Feng Shui: aprenda a trazer essa técnica para sua casa | Blog Telhanorte
home > Decoração > Feng Shui: aprenda a trazer essa técnica para sua casa

Feng Shui: aprenda a trazer essa técnica para sua casa

| Decoração

Provavelmente você já ouviu falar sobre a técnica chinesa chamada “Feng Shui”. Mas você sabe o que ela representa e os benefícios de praticá-la em sua casa?

 

Vamos te explicar o que é o Feng Shui, como ele contribui para a harmonia da sua casa e, ainda, daremos dicas de cores, objetos e estilos para aplicar nos ambientes da sua casa. Vamos lá!

 

O que é Feng Shui?

O Feng Shui, aplicado aos ambientes da casa ou empresa, nada mais é do que, de forma simplificada, a correção da energia dos ambientes através de objetos, móveis, iluminação e até mesmo cores.

Essa técnica acredita que, para ter um ambiente enérgico, ou seja, com boas energias, é necessário tomar alguns cuidados. O principal é: manter a casa organizada. Isso inclui mantê-la limpa e sem objetos quebrados mas, principalmente, livrar-se daqueles itens que você não utiliza mais!

 

Como aplicá-lo nos ambientes

Primeiramente, é necessário você ter a planta baixa da sua casa ou da sua empresa em mãos. Um ponto bem interessante do Feng Shui é que ele é aplicável a qualquer ambiente!

Com a planta em mãos, você precisará do baguá – um instrumento, como o abaixo, que possui oito partes (denominadas “tigramas”), cada uma com uma cor e uma característica específica.

 

bagua-feng-shui-mais-feng-shui

Baguá, ferramenta do Feng Shui (Foto: Mais Feng Shui/Reprodução)

 

Depois, você deve colocar o baguá em cima da planta, como mostra a imagem abaixo, com o tigrama do trabalho apontando para a porta de entrada principal da sua casa. Desta forma, você obterá, em cada ambiente, uma cor e uma característica, respectivamente.

 

bagua-aplicado-panta-baixa-pinterest

Baguá aplicado na planta baixa de uma casa (Foto: Pinterest/Reprodução)

 

É importante ressaltar que você não é obrigado a seguir as cores que o baguá indicará para cada cômodo. O importante é aplicar o Feng Shui nos ambientes de forma harmônica, escolhendo cores, objetos e móveis que conversem entre si.

 

Quais cores apostar para cada cômodo?

Cada cor, dentro da ciência do Feng Shui, possui uma energia e um significado diferente.

O amarelo, por exemplo, representa o elemento terra e a riqueza. Portanto, é aconselhável ser utilizado no escritório da sua casa – ou no ambiente no qual você realiza alguma atividade para ganhar dinheiro.

 

home-office-amarelo-pinterest

Exemplo de Home Office com objetos em tons de amarelo (Foto: Pinterest/Reprodução)

 

O azul, por sua vez, transmite calma, harmonia e tranquilidade, sendo assim uma ótima aposta para os dormitórios, já que a cor ajuda a melhorar seu sono. Caso as paredes do seu quarto não sejam azuis, não é necessário pintá-las. Selecione alguns objetos em tons azulados que harmonize bem e pode seguir em frente!

 

quarto-casal-azul-pinterest

Quarto com objetos em tons de azul (Foto: Pinterest/Reprodução)

 

A cor roxa transmite espiritualidade e meditação, enquanto o vermelho, representa o fogo, a vitalidade e afetividade. E por aí vai…

Pesquise quais cores você acredita que se encaixam no seu ambiente, além de seus significados. Desta forma, seu ambiente vai manter a energia constante!

 

Objetos simples que podem ser utilizados para compor a decoração

Como dito anteriormente, não existe uma cor ideal para cada ambiente – e sim, sugestões que melhor se encaixam em cada ambiente, dado seu propósito.

Os principais objetos utilizados para compor o Feng Shui nos espaços da sua casa ou empresa são: espelhos, almofadas, quadros, papéis de parede e, principalmente, plantas – que podem ser utilizadas em praticamente todos os ambientes. E assim como as cores, não há uma planta que traga mais benefícios do que outra – escolha aquela que você mais se identificar!

Todos esses itens, e muito mais, você encontra na loja virtual da Telhanorte, assim como nas lojas físicas. Separe um tempinho na sua rotina para pesquisar e entender a fundo sobre o Feng Shui, escolha os objetos que serão utilizados e visite uma de nossas lojas!

Não se esqueça de conferir a nossa sessão Outlet! Quem sabe não tem aquele item que você estava procurando por um preço mais em conta?