Leitura: 6 min

Passo a passo para uma iluminação adequada para mesa de estudos

Intensidade ideal, posicionamento da luminária de mesa, potência da lâmpada e quantidade de luz. Veja aqui tudo o que você precisa saber e muitos mais.

  A iluminação para mesa de estudo deve ser considerada um fator primordial para quem deseja ter um rendimento de qualidade. Uma má iluminação causa dores de cabeça, queda de rendimento, ardência ou sensação de areia nos olhos. Por outro lado, uma iluminação de qualidade:
  • Amplia a sua atenção no material estudado; 
  • Aumenta a produtividade;
  • Ajuda a ampliar o tempo dedicado ao estudo;
  • Eleva o prazer de estudar. 
É hora, então, de criar um bom projeto de iluminação para mesa de estudo. E acredite, você consegue tudo isso sem precisar gastar muito dinheiro. Em resumo você vai precisar: Com isso em mente, basta saber qual o posicionamento ideal para essas fontes de luz e que tipo de lâmpada é ideal. Ficou interessado? Então acompanhe a seguir as dicas de como criar uma iluminação para mesa de estudo.   
Veja também: Iluminação: como escolher a luminária adequada?
 

Iluminação para mesa de estudo 

Como dissemos acima, a iluminação é um elemento central para a criação de um bom ambiente de estudo (e também de trabalho). A seguir separamos dicas valiosas para criar um ambiente adequado para sua necessidade. Vale a pena anotar!  

#1 Evite uma iluminação muito clara ou muito escura

Antes de falarmos sobre o posicionamento da luz, é importante que você tenha um elemento em mente: evite uma iluminação muito clara ou muito escura. Prefira algo que se aproxime da iluminação natural e que evite extremos.  Uma luz muito forte pode gerar cansaço e em alguns casos extremos até enjoo. A iluminação fraca atrapalha a concentração e faz você ter que forçar a vista para enxergar. Com a iluminação adequada você fica menos cansado e mais atento.   

#2 Posicionamento da luminária de mesa

Agora sim, para aprender como criar a iluminação para mesa de estudo, adequada, indicamos os seguinte passo a passo: 
  • Posicione a luminária de mesa na lateral da mesa, um pouco atrás de você
  • Ao escolher o lado da mesa em que a luminária ficará, coloque-a no lado oposto da sua mão de escrita (canhotos colocam a luminária à direita e destros à esquerda). Esse simples detalhe faz com que você evite sobras ao escrever, 
  • a luz da luminária deve estar voltada o livro ou caderno, ou seja, para o material que você está utilizando para estudar. Não coloque a luminária posicionada em direção aos seus olhos, 
  • Lembre-se de usar também a iluminação central do ambiente, geralmente, a iluminação de teto, sempre que possível. Ela ajuda a criar um ambiente com uma iluminação mais próxima da natural, contribuindo para a qualidade do local de estudo. 
 
luminaria-para-leitura-mesa
Luminária de mesa de leitura (Foto: casaeconstrucao.org/Reprodução)
 

#3 Potência da lâmpada e quantidade de luz

Quanto de luz você precisa para criar um ambiente confortável para o estudo? Essa é uma questão muito levantada e uma dica simples está em um cálculo usado para criar projetos de iluminação em ambientes de trabalho, e que você pode adaptar para o seu local de estudo.  Em um padrão que explicamos detalhadamente no artigo, Como calcular quantidade de lâmpadas por m²: fórmulas, variáveis e exemplo, mostramos que foi definido que um escritório precisa de 300 lux por m².  Saber quantos lux você precisa em cada cômodo ou para cada tarefa ajuda a calcular a quantidade de lâmpadas necessárias para realizar as atividades com conforto. Nesse caso, quantas lâmpadas são necessárias para estudar com conforto. Outro valor importante é a quantidade de m² do cômodo. Multiplique o valor da largura pelo valor da altura em metros. Um cômodo com 3m x 3m tem uma área de 9 m². Para saber quantos lux você precisa para realizar as atividades desse ambiente será necessário multiplicar 300 por 9. Totalizando 2700 lux.  Por último, para saber quantas lâmpadas ter no ambiente de estudo, veja na embalagem da lâmpada quantos lux ela oferece e divida 2700 lux por esse valor. Se uma lâmpada oferece 560 lux você deve dividir:

2700 / 560 = 4,8

Por aproximação, você precisaria de 5 lâmpadas de 560 lux para gerar a iluminação ideal para o ambiente de estudo, considerando a iluminação do teto, da luminária e outras possíveis.   

#4 Cores e tipos de lâmpadas

As lâmpadas amarelas oferecem mais conforto visual para quem fica muitas horas em frente a livros e no computador. Por isso, são mais indicadas para quem passa longos períodos estudando. De maneira geral, a lâmpada com cor amarela cansa menos o olhar. Em relação a tipo de lâmpada, nós indicamos a lâmpada LED. Mesmo sendo um pouco mais caras, elas oferecem maior durabilidade e são mais econômicas na conta de energia. Uma vez que você irá utilizá-las com bastante frequência, é importante considerar o impacto da conta de luz no seu cálculo. Na loja virtual da Telhanorte você encontra lâmpadas LED amarelas e brancas, que podem ter sua intensidade controlada de acordo a necessidade. Confira nossas ofertas. Dica extra: Procure escolher uma luminária com dimmer, um regulador de intensidade da luz, que permite que você adapte a intensidade da luz de acordo com a sua necessidade no momento.   
Luminária na mesa de cabeceira (Imagem: Apartamento 203 / Reprodução)
 

Onde encontrar tudo o que você precisa iluminação para mesa de estudo 

Seja uma luminária de mesa de escritório, lâmpadas LED, luminárias de teto, você encontra tudo no departamento de Iluminação da loja virtual da Telhanorte Possuímos um amplo leque de produtos como abajures, cúpulas e luminárias de mesa, que são ideais para quarto, escritório, sala e banheiro. Desde modelos modernos como a luminária de LED e abajures com base de ferro e lâmpada de filamento, luminárias coloridas e clássicas.   
Leia mais em: Aprenda em 7 passos como projetar iluminação residencial
  Confira também nossas opções de luminárias de teto, chão, mesa, luminárias de embutir, lustres ou pendentes. Além disso, nosso setor de Elétrica oferece os itens necessários para sua obra ou reforma. Somos uma loja completa com todos os materiais de construção que você precisa para sua obra.    Faça sua compra pelo site e receba seu pedido no conforto de casa!  

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...