Cores para parede externa da casa: 7 tendências | Blog Telhanorte
home > Área Externa > Cores para parede externa da casa: 7 tendências

Cores para parede externa da casa: 7 tendências

parede-cor-externa-cores-casas-fachada

| Área Externa

 

Separamos 7 cores de tinta para paredes externas de casas que estão entre as tendências usadas por arquitetos e são atemporais! Guia com fotos para inspirar!

 

Uma das fases mais divertidas de uma obra é a escolha da cor para parede externa da casa. É nesse momento que podemos deixar a imaginação correr solta e tentar visualizar a tão aguardada construção tomando forma. Entretanto, quando nos deparamos com a cartela de cores disponíveis (e seus tantos nomes), é difícil não pirar!

A missão de escolher apenas uma – ou algumas – parece impossível. Mas não é! E para te ajudar criamos um guia com as opções mais utilizadas no momento. Confira!

 

casa-preta-e-branca-madeira-fachada

Fachada de casa com detalhes em preto, branco e madeira (Foto: Sua Decoração / Reprodução)

 

Entre os tipos de tintas disponíveis no mercado, a primeira coisa a considerar é a durabilidade da opção escolhida, afinal a área externa enfrenta mudanças climáticas bruscas e está exposta ao sol, vento e chuva, constantemente. Por isso o tipo de tinta para parede interna e externa não é o mesmo. A tinta látex é à base de água e é a ideal para ser usada por fora da casa.

Além da durabilidade, é importante considerar o estilo que você deseja alcançar ao construir ou reformar sua casa. Seja para casas com uma pegada mais clássica ou mais moderna, esse guia irá te inspirar para a escolha das cores que mais combinam com a sua personalidade.

Já adiantamos que a tendência atual para cores do exterior de casas é a combinação de mais de uma cor de tinta. Por isso, nos exemplos separados, você verá algumas opções de combinação.

Ficou curioso? Então vamos ao que interessa!

 

1. Branco

Não é comum ver uma fachada de casa inteira nessa cor, entretanto, o branco participa de diversas composições e combinações de paredes externas e não poderia ficar de fora dessa lista de sugestões.

Nos exemplos abaixo, a fachada das casas é majoritariamente branca, mas mistura tinta com pedras naturais, revestimentos de madeira e outros materiais, como metal e cerâmica. Essa é uma excelente ideia para pintura externa para pessoas que desejam deixar uma impressão clean e chic, sem correr o risco de parecer ultrapassado!

 

fachada-de-casa-branca-clean

Exterior de casa com paredes brancas e revestimento de pedra e madeira (Foto: ideiasdecor / Reprodução)

 

fachadas-de-casas-madeira-metal

Exterior de casa com paredes brancas e revestimento de madeira e metal (Foto: ideiasdecor / Reprodução)

 

casa-branca-revestimento-metal-pedras

Exterior de casa com paredes brancas e revestimento de pedra e metal (Foto: Homify / Reprodução)

 

2. Bege ou Off-White

Ainda nos mantendo entres os clássicos de exteriores de casas, não podemos deixar de citar o bege. Você pode optar pelo off-white e ter um efeito semelhante. Essa já é uma cor bastante usada nas fachada com detalhes em branco nas janelas e portas, por exemplo. Com certeza uma combinação atemporal e ideal para quem aprecia cores claras e ainda pode ganhar um upgrade se você optar por uma boa iluminação externa.

 

fachada-casa-bege-iluminação

Exterior de casa com paredes bege e projeto de iluminação (Foto: Tassia Ponte / Reprodução)

 

3. Cinza

A cor neutra atua facilmente como coringa e pode oferecer diferentes resultados, dependendo das paletas e materiais que serão a ela associados. Dois estilos são facilmente botados em prática com a presença de tons acinzentados: aconchego ou modernidade! Como? Bom, o cinza claro combinado com o branco dá um toque de refinamento à casa, remetendo ao aspecto clássico.

 

casa-cinza-branco-clássica

Área externa de casa clássica cinza e branca (Foto: Viva Decora / Reprodução)

 

Já as nuances mais escuras junto ao preto trazem uma vibe industrial muito atual! A dica é apostar na cor cimento queimado ou utilizar revestimentos que imitem o concreto exposto.

 

exterior-casa-cimento-queimado

Paredes em cimento queimado na área externa de casa (Foto: T38studio / Reprodução)

 

casa-estilo-industrial-fachada-cinza

Fachada de casa com revestimento simulando concreto exposto (Foto: Lassala+Orozco / Reprodução)

 

4. Tons terrosos

Os tons terrosos dão muita personalidade para a casa e mostram que seus donos gostam de sair um pouco do senso comum. Assim como as outras cores é a combinação escolhida que vai ditar o resultado final.

Separamos dois exemplos para você ver como tons parecidos podem oferecer um resultado totalmente diferente! No primeiro exemplo a combinação de cores deixa o ambiente descontraído e dinâmico. Já na segunda imagem temos uma opção mais sóbria e moderna.

 

fachada-marrom-amarelo

Combinação das cores marrom e amarelo em uma fachada (Foto: Aqui Projetos / Reprodução)

 

fachada-marrom-cor-sóbria

Fachada monocromática marrom (Foto: Architecture Beast / Reprodução)

 

E aí, qual delas tem mais a ver com você? 

Como as imagens acima demonstram, o estilo da casa também faz toda a diferença na hora de selecionar as cores da fachada! Fique atento a isso pra não correr o risco do resultado ficar, no mínimo, estranho.

 

5. Azul

Se o seu sonho é ter uma “casa de bonecas” na vida real, os tons claros de azul são perfeitos pra adicionar aquela pitada de romantismo à sua fachada.  Junto com o branco ou cinza nos detalhes das janelas, portas e telhas o efeito desejado é ainda mais presente.

 

casa-de-bonecas-azul-bebe-romantica

Azul bebê adicionando o toque de Casa de Bonecas à fachada (Foto: Antidler / Reprodução)

 

Agora, se esse não é seu objetivo, não tem problema! O azul pode oferecer um resultado bastante ousado se você optar pela combinação certa. Veja que no exemplo abaixo, a fachada integra um tom de azul mais claro com tijolos aparentes. Quem diria que o azul bebê poderia ser tão moderno, quando em contato com um fator mais rústico, hein?

 

fachada-rústica-portas-azul-claro

Exterior da casa com tijolos aparentes e esquadria colorida (Foto: El Mueble / Reprodução)

 

Se você está em busca de algo totalmente diferente, aposte na combinação de cores vibrantes!

Além dos formatos mostrados anteriormente, as nuances mais claras de azul quando associadas a tons fortes e não tão usuais na fronte da casa, trazem um aspecto alegre e inovador. O interessante é que, em ambos exemplos, fica mais claro que o colorido nem sempre precisa aparecer nas tintas e revestimentos, mas também na esquadria.

 

fachada-azul-claro-esquadria-colorida-roxa

Fronte da casa com as cores azul e roxa, dando uma perspectiva fora do padrão (Foto: Decor Fácil / Reprodução)

 

Sugestão de leitura: Pensando em ousar na fachada mas quer fugir do tradicional uso de cores nas paredes externas? Saiba mais sobre Portas de entrada: modelos, cores e dicas essenciais

 

Não esqueçamos da cor azul escuro!  Seu uso nas paredes externas da casa traz uma sensação de imponência e elegância. Essa é a pedida perfeita para quem prefere tons mais sérios e frios.

 

casa-azul-marinho-clássica

Casa clássica com parede externa em azul marinho (Foto: ideiasdecor / Reprodução)

 

casa-azul-marinho

Casa clássica com parede externa em azul marinho (Foto: ideiasdecor / Reprodução)

 

E não se engane, as paletas escuras do azul não precisam, necessariamente, estarem voltadas ao clássico. Se combinadas com outras cores contrastantes atribuímos um significado totalmente diferente à fachada e nos aproximamos do contemporâneo e jovial.

 

casa-da-valentina-azul-marinho-esquadria-colorida

Fronte da casa com o contraste do azul marinho e rosa escuro (Foto: Casa da Valentina / Reprodução)

 

6. Amarelo

Já mostramos acima que os tons de amarelo são excelentes quando usados em detalhes na fachada e combinados com diversas cores, como o marrom e o azul.

Por outro lado, essa cor pode ser facilmente aplicada na totalidade das paredes externas e criar uma noção mais quente e de acolhimento – por isso o amarelo é muito comum na área externa de sítios, casas de campo e paredes de jardins.

Geralmente essa cor é usada em um tom mais claro, mas paletas mais fortes podem ser uma excelente opção para varandas abertas ou quintais.

 

parede-externa-amarela-quintal-jardim

Jardim externo com paredes em amarelo claro (Foto: HGTV/ Reprodução)

 

quintal-cor-parede-externa-amarela

Quintal decorado com paredes em amarelo canário (Foto: Pelckmans / Reprodução)

 

7. Preto

Que tal encerrar este guia com um pretinho nada básico!?

Uma casa com fachada preta era algo impensável até pouco tempo atrás, entretanto, o estilo industrial provou que é possível deixar uma casa sofisticada – e não macabra – usando o preto como uma cor para pintura externa inovadora e disruptiva.

 

casa-com-exterior-preto

Casa com exterior preto (Foto: Ideias Decor / Reprodução)

 

cores-para-casa-com-fachada-preta-revestimentos

Revestimento de tijolo aparente na cor preta (Foto: Casa Vogue / Reprodução)

 

Caso você tenha ficado tentado a escolher o preto, mas tem medo de criar um clima muito pesado, pode optar por trazê-lo nos detalhes dos revestimentos, como em vidros, metais e madeiras tingidas. Outra sugestão é criar uma combinação com o cinza, o branco ou mesmo com revestimentos de madeira mais claras.

 

Fronte da casa com madeira tingida de preto (Foto: Viver em Casa / Reprodução)

 

casa-fachada-vidro-preto-espelhado

Fachada de casa decorada com vidro preto espelhado (Foto: Casas Desejadas / Reprodução)

 

Fronte da casa com madeira natural e madeira preta (Foto: Viver em Casa / Reprodução)

 

Sugestão de leitura:  Pintura externa: preparação e durabilidade da tinta

 

Como escolher a cor para a parede externa? 

E aí, gostou da nossa seleção de cores para paredes externas de casas? 

É claro que existem uma infinidade de outras opções como rosa, salmão, vinho, verde, entre outros. Aqui tentamos reunir o que há de mais atual e atemporal entre os arquitetos e profissionais da área.  Afinal, sua fachada é algo que vai durar anos. Por isso, nessa fase da obra, seguir modinhas pode não te ajudar no futuro!

Mas como escolher entre tantas ideias boas? Algumas dicas são valiosas:

  1. Pense no estilo da sua casa, sua construção e onde ela está localizada;
  2. Considere a sua personalidade (moderna, clássica, industrial …);
  3. Lembre-se de que interior e exterior devem conversar entre si. Olhe os acabamentos que você escolheu para a casa e projete esse conceito para o exterior;
  4. Use combinação de cores para quebrar a monotonia;
  5. Considere o uso de outros revestimentos para criar texturas.

Na loja virtual da Telhanorte você encontra tudo o que precisa para sua construção, desde tijolos e cimentos, até tintas, pisos e revestimentos, tudo para área externa, cozinha e lavanderia

 

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino