Iluminação de cozinha americana: truques revelados + exemplos | Blog Telhanorte
home > Cozinha > Iluminação de cozinha americana: truques revelados + exemplos

Iluminação de cozinha americana: truques revelados + exemplos

Iluminação de cozinha americana

| Cozinha

Cada vez mais comum e desejada, a cozinha americana exige alguns cuidados especiais na hora de sua montagem, entre esses cuidados está a necessidade de atenção ao escolher a iluminação da cozinha americana. 

Sobre esse assunto, o primeiro tópico que vem à nossa mente é o design e o estilo da luminária. 

Por fazer parte da sala, a cozinha americana tem tanto apelo visual e exige tanta atenção em relação à decoração quanto os demais cômodos da casa, e por isso estilo é uma das preocupações a serem supridas. 

Entretanto, antes de pensar no design da luminária, lustre, pendente ou spot é fundamental estar atento a questões funcionais como quantas lâmpadas são necessárias para esse cômodo e qual é o tipo de iluminação que deve ser considerado para o ambiente. 

Isso porque a cozinha precisa de pontos de iluminação direta que permitam a execução segura de tarefas como cozinhar, picar, cortar e higienizar os alimentos.

Além disso, também pode ter opções para criar um ambiente mais aconchegante e romântico, principalmente se for parte da sala, como é o caso da cozinha americana. 

Por isso, estar atento às dicas de como montar o projeto de Iluminação de cozinha americana é importante para o sucesso final. 

Iluminação de cozinha americana: 5 dicas para montar + exemplos

A seguir, selecionamos as principais dicas de como escolher os itens de iluminação de cozinha americana. Com essas dicas você vai conseguir dar os passos necessários para ter uma iluminação ideal no ambiente. Além disso, vai ter inspiração para escolher os itens dessa área da sua casa. Vamos lá!

1. Calcule o número de lâmpadas necessárias para a sua cozinha

Existe uma tabela que convenciona que a cozinha precisa de 300 lux por m²

Lux é uma maneira de medir a quantidade de luz que existe em uma determinada área.

Para saber quantas lâmpadas a cozinha precisa, você deve descobrir quantos m² ela tem e multiplicar por 300 (lux). Uma cozinha com 18 m² precisaria de 5400 lumens. 

O número de lúmens que uma lâmpada atinge é informado na embalagem dessa lâmpada. Logo, se a lâmpada que você vai comprar tem 560 lm e você precisa de 5400 lm, isso significa que você precisa de 9 lâmpadas na cozinha (5400/560), ou de menos lâmpadas com mais lumens.

Saber calcular a quantidade de lâmpadas por m² é fundamental para garantir que a funcionalidade do ambiente não seja prejudicada. 

Cômodos usados para a realização de atividades complexas, como a cozinha, precisam de luz suficiente e não podem correr o risco de ter uma iluminação fraca. 

Para garantir mais luminosidade com menos lâmpadas opte por uma iluminação de cozinha americana com luzes brancas e não amarelas. 

2. Distribua a lâmpadas pelo espaço

A iluminação de cozinha americana pode mesclar uma iluminação direta e indireta. 

Na bancada de trabalho, no fogão e na pia, use algumas opções de iluminação direta, com lustres e pendentes, para que você trabalhe com segurança. Complete o ambiente com luzes indiretas, por exemplo, com luminárias de embutir.

Luminárias de teto para o centro da cozinha também ajudam a iluminar o ambiente como um todo.

3. Aposte na luz natural

Um dos benefícios da cozinha americana é a possibilidade desse ambiente receber a luz proveniente das janelas da sala.

Melhor ainda quando o local tem uma varanda que também é integrada à sala.

Nesses casos, a luz natural deve ser muito usada! Além de economizar no consumo de energia, você  ainda cria um ambiente claro para as tarefas do dia a dia. 

Isso sem contar que ambientes claros e bem iluminados passam a sensação de serem melhor arejados. 

Leia também: Como manter a casa fresca no verão: 5 dicas eficientes

4. Ouse na combinação de estilo e tipos de luminárias

A iluminação de cozinha americana pode se beneficiar de diferentes tipos de luminárias e aqui é hora de você criar um ambiente com a sua cara!

Ao escolher as luminárias combine o estilo com o restante do cômodo e também considere o estilo da sala. 

Por exemplo, ambientes mais modernos podem se beneficiar muito de trilhos de luz, no estilo industrial. 

Iluminação de cozinha americana

Fonte: Projetos Habitissimo

Já os lustres e pendentes são quase um clássico das bancadas da cozinha americana e podem ser encontrados em diferentes estilos, dos mais modernos aos mais elegantes e classudos. 

Iluminação de cozinha americana

A verdade é que lustres e pendentes para a iluminação de cozinha americana são um charme a parte. 

Iluminação de cozinha americana

Além dessas opções você também pode – e deve – mesclar com opções mais clássicas e funcionais, que também têm personalidade, como a luz embutida, luminária central e fitas de LED.

Iluminação de cozinha americana

Fonte: Tendências de Arquitetura

5. Invista em lâmpadas de LED

As lâmpadas LED são mais econômicas e oferecem uma iluminação muito mais potente. Elas são mais caras na hora de comprar, mas o investimento vale a pena a longo prazo. Ao usar elas na iluminação de cozinha americana você ajuda o planeta e o seu bolso. 

Inspirado para criar seu projeto de iluminação de cozinha americana? Conte com o apoio da loja virtual da Telhanorte. 

Com o arquiteto de bolso da Telhanorte você:

Nossa loja virtual e unidades físicas também contam com um departamento de Elétrica completo para atender sua obra, como caixas e quadros elétricos, disjuntores e fusíveis, fios e cabos e mais. 

Você também pode comprar todas as lâmpadas do seu projeto dentro do setor de Iluminação. Aqui você encontra LED, fluorescente, halógenas, lâmpadas de filamento e mistas.

Acesse nosso setor de lâmpadas e faça um orçamento gratuito.