Leitura: 6 min

Renove sua cozinha com o envelopamento de armário

Quer dar uma cara nova à sua cozinha? Aprenda a fazer envelopamento de armários nessa matéria e resolva isso já!

 

Você é o tipo de pessoa influenciada pela estética do ambiente? Daqueles que busca, constantemente, por alternativas para redecorar alguns cômodos da casa? Então o envelopamento de armários de cozinha é uma tendência de decoração rápida, prática e econômica perfeita para sua casa!

Pensando na dificuldade de fazer o descarte de móveis e, também, na sustentabilidade, envelopar o armário de cozinha é a melhor alternativa para mudar a decoração da casa e renovar a mobília, sem precisar trocá-la.

E, para isso, nem é preciso da ajuda de um arquiteto ou design de interiores. Você mesmo pode fazer o envelopamento dos móveis.

 

Envelopamento de armários de cozinha: por que fazer?

Não é sempre que trocar os  móveis da cozinha, para dar uma cara nova ao ambiente, é uma opção viável. Na maioria das vezes, não se faz necessário descartá-los por condições precárias e, comprar algo novo, sem urgência, é um luxo que nem todos podem ter.

Por isso, o envelopamento de armários de cozinha é uma forma economicamente sustentável, rápida e prática de redecorar esse espaço tão especial. Esse projeto pode ser, ainda, o pontapé inicial para você adquirir o hábito de reformar a sua casa – deixando as compras para os itens faltantes.

Quando você escolhe colocar em prática a técnica mencionada, em vez de comprar novos itens, você evita a formação de um novo lixo e poupa dinheiro, que pode ser investido em outras melhorias. A economia sustentável nos incentiva a pensar de forma mais inteligente sobre nossa forma de consumir, desde recursos naturais até os bens comercializáveis que adquirimos.

Sem contar na facilidade de todo o processo: você mesmo pode fazer todo o projeto, escolher as estampas e os formatos que gostaria de usar, fazer a aplicação e etc. Mais prático que isso impossível!

 

Cuidados ao envelopar o armário de cozinha

Se os motivos acima o convenceram a apostar no envelopamento, o próximo passo é organizar tudo que você precisa para começar.

Escolha um espaço amplo, como a mesa – ou mesmo o chão – da cozinha para poder trabalhar de forma confortável. Separe todos os materiais (falaremos de todos no próximo tópico) e coloque-os próximo da área de trabalho – assim, você não precisará correr atrás desses itens. Vale colocá-los em uma caixa para evitar que eles se espalhem.

E por último, antes de começar, limpe toda a superfície do armário da cozinha a ser reformado com um desengordurante, para tirar a gordura e a sujeira.

Com a superfície limpa e o local organizado, você pode começar a aplicação.

 

Materiais para envelopamento de móveis de cozinha

Os materiais necessários para o processo de envelopamento são fáceis de encontrar e alguns você pode até já ter em casa. Vamos a lista:

 

Papel para envelopamento

Esse é o item fundamental do procedimento. Os papéis adesivos são os mais usados e, também, os mais fáceis de manusear. Como o próprio nome já diz, a parte que fica em contato com o móvel é adesiva e isso facilita bastante a aplicação, não necessitando de nenhuma fita ou cola especial. Você pode encontrar diversos papéis de parede e adesivos no site da nossa loja.

Abaixo estão destacados três tipos e onde encontrá-los:

  • Papel adesivo: encontrado em papelarias e lojas online;
  • Adesivo vinílico: pode ser comprado em gráficas;
  • Papel contact: também é encontrado em papelaria e lojas online.

O segredo para customizar seus armários de cozinha está na cor, textura e estampa do papel que você vai usar. Existem modelos lisos, com estampas florais, geométricas, com print que imita madeira ou azulejo português, etc. Basta escolher o que mais combina com o estilo da sua casa.

 

Outros materiais para aplicação

Além do papel, para o envelopamento de armários de cozinha, você vai precisar de:

  • Trena : para medir cada parte do armário que será coberta. Depois, você irá desenhá-la na parte de trás do papel;
  • Conjunto de chave de fenda : para soltar e depois reafixar puxadores e tirar as portas;
  • Espátula ou régua: para ajudar na aplicação do papel e evitar as bolhas de ar na superfície que costumam surgir;
  • Estilete: para cortar os excessos das folhas de papel e fazer o acabamento da aplicação.

 

Botando a mão na massa: passo a passo express

Na hora de tirar o projeto do papel (literalmente rsrs) e envelopar o armário de cozinha não tem mistério. Você precisa ter atenção durante todo o processo para medir, cortar e aplicar as folhas da forma correta.

Resumidamente, o passo a passo do envelopamento de armários é:

  • Tirar os puxadores das portas e das gavetas;
  • Medir as áreas onde será aplicado o adesivo;
  • Marcar as medidas no verso do plástico;
  • Cortar as peças do papel, deixando uma margem de segurança;
  • Começar a colar o papel na superfície, tirando a proteção de cima para baixo;
  • Usar a espátula ou a régua para evitar bolhas de ar à medida que se cola o papel;
  • Cortar as sobras de papel com um estilete;
  • Colocar os puxadores de volta no armário.

Viu? É tão simples quanto 1+2 e o resultado do antes e depois será surpreendente, pode apostar!

 

como-adesivar-os-armários-da-cozinha
Passo a passo: adesivando o armário da cozinha (Foto: WestWing / Reprodução).

 

Curtiu a dica de como envelopar o armário de cozinha?

Se você se animou a fazer o mesmo na sua casa e quer escolher o tipo de papel e a estampa ideal, acesse o site da Telhanorte.

Na seção de Decoração temos diversos itens para deixar tudo do seu jeito, incluindo todos os itens usados para envelopar móveis.

 

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino

Posts relacionados

Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...