Leitura: 7 min

Saiba quais são os tipos de iluminação para ambientes

Quer descobrir como otimizar a iluminação de cada cômodo da sua casa e não errar na hora de clarear os ambientes? Continue lendo a matéria

Pensar na iluminação ideal de cada cômodo de uma casa favorece a decoração do ambiente, além de auxiliar na realização das funções desse local. Por isso, não esqueça de:
  • considerar como cada ambiente será usado e qual o tipo de luz ideal para essa função;
  • pensar na decoração e como a iluminação pode contribuir;
  • combinar a iluminação direta e indireta.
Sugestão de leitura: Iluminação direta, indireta e difusa: diferenças e qual escolher para cada ambiente
Entretanto, cada ambiente possui características únicas que devem ser levadas em conta para que seja feita a escolha ideal do tipo de lâmpada e pontos de luz. Vamos ver dicas para vários ambientes, como:
  • banheiro;
  • cozinha;
  • garagem;
  • quarto;
  • sala de estar;
  • sala de jantar;
  • varanda e área externa.

Dicas de iluminação para ambientes: do banheiro à varanda

Iluminação para banheiro

Para o seu banheiro ficar com o nível de claridade correto, é imprescindível que a iluminação seja uniforme e intensa. É interessante colocar uma luz central para que todo o ambiente seja iluminado – inclusive o box, no caso de banheiros que possua área para banho. Também apostar em spots ou fitas de LED embutida no espelho para facilitar as atividades como se barbear e maquiar – essa iluminação de forma lateral não cria sombras no rosto. A escolha da iluminação ideal para banheiro acrescenta estilo e personalidade ao ambiente.
iluminacao-para-banheiro-girls-guide-to-the-world
Iluminação para banheiro (Foto: Girls Guide to the World / Reprodução)

Iluminação para cozinha

A iluminação da cozinha requer um cuidado especial, pois as atividades realizadas no ambiente exigem que o local seja bem iluminado. Você precisa enxergar os utensílios e ser capaz de manuseá-los sem causar acidentes! Priorize a iluminação uniforme sem variação de tonalidades. Caso tenha um balcão de cozinha para preparar os alimentos, você pode incluir luminárias pendentes para ampliar a visibilidade do local, unindo estilo e funcionalidade. As lâmpadas de LED são ótimas opções, afinal também são econômicas no consumo de energia.
iluminacao-para-cozinha-viva-decora
Iluminação para cozinha (Foto: Viva Decora / Reprodução)

Iluminação para garagem

As dicas de iluminação para garagem estão relacionadas a necessidade de visualização do ambiente como um todo para evitar acidentes com o carro. A opção que oferece melhor visualização é a lâmpada de teto tubular em LED. Para ampliar a segurança do local, uma sugestão é incluir lâmpadas com sensores de presença. Essa opção ainda garante economia e conforto, afinal você não vai precisar se preocupar em apagar e acender as luzes, já que elas apagam automaticamente quando você deixar a garagem. Você também pode usar diversos plafons, criando um ambiente ainda mais sofisticado.
iluminacao-para-garagem-pinterest
Iluminação para garagem (Foto: Pinterest / Reprodução)

Iluminação para quarto

Nesse ambiente, muitas atividades diferentes podem ser realizadas, como: trocar de roupa, ler um livro, estudar, e por aí vai! Por isso, é preciso pensar em dois tipos de iluminação principais:
  • iluminação central e uniforme que clareie todo o ambiente. Normalmente, são utilizados pontos de luz de cima para baixo, como as luminárias de teto, que oferecem com uma iluminação mais intensa e difusa;
  • luminárias de mesa ou abajur para a mesa de cabeceira que fica ao lado da cama ou na penteadeira, para oferecer mais conforto em atividades como a leitura, e também ajudam quando você precisa levantar da cama no escuro.
Uma dica para o quarto é usar a iluminação dimerizada, que permite que você ajuste a intensidade do brilho de luz. Com o mesmo ponto de luz, é possível criar um ambiente mais aconchegante ou um ambiente mais funcional.
iluminacao-para-quarto-de-casal-com-sanca-viva-decora
Iluminação para quarto (Foto: Viva Decora / Reprodução)

Iluminação para sala de estar

Além de ser um ambiente onde há um grande fluxo de pessoas, o local também é usado para receber amigos e familiares, assistir televisão, ler um livro ou apenas relaxar. Dessa forma, assim como o quarto, a sala de estar pode se beneficiar bastante com o uso de um dimmer para regular a intensidade da iluminação e proporcionar o melhor ambiente possível. Um ponto central de luz no teto é indicado para que todo o espaço possa ser iluminado. Você pode usar lustres sofisticados para agregar valor à decoração. Luminárias de teto e pendentes são excelentes opções. O plafon de embutir também é indicado, pois é uma fonte de iluminação difusa capaz de deixar o ambiente mais sofisticado e harmônico. Resumindo, a dica de iluminação para sala de estar, assim como para o quarto, é misturar:
  • pontos de luz focais, com pendentes de luz direta, abajur e luminárias;
  • iluminação de teto central, com opções como pendentes e lâmpadas embutidas.
Faça sua escolha pensando no estilo da decoração que deseja para o ambiente. Caso você tenha peças de decoração, como vasos de planta e quadros que deseje destacar, também pode pensar em pontos de luz para essa função.
iluminacao-para-sala-de-estar-pinterest
Iluminação para sala de estar (Foto: Pinterest / Reprodução)

Iluminação para sala de jantar

A sala de jantar pode se tornar uma verdadeira atração da sua casa se você seguir algumas das nossas dicas! É claro que você pode optar pela luz central de teto, mas também pode ousar mais se deseja criar um ambiente mais moderno, aconchegante e requintado. Uma opção é criar dois focos de luz em cima da mesa com pendentes ou optar por arandelas internas que ficam na parede e geram uma iluminação indireta. Outra possibilidade é usar um lustre pendente central com um dimmer para controlar a intensidade da iluminação.
iluminacao-para-sala-de-jantar-viva-decora
Iluminação na sala de jantar (Foto: Viva Decora / Reprodução)

Iluminação para área externa e varanda

Estamos chegando ao fim do nosso guia com dicas de iluminação para ambientes, mas não poderíamos finalizar sem listar as dicas de iluminação para varanda e área externa. Durante o guia, deu para perceber que a gente ama as lâmpadas de LED, né? Por isso, recomendamos, mais uma vez, o uso delas na sua área externa! Elas possuem um alto custo-benefício, duram muito tempo e a qualidade é excelente! Escolhido o tipo de lâmpada, vamos aos tipos de iluminação:
  • luzes mais baixas deixam um ambiente mais aconchegante e podem ser uma boa ideia para varandas gourmet;
  • caso você tenha uma piscina invista em lâmpadas subaquáticas para destacá-la durante a noite e ainda garantir segurança para quem quiser aproveitá-la quando está tudo escuro;
  • para destacar o jardim e suas plantas mais bonitas invista em luzes direcionais;
  • se a intenção é iluminar todo um ambiente distribua pontos de luz com luminárias de teto e arandelas.
iluminacao-area-externa-archtrends-portobello
Iluminação para área externa (Foto: Archtrends Portobello / Reprodução)
Sugestão de leitura: Como calcular quantidade de lâmpadas por m²: fórmulas e exemplos

Onde comprar luminárias?

Agora que você já conhece as principais dicas de iluminação para ambientes, deve saber, também, que bons fornecedores ajudam você a alcançar seus objetivos decorativos e funcionais. Na Telhanorte, você encontra luminárias de teto, chão, mesa, de embutir ou pendentes para cada um dos ambientes que listamos acima por um preço super atrativo! Faça suas compras no setor de luminárias no site ou visite uma de nossas lojas físicas. Aproveite!

Edição de João Victor Quintino e Murilo Bonício

Posts relacionados

Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...