Leitura: 5 min

Conheça os tipos de telha de PVC e seus principais usos

Ainda recentes no mercado brasileiro, os diversos tipos de telhas de PVC estão conquistando, aos poucos, espaço entre os consumidores que buscam opções com bom custo benefício, alta durabilidade e,claro, uma estética agradável.  Neste post, vamos falar um pouco sobre os tipos de telhas de PVC mais populares, seus principais usos e vantagens, além de algumas dicas importantes para conservar sua cobertura. 

Tipos de telhas de PVC e seus principais usos

Conhecidas no exterior desde a década de 1990, as telhas de PVC são produzidas principalmente nos Estados Unidos, Europa e China, se popularizando agora também no Brasil.  A seguir, vamos mostrar alguns dos principais tipos de telhas PVC e as suas recomendações de uso. Prepare-se para se surpreender com a versatilidade do material! 
Tipos de telhas de PVC

1. PVC colonial

É claro que a questão estética importa muito quando estamos falando de realizar o sonho de construir um lugar com a nossa cara. E, quando falamos no sonho da casa própria, é comum pensarmos em uma bela casa com telhado colonial, não é mesmo? Pois não pense que isso é impossível se o material escolhido for o PVC!  Perfeito para ficar aparente e revestir coberturas de construções mais simples e com um toque rústico, as telhas coloniais de PVC ainda possuem diversas cores, podendo combinar com a cor da tinta e o estilo de pintura da casa.
Tipos de telha de PVC
Apesar de ser mais simples do que o colonial, o modelo de telha ondulada também oferece três opções de cores (marfim, cerâmica e branca), e é recomendada para projetos de telhados visíveis e grandes extensões, como galpões ou garagens. 

3. PVC transparente

Quando pensamos em tipos de telhas PVC, logo nos vem à mente este modelo: o transparente.  A opção é perfeita para receber luz natural, e é muito utilizada em conjunto com outro tipo de telha ou sobre uma estrutura de cor diferente, ganhando um charme estético e um ar de sofisticação.  Por suas características, ela é recomendada para ambientes como varandas ou áreas de churrasqueira, que casam perfeitamente com a entrada de sol e luminosidade. 

Vantagens e desvantagens dos tipos de telhas de PVC 

Agora que você já conhece os principais tipos de telhas PVC e suas principais aplicações, chegou a hora de avaliar as vantagens e desvantagens do uso deste tipo de cobertura. Com base na lista abaixo, fica mais fácil entender se essa é a melhor opção para o seu caso! 

Vantagens 

Existem inúmeras vantagens para o uso dos diferentes tipos de telhas de PVC. O principal deles é a durabilidade. Se aplicadas de forma correta e mantidas com cuidado, as telhas podem durar entre 20 e 25 anos!  Além dessa, há ainda as seguintes vantagens: 
  • Isolamento contra fogo: as telhas de PVC desenvolvidas atualmente têm resistência às chamas, não propagando fogo e garantindo maior segurança ao ambiente.
  • Limpeza fácil: limpar telhas de PVC é um processo bastante simples. Isso porque esse tipo de cobertura não absorve água, então, pode ser limpa com uma mangueira ou até mesmo com a água da chuva. 
  • Leveza: as telhas de PVC são bastante leves, o que dispensa a necessidade de uma base estrutural resistente e complexa.
  • Sustentabilidade: esse tipo de cobertura tem a grande vantagem de ser 100% reciclável. Isso significa que, após encerrar sua vida útil, a telha não precisa ser descartada como lixo, podendo ser destinado para o reaproveitamento. 

Desvantagens

Por ainda ser uma novidade nos mercados brasileiros, o preço pode ser uma desvantagem do produto. Mas, atenção! Este nunca deve ser o único fator analisado na hora de adquirir um material, especialmente quando falamos sobre materiais de construção É preciso colocar na ponta do lápis todos os benefícios oferecidos por ele, o que, em muitos casos (como o das telhas de PVC) acaba justificando investimentos mais elevados.  Além do valor, um dos pontos fracos das telhas de PVC é a relatividade do isolamento de ruídos e calor. Para potencializar o isolamento e obter resultados melhores, uma das soluções possíveis é utilizar uma manta entre o telhado e o forro, criando uma camada adicional para isolamento térmico e acústico do local coberto. 

Instalação, cuidados e manutenção

A fixação de telhas de PVC é bastante rápida, em geral, feita com parafusos autobrocantes. Também é importante ter atenção às instruções dos fabricantes, que fornecem informações relevantes sobre inclinação adequada, espaçamento entre as telhas, tipo recomendado de vedação etc.  Uma vez instaladas, as telhas quase não demandam cuidados específicos. Em razão de sua superfície lisa, a telha não tende a acumular poeira ou água, dificultando, assim, a proliferação de fungos e mofo. A manutenção de todos os tipos de telhas de PVC deve ocorrer periodicamente e, conforme forem identificados danos nas peças, estes devem ser recuperados ou substituídos.  Lembre-se de que, para definir entre os tipos de telhas de PVC qual o mais adequado ao seu caso, é preciso ponderar sobre seu projeto, o local onde a obra será realizada e quais os objetivos daquela cobertura.

Acesse nossa categoria de Área Externa! 

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de telha de PVC para a sua cobertura, que tal conhecer, também, as soluções da Telhanorte para Área Externa?

Posts relacionados

Escolher o revestimento para cozinha é uma tarefa que...
A reforma de móveis de madeira oferece uma excelente...
Integrar plantas à decoração da casa é algo que...