Diferenças entre chuveiro elétrico e eletrônico | Blog Telhanorte
home > Banheiro > Diferenças entre chuveiro elétrico e eletrônico

Diferenças entre chuveiro elétrico e eletrônico

banheiro-chuveiro

| Banheiro

 

Pela manhã, à tarde ou à noite: o banho é sempre bom! Aprenda as diferenças entre chuveiro elétrico e eletrônico para ter esse momento relaxante!

 

Seja para começar o dia animado, para dar uma refrescada no meio do expediente — se você estiver em home office — ou para preparar o corpo para o merecido sono depois de um dia de trabalho, o chuveiro é nosso melhor amigo. Proporcionando diversas opções de temperaturas e saídas de água, você tem um grande aliado no banheiro para renovar as energias e trazer o relaxamento que somente um corpo limpinho pode ter!

O chuveiro da sua casa está cumprindo esse papel? Não? Então é hora de trocá-lo para garantir banhos sempre prazerosos. São muitas as opções no mercado, entre elas, modelos elétricos e eletrônicos. Para saber as diferenças de cada um e acertar na escolha, continue lendo esse artigo!

 

Qual a diferença entre chuveiro elétrico e eletrônico?

Antes de falarmos sobre as diferenças desses modelos, precisamos apontar uma semelhança importante entre os dois: ambos usam a eletricidade para aquecer a água. A diferença entre eles é a forma como a água é aquecida.

Em chuveiros elétricos, existem três opções de regulagem para a resistência — popularmente conhecidas como verão, inverno e desligado, onde a água é: morna, quente e fria, respectivamente. O controle da temperatura é feito pela vazão de uma quantidade de água em cada uma das posições da resistência.

Já nos chuveiros eletrônicos, o controle de temperatura da água é gradativo, sem relação com a quantidade de líquido liberada. Esse controle pode ser feito através de chave, haste, controle remoto ou até mesmo por meio da programação prévia dos padrões preferidos de temperatura.

 

banheiro-chuveiro

Banheiro com chuveiro em destaque (Foto: Zac Gudakov / Unsplash / Reprodução)

 

Por terem preços mais em conta e serem mais fáceis de encontrar, os chuveiros elétricos são predominantes nas casas brasileiras. Entretanto, em algum momento, você pode passar por uma situação desconfortável no banho: a queima da resistência. É um problema bastante comum, especialmente quando há uma mudança frequente na regulagem do aparelho — e do aumento de contas de energia elétrica — no inverno, já que usamos as temperaturas mais quentes, demandando uma potência do chuveiro bem maior que o normal.

Em contrapartida, nos chuveiros eletrônicos o controle sobre a temperatura acontece em razão da possibilidade de regular a potência usada no aparelho. Sendo assim, a possibilidade de economizar energia é maior, porque podemos usar somente a capacidade necessária para aquecer a água.

 

chuveiro-elétrico-Lorenzetti

Chuveiro elétrico multitemperatura Maxi Ducha Branco 5500W 220V branco Lorenzetti (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Chuveiro eletrônico tem resistência?

No tópico anterior, mencionamos um detalhe que pode ser um verdadeiro pesadelo para quem gosta de banhos quentinhos no inverno, mas possui chuveiro elétrico em casa: a queima da resistência. Se esse problema te tira do sério, você já deve estar se perguntando: “o chuveiro eletrônico tem resistência?” A resposta é sim.

No entanto, o principal causador da queima da resistência no chuveiro elétrico não é um motivo para preocupação, quando falamos do chuveiro eletrônico: enquanto o multitemperatura (elétrico) só pode ter seus níveis alterados com o chuveiro desligado, no eletrônico isso pode acontecer tranquilamente enquanto a água cai.

Isso não significa que a resistência do chuveiro eletrônico não possa queimar, porém, isso acontece raramente. O processo para substituição da peça é também bastante semelhante ao dos chuveiros elétricos.

 

chuveiro-eletrônico-Lorenzetti

Chuveiro eletrônico Acqua Duo multitemperatura 7800W 220V branco e cromado Lorenzetti (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Qual chuveiro é mais econômico: elétrico ou eletrônico?

Agora que você já sabe a principal diferença entre os chuveiros elétricos e eletrônicos, certamente vai concordar que o eletrônicos possui mais vantagens, especialmente quando falamos em queima de resistência. No entanto, como o chuveiro é um dos principais equipamentos que aumentam o consumo de energia, você deve estar pensando sobre como economizar na troca dele, por um modelo melhor.

Um chuveiro elétrico, programado com a temperatura inverno, ou seja, a mais quente, utilizará o máximo de sua potência. Já no modo verão, o consumo cai para 65% desse total. Apenas no modo desligado não há consumo de energia.

Em comparação com o anterior, o modelo eletrônico possui uma série de níveis intermediários, que podem trazer um consumo de potência menor e, consequentemente, contas de energia mais baratas.

chuveiro-eletrônico-Lorenzetti

Chuveiro eletrônico Advanced Turbo 7500W 220V branco Lorenzetti (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Vamos falar de exemplos práticos: você está em casa querendo tomar um banho, porém, no chuveiro elétrico só tem três opções: o modo inverno é quente demais, o desligado, por outro lado, muito frio. Provavelmente você terá de optar pelo modo verão, consumindo 65% da potência energética do chuveiro.

Se você tivesse um chuveiro eletrônico, o consumo não seria tão alto, isso porque os modelos contam com opções mais variadas de temperatura, assim você pode chegar no clima desejado mais rapidamente e reduzir o gasto de energia e água, uma vez que não precisará abrir toda a torneira para ter um banho agradável.

Resumidamente, podemos dizer que o chuveiro eletrônico tem mais vantagens. Sua precisão na mistura entre água quente e fria traz economia na conta de luz. Podemos afirmar que é a opção mais econômica para sua casa.

 

 

chuveiro-elétrico-Fame

Chuveiro elétrico Super Quattro 220V 6800W branco Fame (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Como escolher um bom chuveiro eletrônico?

Se, depois de ler este artigo, você decidiu investir em um chuveiro eletrônico, prepare-se para as dicas abaixo.

Reunimos os principais itens para levar em conta antes de escolher o seu!

 

1. Forma de controle da temperatura

Uma das funcionalidades com mais diversidade no mercado de chuveiros eletrônicos é a forma de controle da temperatura. A mais comum delas é a haste encaixada na estrutura do chuveiro — que evita você precisar usar o shampoo, banquinho ou cabo de vassoura para mudar a temperatura —, além de botões, controle remoto, dimmer e por aí vai!

Pesquise as diferentes possibilidades e, principalmente, se o custo-benefício de um controle de temperatura tecnológico vale a pena.

 

2. Estética do aparelho

Pode parecer supérfluo, mas a estética é um dos pontos que devem ser levados em conta antes de escolher o melhor aparelho, especialmente se você preza pela harmonia dos ambientes em sua casa.

Há chuveiros eletrônicos com aparência clássica, designs modernos e opções de cores e funcionalidades diferentes: tudo para garantir que seu banho seja uma experiência agradável e revigorante!

 

3. Posicionamento da marca

Nos dias de hoje, é muito importante encontrar fornecedores que tenham um posicionamento consciente sobre seu impacto no mundo.

Por isso, aproveite o momento de investimento em um aparelho mais econômico para buscar, também, marcas que sejam a favor da sustentabilidade e que ofereçam funcionalidades (como a de personalização da potência de acordo com a temperatura realmente necessária para o banho) benéficas ao meio ambiente.

 

Pronto para escolher seu chuveiro?

Saber qual a diferença entre chuveiro elétrico e eletrônico com certeza impactou em sua escolha futura de aparelhos, não é mesmo? Saber as principais características de cada tipo de equipamento permite uma avaliação mais aprofundada das reais necessidades pessoais em comparação com as funcionalidades oferecidas, além de permitir uma definição consciente e assertiva sobre o melhor produto.

Visite o site da Telhanorte, onde você pode encontrar dezenas de opções de chuveiros eletrônicos com os melhores preços do mercado e ótima qualidade! Se o chuveiro não for a única coisa que você está pensando em mudar na casa, confira também nosso departamento de pisos e revestimentos e também o de banheiro, onde você encontra vasos sanitários, pias e móveis para banheiro! Realize agora o sonho de transformar sua casa em um espaço lindo e aconchegante!

Você pode fazer suas compras sem sair de casa, pois fazemos entrega em todo o Brasil! Precisa falar com um colaborador? Use nosso serviço de WhatsApp para tirar suas dúvidas!

 

Edição de Camila Alexandrino e Vinicius Marques