Leitura: 12 min

Aprenda como escolher a melhor luminária para a sua casa

Entenda quais são os tipos de luminárias e pendentes disponíveis no mercado e escolha qual é a melhor para cada ambiente da sua casa!

 

Existem uma dezena de tipos de luminárias, cada uma com pontos de luz específicos, trazendo diferentes utilidades para cada ambiente. Pensando nisso, a Telhanorte quer ajudar você a compreender essas diferenças e encontrar o modelo ideal para decorar e iluminar sua casa, conseguindo a melhor funcionalidade possível. Falamos com a arquiteta Laura Kim, do Ise Arquitetura, e com a designer de interiores Camila Cordista, do escritório Cordista Interiores e Lighting, que nos explicaram as funcionalidades de cada um dos 12 modelos apresentados. “Quando se fala em iluminação é preciso pensar em criar uma sensação, não apenas no produto, e sim no ambiente como um todo, pois um produto mal aplicado pode se tornar uma dor de cabeça. Quando for escolher o tipo de luminária mais adequada, pense no que você deseja iluminar, para ter um ponto de partida”, fala Camila.

 

1 – Spot

Com designs arrojados e cativantes, eles são uma ótima recomendação tanto para iluminar ambientes internos quanto externos, isso porque a sua luz direcionada traz um destaque para o espaço, móveis e objetos decorativos, além de serem bastante discretos.

 

Spot de barra fixa

Com uma luz direcionável em até 360º, este tipo de luminária permite que você direcione o ponto de luz diretamente no móvel ou objeto que deseja trazer destaque. Spots em barra possuem angulação pré-definida, portanto, “é preciso calcular a distância que a luminária estará do objeto a ser iluminado, para garantir a qualidade luminotécnica”, diz Camila. Confira um de nossos modelos de spot em barra!

Ideal para: ambientes internos como salas de estar e quartos, mas se adequam a qualquer outro espaço à sua escolha. As distâncias entre os spots variam de acordo com o local a ser iluminado, mas geralmente compreendem entre 75 centímetros e 1 metro.

 

sala-de-estar-luminária-spot-em-barra
Spot de luz com trilho em barra na sala de estar. Projeto da designer de interiores Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)

 

Spot com trilho eletrificado

Diferente do spot em barra, o eletrificado, além de permitir a angulação em 360º, tem a facilidade de movimentação do spot no próprio trilho para aproximar ou deixá-lo distante do objeto em destaque. Os trilhos expostos criam um design moderno e o mercado já conta com modelos coloridos que podem combinar com móveis, paredes ou até mesmo o revestimento do chão. Confira nossa seleção de spots no site Telhanorte!

Ideal para: ambientes internos como salas de estar, corredores e quartos.

 

sala-de-estar-luminária-spot-em-trilho-eletrificado
Sala de estar com trilho eletrificado. Projeto da designer de interiores Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)

 

2 – Luminária de embutir

Muito usada em ambientes que possuem forro de gesso, PVC ou drywall, mas também em marcenaria, como armários e roupeiros, esse tipo de luminária proporciona uma luz indireta, sutil e concentrada.

Ideal para: ambientes internos ou externos que possuam forro no teto ou em móveis, pois só podem ser aplicados dentro dessas superfícies.

 

Cozinha-luminária-embutida-em-MDF
Armário de cozinha com luzes embutidas. Projeto da designer de interiores Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)

 

Banheiro-luminária-embutida-spot
Banheiro com luminária de embutir. Projeto da designer de interiores Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)

 

3 – Painel de LED

Sendo um outro tipo de modelo de embutir, quando se trata de spot com LED, também existem os painéis, que tem em sua estrutura um vidro difusor ou acrílico leitoso, que impedem que a lâmpada fique aparente, mas que distribuem de forma homogênea a luz no ambiente. Esses painéis podem ser encontrados em diversos modelos e geralmente apresentam iluminação em 180º através das fitas de LED distribuídas de maneira uniforme em seu interior. Quer instalar na sua casa também? Temos um incrível modelo de painel de LED na Telhanorte!

Ideal para: ambientes internos e externos, como quartos, banheiros, cozinha, sala de estar, garagem etc.

 

Cozinha-painel-de-LED-embutido
Cozinha com painel de LED embutido. Projeto da designer de interiores Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)

 

4 – Luminária de sobrepor

Extremamente práticas e versáteis, as luminárias de sobrepor criam um ambiente moderno e diferente. Com a facilidade de serem instaladas diretamente na laje, não há necessidade de  forro no teto, basta apenas encontrar a lâmpada que esteja de acordo com a proposta do ambiente, seja com cores quentes ou frias. As luminárias de embutir são uma grande aposta para destacar o teto, com sua gama de modelos incrivelmente ampla. No nosso site você encontra modelos de luminária de sobrepor quadrada e também luminária de sobrepor redonda!

Ideal para: todos os cômodos, como quarto, cozinha, garagem, salas de estar, jantar, corredores etc.

 

Cozinha-luminária-de-sobrepor
Cozinha com luminária de sobrepor. Projeto da arquiteta Laura Kim (Foto: Maura Mello / Divulgação)

 

Quarto-luminária-de-sobrepor
Quarto com luminária de sobrepor. Projeto da arquiteta Laura Kim (Foto: Fernanda Pires / Divulgação)

5 – Arandela

Uma das vantagens desse modelo é que ela pode ter sua intensidade controlada, criando uma luz de passagem ou uma iluminação mais concentrada e intensa. As arandelas podem ser usadas tanto em ambientes internos quanto  externos, mas na segunda opção, é preciso que a peça ou a lâmpada tenham uma blindagem de proteção contra umidade (IP65 no caso das lâmpadas), tornando-as seguras contra choques e acidentes. Essa dica de blindagem vale para iluminação interna passível de umidade, como dentro do box de banheiro. As arandelas são estilosas e com instalação específica em paredes. Ela cria um desenho com o direcionamento de seu ponto de luz, tanto para cima e para baixo nos modelos mais comuns, quanto em outras direções, se o cliente assim desejar. A Telhanorte tem modelos de arandelas externas e também arandelas internas para decorar e iluminar a sua casa!

Ideal para:  qualquer tipo de ambiente. Ao lado da cama, ela pode criar a ideia de um abajur. Sem necessidade de bancada de apoio, se encaixa bem em ambientes pequenos e com pouco espaço.

 

Quintal-área-externa-arandela-em-painel-de-madeira
Arandelas em painel de madeira no quintal. Projeto da designer Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)

 

Qaurto-arandela-cúpula-abajur
Quarto com arandela e cúpula ao lado da cama. Projeto da designer Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)

 

Quarto-arandela-em-mesa-de-cabeceira
Quarto com arandela ao lado da cama. Projeto da designer Camila Cordista (Foto: Kadu Lopes / Divulgação)

6 – Luminária rebatedora

Com efeito estiloso e moderno, as rebatedoras trazem uma beleza para o ambiente, porém, “não são as mais recomendadas para iluminar um cômodo inteiro”, diz Laura. Funcionam mais como objeto decorativo, então o ideal é que elas sejam complementadas com spots, que trarão uma claridade maior. As rebatedoras simulam a iluminação produzida por uma vela, porém, com um pouco mais de intensidade e foco. “Normalmente são aplicadas em tetos brancos ou sancas”, complementa Camila.

Ideal para: ambientes internos como sala de jantar. Pode funcionar como um lustre e, se colocadas lâmpadas com tom mais amarelado, criam a sensação de luz de velas.

 

Quarto-luminária-rebatedora-de-luz
Quarto com luminária rebatedora. Projeto da arquiteta Laura Kim (Foto: Maura Mello / Divulgação)

 

7 – Balizador

Servindo tanto na função de iluminar quanto na de sinalizar, balizadores de chão e parede são bonitos, práticos e trazem uma funcionalidade ao ambiente que os tornam incríveis em jardins ou em corredores. “É possível criar um caminho com essas luzes, com toda a iluminação partindo do chão ou das paredes”, fala Camila. Confira um de nossos modelos de balizador de parede!

Ideal para: ambientes externos como jardins e garagens, mas também facilmente aplicável em corredores e halls internos.  Em ambientes externos as lâmpadas devem ser blindadas com IP65 para evitar choques decorrentes da umidade.

 

Corredor-entrada-balizador-de-parede
Corredor com balizador de parede. Projeto da designer Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)

 

8 – Poste balizador

Postes balizadores têm função bastante similar ao dos balizadores de chão e parede, mas nessa opção, cria-se um ambiente mais decorativo, já que existem os mais diversos modelos desse tipo de luminária. Podendo ser mais baixa, ideal para ser colocada em áreas do jardim que tenham decoração, ou mais alta, podendo ser colocada ao lado de bancos, criando um espaço aconchegante mesmo do lado de fora da casa. Confira nossa seção de postes e balizadores no site!

Ideal para: ambientes externos como jardins. Geralmente os postes balizadores tem vedação própria para evitar umidade nas lâmpadas.

 

Área-externa-jardim-poste-balizador
Poste balizador em jardim (Foto: Lumilandia / Reprodução)

 

9 – Pendente

Queridinho da maioria das pessoas que vão buscar um ambiente mais elegante ou despojado, os pendentes costumam ter design modernos e a precisão de um ponto de luz direcionado. Com diversos modelos no mercado e sem a necessidade de um pé direito muito alto, é possível que você encontre o modelo perfeito para sua casa. Gostou do modelo de pendente da foto abaixo? Você pode encontrar um pendente em metal similar a ele na Telhanorte!

Ideal para: sala de jantar e quartos. Na sala de jantar, cria um ponto de luz sobre a mesa que traz elegância e conforto; no quarto, pode ser usado como abajur, trazendo claridade para uma leitura antes de dormir.

 

Sala-de-jantar-pendente-lustre-sobre-mesa
Pendentes como lustre sobre a mesa. Projeto da designer Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)

 

10 – Abajur

Além da função de iluminar, o abajur também serve como item de decoração. Eles podem ser pequenos ou com cúpulas maiores, também podendo ter uma luz mais direcionada ou leitosa que se espalha por todo o ambiente, então vale fazer uma pesquisa para saber qual modelo é mais adequado para o espaço.

Com luz menos intensa, é ideal para se ter na mesa de cabeceira para auxiliar na leitura de um livro. Na sala de estar, cria um ponto de luz aconchegante enquanto você assiste a tv ou lê o jornal, por exemplo. No escritório ou mesa de estudos, proporciona uma luz direcionada para trabalhar e estudar, sem ofuscar o olhar. Os melhores modelos de luminária de mesa você encontra na Telhanorte!

Ideal para: ambientes internos como quarto, sala de estar e escritório.

 

Quarto-abajur-sobre-mesa-de-cabeceira
Abajur sobre mesa de cabeceira. Projeto da designer Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)

 

11 – Soquete

Os soquetes estão com tudo! Antes, apenas um item para rosquear a lâmpada, hoje trazem a mesma pegada dos pendentes com fio e lâmpada expostos, com um design industrial e retrô. De acordo com a lâmpada escolhida para trazer o ponto de luz, é possível criar um espaço mais aconchegante ou mais iluminado e descolado. Gostou da dica? Confira nosso pendente de silicone no site!

Ideal para: qualquer tipo de ambiente, podendo ser instalado diretamente na laje ou em forros.

 

Soquete-como-pendente
Soquete como pendente e fiação exposta. Projeto da designer Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)

 

Sala-soquete-com-fiação-exposta
Soquete com fiação exposta. Projeto da designer Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)

 

12 – Luminária de piso

A luminária de piso é ótima para trazer sofisticação e também para ser usada como objeto decorativo. Na sala de estar, traz todo um aconchego se usada próximo de sofás e poltronas. No escritório, cria um ambiente mais intimista durante o trabalho ou estudo. Já na varanda, cria um conforto visual e um charme a mais para o espaço, “podendo iluminar para cima, para baixo ou somente para um dos lados”, ressalta Camila. Nosso modelo de luminária em coluna com certeza vai agradar você!

Ideal para: ambientes internos e nas varandas, se forem cobertas.

 

Sala-de-estar-luminária-de-piso
Luminária de piso na sala de estar. Projeto da arquiteta Laura Kim (Foto: Maura Mello / Divulgação)

 

Sala-de-estar-luminária-de-piso
Luminária de piso em destaque na sala de estar. Projeto da designer Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)

 

Precisa de mais dicas? Confira a nossa seção de iluminação no blog e fique por dentro das melhores matérias sobre o assunto! Agora que você conhece as várias opções de luminárias, que tal visitar o site da Telhanorte ou uma das lojas físicas para encontrar a luminária que vai combinar mais com a sua casa? Além disso, o time da Telhanorte também pode te atender via WhatsApp para tirar todas as suas dúvidas!

 

 

Por Camila Alexandrino | Edição de Stéphanie Durante

Posts relacionados

Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que irão deixar sua casa do jeito que você sempre sonhou....
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais para facilitar a pintura imobiliária....
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....