Leitura: 1 min

Saiba como escolher o melhor filtro de linha para a sua casa

Quer proteger seus aparelhos de oscilações da rede elétrica? Entenda o que são os filtros de linha e escolha o melhor para a sua casa<
Você sabia que nossa rede elétrica apresenta diversas oscilações de energia que podem danificar aparelhos eletrônicos conectados em tomadas? Para evitar que esses aparelhos sejam danificados, devemos utilizar os filtros de linha. Entenda para que servem e quais os principais tipos desses produtos.

O que é filtro de linha?

O filtro de linha conta com diversas entradas para tomadas de aparelhos eletrônicos. Todos os fabricantes já seguem o padrão de três pinos, o que permite um uso seguro do objeto. Um alerta: nunca arranque o terceiro pino nem das tomadas dos aparelhos e nem do próprio filtro de linha. O pino terra (o terceiro) permite o aterramento adequado dos produtos e, sem ele, a filtragem dos picos de tensão não pode ser feita.

Confira ao lado Filtro de linha 10 Tomadas Bivolt Preto – Force Line, que pode ser encontrado em nossas lojas.

filtro-de-linha-simples  

Alguns modelos contam com entrada USB, para facilitar o carregamento de smartphones, tablets e computadores. Mas aqui também fazemos outro alerta: antes de conectar seu smartphone ao filtro de linha, confira a amperagem oferecida pelo produto, que pode ser de 1 ou 2 amperes. Os smartphones geralmente pedem 1A, já os tablets 2A. Cheque nas especificações do produto para evitar que o aparelho seja danificado.

Ao lado, o Filtro de linha 6 tomadas e 2 tomadas USB 1A Bivolt – Prosteel, também disponível na Telhanorte.

filtro-de-linha-com-usb

Para que serve o filtro de linha?

Sua principal função é proteger os aparelhos das variações que acontecem na rede elétrica. Como um sistema complexo, a rede de energia tem suas oscilações e algumas delas podem estragar seus produtos. O filtro de linha tem uma estrutura interna que previne que correntes irregulares cheguem até o aparelho. Ou seja, em casos graves, você pode até “perder” o filtro de linha, mas não o aparelho principal.

Vale lembrar também que, se o filtro não for de qualidade, ele não cumprirá seu papel de proteção adequadamente. E, claro, o filtro de linha permite ampliar o número de tomadas disponíveis para ligar os aparelhos, funcionando como uma extensão, e podem ser usados em diversos equipamentos, como computadores, aparelhos de áudio e vídeo, etc.

Como escolher um filtro de linha

Quantidade de joules

O joule é uma unidade de medida que mede tanto a capacidade térmica quanto a mecânica de um sistema. Nos filtros de linha, a capacidade de joules suportada pelo produto permite saber quanta carga de proteção ele oferece. Ou seja, até que carga ele suporta antes de parar de funcionar.

Em linhas gerais, quanto mais joules, melhor o filtro de linha e maior será sua longevidade de uso. Essa capacidade de proteção, no entanto, tende a diminuir à medida que o filtro é utilizado. Existem modelos que avisam quando a vida útil do produto chegou ao fim e é bastante útil ter um desses em casa. É também muito recomendável que se tenha um filtro extra de estoque para fazer a substituição imediata, caso necessário.

Número de entradas

Na hora de comprar, você vai se deparar com modelos de quatro, seis, oito e até dez tomadas. Para escolher o melhor filtro, a dica é comprar sempre a mais do que você precisa e não a quantidade exata. Precisa de quatro tomadas extras no momento? Compre um filtro de linha com seis entradas então.

Filtro de linha é diferente de extensão

Este é um equívoco que muitas pessoas cometem, mas é importante reforçar que filtro de linha e extensão são coisas diferentes. A extensão é apenas um fio prolongado com várias tomadas e que não oferece nenhuma proteção. Manter equipamentos constantemente ligados em uma extensão é arriscado.

Para não se confundir na hora da compra, repare se, no produto, há uma chave de liga/desliga. Caso esse botão exista, o produto seguramente será um filtro de linha.

Filtro de linha ou estabilizador: qual o melhor?

A necessidade de comprar um estabilizador dependerá de como é o fornecimento de energia onde você mora. Se você tem aparelhos de qualidade e uma rede elétrica interna e externa adequada, o uso de um estabilizador provavelmente não será necessário. Hoje em dia, os aparelhos mais modernos são projetados para fazer essa estabilização em suas próprias estruturas internas, eliminando ruídos e usando a energia adequadamente para funcionar.

Agora que você já sabe como um filtro de linha funciona, dê uma olhada na seção de Filtros de linha no site da Telhanorte. Temos diversos modelos e opções de preço, para garantir que você compre o produto ideal, com as melhores condições de pagamento.

Edição de Vinicius Marques e Stéphanie Durante


Posts relacionados

Ter uma construção bem executada vai muito além de...
A preocupação com a sustentabilidade e preservação do meio...