Leitura: 6 min

Veja qual é o local correto da caixa d’água

Confira qual o melhor lugar para colocar a caixa d’água e algumas dicas para economizar água

Alguns detalhes técnicos de uma obra são difíceis de saber de cabeça, a menos que você seja especialista no assunto. É o caso de onde colocar a caixa d’água, uma dúvida recorrente de muitas pessoas que estão construindo sua primeira casa. Para te ajudar, confira, a seguir, no nosso guia de perguntas e respostas sobre obra, onde colocar a caixa d’água para ter pressão o suficiente e algumas dicas para um consumo de água mais consciente.

 

Onde colocar a caixa d’água?

No Brasil, as caixas d’água são instaladas nas lajes das casas, com o objetivo de potencializar a pressão da água. Quanto mais alto a caixa d’água estiver instalada, mais pressão hidráulica você terá. É importante que, antes de definir onde sua caixa será instalada, você tenha o projeto da casa bem detalhado. Nele, você e o seu arquiteto poderão garantir que a estrutura da casa aguentará o peso da caixa d’água. Para se ter uma ideia, 1000 litros de água equivalem a 1 tonelada. Dessa forma, se a sua casa tiver duas caixas d’água, é preciso um planejamento adequado desde o início. Caso você obtenha uma caixa d’água reserva depois que a obra estiver concluída, estude o seu projeto com um arquiteto antes de fazer a nova instalação. Pode ser necessário fazer um reforço na estrutura antes para evitar acidentes graves. De forma geral, uma laje maciça de 10 centímetros de espessura suporta, a grosso modo, 250 quilogramas-força Kgf/m2. Portanto, não há uma definição do ponto onde colocar a caixa d’água exatamente. Tudo vai depender da planta da sua casa, a sua preferência pela pressão da água e outras variáveis analisadas de acordo com a sua construção.

Como instalar uma caixa d’água com pressão?

Para instalar uma caixa d’água com pressão, é importante não criar um caminho com muitas mudanças de direção dos canos. Além de gastar mais encanamento, a água tem um caminho maior a percorrer e, durante o trajeto, vai perdendo sua força. A melhor forma de conseguir a pressão adequada é medindo a altura da coluna d’água. A coluna d’água é a diferença entre o nível da água na caixa e um ponto específico. Os pontos que pedem mais cuidado na hora de medir a coluna d’água são o chuveiro e a válvula de descarga da bacia sanitária.

Qual a altura mínima entre o chuveiro e a caixa d’água?

Para funcionar com a pressão adequada, a altura mínima entre o chuveiro e a caixa d’água precisa ter, pelo menos, 1m a 1,5m de altura de coluna d’água. Ou seja, é necessário ter de 1m a 1,5m de altura entre a saída da caixa d’água e a chegada no chuveiro.

É importante destacar que os fabricantes de chuveiro fazem suas recomendações específicas nas embalagens dos produtos. Por isso, vale checar para seguir a margem correta. Fazendo a instalação do sistema hidráulico corretamente, considerando a distância adequada para cada saída de água, você consegue dar mais pressão na água do chuveiro e a todas as outras saídas de água da casa.

esquema-altura-caixa-dagua-faz-facil
Esquema da altura da caixa d’água em relação ao chuveiro. (Foto: Faz Fácil / Reprodução)

Pressão vs. consumo de água

Agora que você sabe onde colocar a caixa d’água e como obter um pressão adequada, é preciso destacar um ponto importante: o consumo de água.
Geralmente, quem mora em apartamento consome, diariamente, 50 litros a mais em relação a quem mora em casa. A diferença média de consumo é gerada justamente por causa da pressão da água que é maior em apartamentos. Por isso, fazer uma instalação com um pressão muito grande em casas pode aumentar significativamente o gasto de água.
Tenha consciência ambiental e lembre-se que a falta de água já atinge muitas locais, inclusive em grandes cidades do país. Aprenda a seguir algumas formas fáceis de economizar água em casa, adquirindo alguns hábitos.

Maneiras de economizar água em casa

Mesmo que você não esteja vivendo em uma região atingida pelo racionamento, repensar seu consumo de água também resulta em uma conta mais baixa. Dessa forma, você economiza no bolso e contribui com o meio ambiente! Não se preocupe, caso você não puder fazer tudo da lista abaixo. Basta escolher algumas ações para começar e, depois que se tornar um hábito, inserir outras medidas no dia a dia para economizar ainda mais água!

lavar-maos-economia-agua-ecycle
Ensaboe as mãos com a torneira desligada (Foto: eCycle / Reprodução)
  • Balde no chuveiro. Gosta de banho quentinho? Em vez de deixar a água cair pelo ralo, coloque um balde embaixo do chuveiro enquanto você espera a água esquentar. Posteriormente, é possível usar a água para lavar o vaso sanitário ou regar suas plantas.
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes. Em média, por minuto, são liberados 9,4 litros de água pela torneira. Não deixe toda essa água cair no ralo enquanto você escova os dentes! Desligue a torneira depois de molhar a escova e reabra na hora de enxaguar.
  • Feche a torneira enquanto lava as mãos. Você também não precisa da água enquanto esfrega as mãos, certo? Economize alguns litros de água fechando a torneira enquanto esfrega as mãos e, quando for enxaguá-las, reabra.
  • Conserte os vazamentos. Você mesmo pode fazer o trabalho ou contratar um encanador para consertar torneiras com vazamento ou que ficam pingando, por exemplo.
  • Reutilize o líquido de cozimento de massas. Em vez de despejar a água pelo ralo, tente drenar a água da sua massa em uma panela grande. Depois que esfriar, você pode usá-la para regar suas plantas. Apenas certifique-se de esperar, porque se você despejar a água quente em suas plantas, pode prejudicá-las.

Gostou das dicas?

Na Telhanorte, você encontra um departamento completo com os melhores materiais para montar um sistema hidráulico de qualidade para a casa. São tubos e conexões, reservatórios, registros, bombas hidráulicas e muito mais. Acesse a loja virtual da Telhanorte, selecione os produtos para a construção ou reforma e receba tudo em casa. Você também pode visitar uma de nossas lojas e comprar por telefone ou WhatsApp.


Edição de João Victor Quintino e Stéphanie Oleiro

Produtos Relacionados

Posts relacionados

Quando se trata de escolher materiais para móveis e...
Escolher o revestimento para cozinha é uma tarefa que...