Leitura: 11 min

Inspire-se em projetos fantásticos de escadas vazadas

Madeira, ferro, granito e mais. Confira fotos de projetos com escadas vazadas residenciais nos mais diversos materiais. Aprenda como usar cada uma!
As escadas há muito tempo deixaram de ser apenas um meio de se locomover entre um andar e outro. Estamos falando de um importante item de decoração que impacta o resultado do projeto arquitetônico. Nesse sentido, projetar uma escada vazada tem sido um artifício muito adotado para modernizar as tradicionais escadas residenciais. Existem diversos modelos de escadas vazadas, que podem ser criadas com diferentes materiais. Entre eles: 
  • Ferro;
  • Granito;
  • Madeira;
  • E outros.
Escolher o ideal para a sua casa vai depender bastante de como será o projeto arquitetônico da sua residência. Por isso, separamos 11 modelos fantásticos de projetos com escadas vazadas para te inspirar a escolher o modelo ideal para sua casa: Antes de mais nada é importante salientar que não é todo ambiente que comporta uma escada vazada. Saídas de emergência de prédios precisam ser mais funcionais e, dessa forma, demandam modelos mais práticos e seguros para deslocamento de urgência. Um projeto de escada vazada vai ser uma boa opção, principalmente, para o interior de casas ou apartamentos com mais de um andar – geralmente posicionadas entre a sala de estar e o ambiente superior ou inferior. Dito isso, vamos às inspirações!
 

Escadas vazadas: conhecendo os modelos

 

1. Escada vazada caracol, helicoidal ou em espiral

Esse tipo de escada circular é utilizado, geralmente, em locais com menos espaço.  Por serem retorcidas e darem a volta em seu próprio eixo, permitem uma economia de área sem deixar o ambiente claustrofóbico – os degraus vazados dão uma impressão de mais espaço e amplitude.

Neste tipo de projeto com escada vazada, uma dica interessante é apostar em truques de decoração nos próprios degraus –  que podem ser pintados ou revestidos com cores ou padrões diferenciados – e corrimão – o qual pode proporcionar ao ambiente um ar desde clássico e elegante até artístico e contemporâneo. Para isso, as opções de materiais são inúmeras, entre elas: o ferro, a madeira, as fibras naturais, o cimento, o vidro combinado com outros materiais, etc.

 
saint-gobain-glass-spiral-staircase
Estilo minimalista: escada circular vazada com degraus de vidro Saint-Gobain (Foto: IndiaMART / Reprodução).


 
escada-curva-revestida-com-carpete
Revestir os degraus com carpete traz maior conforto e segurança para idosos e crianças (Foto: Pinterest / Specialized Stairs / Reprodução).


 
escada-caracol-clássica-corrimão-ferro
Estilo clássico: escada caracol vazada com corrimão de ferro (Foto: Pinterest / Cheezburger / Reprodução).


  Atenção: Você pode, inclusive, optar por construir escadas sem corrimões. Contudo, assim como para a escolha do tipo de degrau, lembre-se de analisar a idade e condição física das pessoas que se deslocarão pelo espaço. Idosos e crianças podem ter dificuldade em andarem sobre superfícies mais lisas, com vãos maiores ou sem apoio. Uma alternativa é lançar mão de barras de segurança diferenciadas! 

 
scada-helicoidal-vazada-de-madeira-sem-corrimão
Escada caracol vazada sem corrimão (Foto: Homedit / Reprodução).


 
escada-em-espiral-sem-corrimão-com-barras
Escada caracol vazada sem corrimão, com barras de proteção até o teto (Foto: Archilovers / Reprodução).


 
escada-circular-vazada-com-proteção-de-vidro
Escada caracol vazada com proteção de vidro até o teto (Foto: Pinterest / Benjamin Friedl / Siller Stairs / Reprodução).


 

2. Escada vazada semicaracol ou curva

Muito próxima à opção anterior, esse tipo de escada circular é mais larga e ocupa maior área. Geralmente vãos pequenos na laje não conseguem comportá-la, por isso são mais encontradas em ambientes com pé-direito duplo.

O que a torna diferente da escada caracol é o fato de elas não darem uma volta completa em seu próprio eixo, tendo apenas o desenho de uma semicurva.

Por já ser naturalmente espaçosa, não é recomendado uma largura de degrau muito grande, caso contrário o comprimento total da escada pode parecer ainda maior e invadir mais um dos ambientes.

 
escada-curva-porcelanato
Revestir os degraus com o mesmo material do piso da sala traz maior amplitude (Foto: Pinterest / Steelform / Reprodução).


 
escada-curva-revestida-com-carpete
Revestir os degraus com carpete traz maior conforto e segurança para idosos e crianças (Foto: Pinterest / Specialized Stairs / Reprodução).


 
escada-curva-de-vidro
Escada curva vazada de vidro (Foto: Ace Archi/ Reprodução).


 
escada-curva-de-madeira
Escada curva vazada de madeira (Foto: Pinterest / Artistic Stairs / Reprodução).


 
escada-curva-vazada-de-aço
Escada curva vazada de aço: uma aposta pra lá de moderna (Foto: Bernardo Guillermo / Reprodução).


 

3. Escada Vazada em L

Esse modelo possui como essência uma reta que é ligada, através de de uma plataforma, a outra reta – 90° em relação a primeira. Como o formato final é parecido com a letra L, dá-se esse nome a esse tipo de escada vazada. É um excelente tipo para usar rente a paredes e entre duas esquinas.

De aparência mais clean do que os primeiros, quando combinado com o piso, design e cor dos móveis pode dar um contraste muito bacana.

A dica aqui fica para os degraus de madeira que trazem uma pegada mais natural ao ambiente.

 
escada-em-L-vazada-de-granito
Escada em L vazada com degraus de granito (Foto: Pinterest / Urban Clap / Reprodução).


 
escada-em-L-vazada-de-madeira-rústica
Escada em L vazada de madeira no estilo rústico (Foto: Architecture Ideas / Reprodução).


 

4. Escada vazada de degrau flutuante

Este projeto de escada vazada consiste em fixar os degraus, que não são interligados, diretamente na parede – dispensando o uso de vigas de sustentação. A escada flutuante pode ser reta, em U ou em L. O único requisito obrigatório é ter paredes em uma das laterais de todos os degraus.

 
escada-vazada-flutuante-sem-vigas
Uma escada vazada flutuante de madeira é excelente para o estilo industrial (Foto: Autodesk Forums / Reprodução).


 
escada-vazada-flutuante
Escada vazada flutuante contemporânea e minimalista (Foto: Contemporist / Reprodução).


 

5. Escada vazada com viga interna

Este modelo de escada vazada é bastante utilizado em projetos mais modernos. Nesse caso, as vigas de sustentação podem ser laterais – 2 duas vigas em cada extremidade abaixo dos degraus – ou centrais – 1 única viga situada no centro inferior dos degraus.

A vantagem desse modelo em relação ao anterior, é que ele pode ser utilizado longe de paredes e, assim, deixa o espaço com impressão de amplo e arejado. 

 
escada-vazada-com-viga-lateral
Escada vazada com vigas laterais (Foto: Terra / Viva Decora / Reprodução).


 
escada-vazada-em-l-com-viga-central
Escada vazada com viga única central (Foto: Terra / Viva Decora / Reprodução).


 

Escadas vazadas: entendendo os materiais

 

1. Escada vazada de madeira

Quando se aposta em escadas vazadas de madeira, o ambiente com certeza terá cara de lar. A madeira – assim como as fibras naturais, em geral – proporcionam uma ideia de aconchego e pertencimento. Junte isso com a sensação de leveza dos espaços vazados e a um bom projeto de iluminação residencial, o resultado é perfeito.

Outro ponto a se considerar é que, quando escolhida uma boa madeira, tomado os cuidados certos de conservação e envernização, ela pode ter uma vida útil muito longa.

 
escada-em-L-vazada-minimalista
Escada em L vazada de madeira minimalista (Foto: Demax / Reprodução).


 

2. Escada vazada de mármore ou granito

Sem dúvidas um dos materiais mais cobiçados (e caros) para escadas é o mármore. 

Sempre com um toque clássico e elegante, esse tipo de escada vazada chama a atenção e, apesar do preço, vale muito a pena — tanto pelo visual quanto pela longevidade do material. Você pode optar também por uma escada vazada de granito, assim terá um efeito similar a um custo mais baixo.

Esse material é mais indicado para casas que não tenham idosos, crianças ou pessoas com dificuldades locomotivas, pois ambas pedras são escorregadias e podem se tornar uma armadilha quando usadas em escadas vazadas.

 
escada-vazada-branco-dallas
Escada reta vazada com degraus de mármore (Foto: Aj Marmores e Granitos / Reprodução).


 

3. Escada vazada com parede de vidro

Sem corrimões e com a presença de um paredão de vidro de cima a baixo, esse tipo de escada vazada permite uma ótima ventilação e iluminação — contribuindo mais ainda para a ideia de amplitude no ambiente

Seu uso é contra indicado quando for necessário grande transporte de móveis e carga pesada pelas escadas, pois esses podem acabar por quebrar as paredes de vidro. Opte por usá-las no ambiente interno – mais protegido da poeira e chuva, que podem tirar toda a beleza de um vidro brilhante — e com menos fluxo de pessoas.

 
Projeto escada vazada
Escada vazada com paredões de vidro (Foto: Tua Casa / Reprodução).


 

4. Escada vazada de ferro

Este modelo possui um estilo interessante para adotar em ambientes comerciais, especialmente em estúdios, escritórios ou salas de espera com um ar mais industrial. Para aqueles que procuram praticidade, esse pode não ser o tipo ideal de escada vazada. Os cuidados de limpeza e manutenção são mais trabalhosos do que os necessários para outros materiais.

Para que sua escada vazada de ferro não perca a beleza, é necessário algumas etapas:
– Varrer os degraus e espanar o pó dos corrimões;
– Remover marcas e manchas com uma esponja banhada em água;
– Secar imediatamente com um pano de algodão;
– Esfregar um pedaço de palha de aço nas áreas enferrujadas;
– Limpar as áreas com um pano para remover o excesso de detritos da ferrugem;
– Aplicar uma camada de tinta antiferrugem e, caso necessário, raspar a área com uma espátula de metal para retirar bolhas;
– Deixar secar e, por fim, limpar o excesso de resíduos com um pano antiestático.
Dica: Dê brilho às escadas mergulhando o pano de algodão em cera para móveis e esfregue-o nos corrimões e degraus. Depois de a cera secar, lustre-a com um pano macio.
 
Projeto escada vazada
Escada vazada de ferro (Foto: Tua Casa / Reprodução).


 

5.  Escada vazada com mistura de materiais

Para quem busca ambientes mais descolados, estilosos ou até mais divertidos, o contraste causado por uma escada composta por mais de um tipo de material é uma boa pedida! Você pode deixar os degraus com materiais diferentes do corrimão. Não existe regras aqui! O importante é se assegurar de que o estilo da escada converse com o estilo do cômodo no geral – e que este se alinhe à sua personalidade, também!

  E aí conseguiu escolher qual o projeto de escada vazada você quer na sua casa? 

Na loja virtual da Telhanorte você encontra tudo o que precisa para reformar seus ambientes, desde pisos e revestimentos, portas e janelas, tintasdecoração. Dos materiais de construção até o acabamento!

Nas nossas lojas você pode fazer suas compras sem sair de casa e receber seu pedido com o máximo de conforto e agilidade com nosso clique e retire!!

Nada como montar a sua casa do seu jeito e com facilidade para pagar. Por isso, conheça também as vantagens especiais do cartão de crédito da Telhanorte e #vivasuacasa.

 

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino

Posts relacionados

A preocupação com a sustentabilidade e preservação do meio...
A preocupação com a sustentabilidade e preservação do meio...
Na hora de escolher os tipos de acabamentos ideais,...