiente e proteger o carro. Afinal, esse material permite a passagem de luz, mas possui proteção contra raios ultravioleta.
7. Telhas de polipropileno
Já o polipropileno é nossa dica para quem busca telhas para a cobertura de varandas ou terraços. Esse modelo é feito de resinas plásticas, muitas vezes oriundas de reciclagem e reutilização. Ele permite a passagem de iluminação natural e ainda pode ser combinado a outros tipo de telhas, para caprichar na decoração.
8. Telhas de vidro
A cerâmica é o material mais comum nas telhas para cobertura de churrasqueira, mas o vidro é uma opção que vem ganhando força, por permitir a entrada de luz natural. A grande desvantagem é que esse tipo de telha pode trincar e quebrar com facilidade e exige limpeza frequente para garantir a transparência.
Edição de Vinicius Marques e Murilo Bonício