home > Sem categoria > Transformando o ambiente: 4 ideias de decoração para garagem

Transformando o ambiente: 4 ideias de decoração para garagem

tema: Sem categoria
#30 - 3 de fevereiro de 2020

Quando pensamos em reformar a casa, quase nunca incluímos a garagem entre os planos. Isso porque o espaço já virou sinônimo de “área da bagunça”, onde acumulamos objetos e materiais pouco utilizados. Mas não precisa ser sempre assim! Uma das formas de transformar o espaço é investindo em ideias de decoração para garagem.

E não pense que estamos falando de um enorme gasto extra na sua obra. Deixar sua garagem moderna e organizada pode, sim, custar pouco.

Quer ver só?

Então acompanhe o artigo com algumas incríveis ideias de decoração para garagem!

4 ideias de decoração para garagem

Antes de qualquer coisa, é preciso definir qual o estilo buscado para a garagem. Se seu perfil é mais minimalista, a decoração deve ser básica e leve, sem exageros.

Se a ideia é tornar a garagem um ambiente temático, a decoração pode seguir a linha retrô, com quadros e placas que remetam, por exemplo, a antigas oficinas mecânicas ou a caves — construções feitas em ambientes subterrâneos. Nesse caso, revestir as paredes com tijolos aparentes também pode ser uma ideia interessante!

1. Iluminação

Popularmente, as garagens são tidas como ambientes escuros, com pouca luminosidade artificial e quase nenhuma natural.

Mas é possível reverter a situação com janelas e clareiras na garagem, permitindo a entrada da luz solar, ou apostando em um pergolado de vidro temperado.

Caso não seja possível captar luz natural, a solução é partir para o uso de luminárias e lâmpadas de LED, que garantem boa iluminação independentemente da hora do dia.

2. Ventilação

Se sua garagem é aberta, esse ponto pode ser desconsiderado. Mas, se seu espaço é fechado, a ventilação ganha uma importância extra no planejamento da decoração.

É preciso avaliar todas as entradas e saídas de ar para entender a real necessidade de investimento em um sistema de circulação. Entretanto, se a demanda for confirmada, não deixe este item de lado!

A ventilação do ambiente garante a segurança e a saúde de quem ali circula, especialmente se o objetivo for passar longos períodos no cômodo.

3. Organização

Se a ideia é transformar a espaço em um ambiente habitável, a organização deve ser um dos itens de maior importância nas ideias de decoração para garagem moderna.

Para eliminar de vez o estereótipo do “lugar entulhado”, divida o processo de organização da garagem em duas etapas:

Etapa 1: limpe o cômodo e tire de circulação tudo aquilo que não for verdadeiramente importante.

Etapa 2: estude formas efetivas de armazenar o que restou da arrumação.

Uma ideia de decoração para garagem que também auxilia na organização é a instalação de estantes. Além de facilitarem o alcance dos itens armazenados, as estantes também estimulam a manutenção da ordem no espaço.

Um truque de mestre para ajudar na organização é manter o material de uso recorrente em locais de fácil acesso. Ferramentas e materiais de limpeza, por exemplo, podem ser colocados em painéis ou pendurados em ganchos ao alcance das mãos.

Caixas organizadoras e armários suspensos também são alternativas práticas, mas requerem atenção: não exagere na quantidade de caixas ou portas, ou o espaço pode se tornar bagunçado em um piscar de olhos.

ideias-decoração-garagem

4. Espaço multiuso

Com boas ideias de decoração para garagem, seu espaço pode ser utilizado com inúmeras finalidades. Abaixo, separamos algumas dicas criativas para te inspirar!

Horta

Um espaço arejado, iluminado e bem organizado pode ser um excelente ambiente para criar uma horta ou praticar jardinagem.

Utilizar uma parede ou quina para cultivar temperos ou flores é uma forma de trazer cor ao ambiente e dar a ele um uso inimaginado.

Para tornar a ideia real, algumas possibilidades são: investir em um jardim vertical, pendurar ganchos ou prateleiras nas paredes e separar um cantinho para armazenar os itens de cultivo, como regador, pá, adubo, luvas e fertilizantes.

Lavanderia

Imagine só liberar espaço interno colocando a lavanderia na garagem? Com essa ideia, isso é possível!

Lembre-se de que, para viabilizar uma lavanderia na garagem, é importante dar atenção ao revestimento escolhido para o piso e as paredes, além de preparar corretamente o espaço para receber encanamentos.

Feito isso, é só partir para o abraço! Coloque máquina de lavar, tábua de passar, secadora, prateleiras e um armário compacto para os insumos e voilà!

Estúdio musical

Quem foi que disse que garagem serve apenas para guardar carros? Nesse caso, o espaço serve para produzir músicas, ensaiar bandas e até realizar pequenas apresentações.

Para transformar a garagem em um estúdio musical, não se esqueça de investir em um revestimento de paredes com isolamento acústico para não atrapalhar a vizinhança!

Oficina Mecânica

Outro uso interessante do espaço da garagem é como oficina mecânica. Aqui, a garagem não perde seu sentido original, podendo, também, servir para guardar o carro. Além disso, deve contar com um espaço extra para ferramentas e utensílios voltados para a manutenção, limpeza e decoração do veículo.

ideias-decoração-garagem

Academia

Para quem gosta de praticar esportes, aqui está uma sugestão interessante. Apartamentos modernos nem sempre dispõem de espaço livre para a montagem de uma mini-academia em casa. Por isso, a garagem aparece como uma solução perfeita para resolver o problema.

Para viabilizar o plano, é preciso separar um espaço para incrementar com equipamentos e itens de ginástica. É importante verificar as estruturas da garagem antes de pendurar equipamentos nas paredes e no teto, garantindo que tenham sustentação suficiente para o peso que será colocado durante o uso dos recursos.

Sala de jogos

Imagine receber os amigos na sua garagem. Além de ser descolado, ter uma garagem moderna para fazer pequenas reuniões também poupa a casa de toda a movimentação, barulho e sujeira gerados por uma visita volumosa.

Nesse caso, é preciso investir um pouco mais na ambientação do espaço, cuidando para que ele se torne, além de funcional, confortável. Além de escolher bons revestimentos para piso e paredes e investir em iluminação e ventilação, vale a pena instalar, no espaço, mesas de jogos, como sinuca e pingue-pongue.

O grande segredo para ter uma garagem moderna é pensar no espaço não apenas como um local de armazenamento, mas como um anexo da casa.

Mesmo que a intenção seja apenas guardar o carro, nossas ideias de decoração para garagem farão com que o espaço tenha, também, um pouco de sua personalidade.

Visite nossa seção de Ferramentas

Agora que você já tem ótimas ideias de decoração para garagem, que tal visitar nossa seção de ferramentas?