Leitura: 5 min

Aprenda como instalar assento de vaso sanitário corretamente

Um vaso sanitário sem seu assento não é um vaso sanitário, né? Hoje, nós vamos falar um pouco sobre esse item indispensável e como instalá-lo corretamente! 

  O banheiro é um dos principais ambientes de uma residência ou estabelecimento comercial e, como peça fundamental, temos o vaso sanitário. Pegue uma caneta e um pedaço de papel e anote todas as dicas que daremos a seguir!  
Leia mais em: Como comprar tampa para vaso sanitário?  

Falando sobre o assento do vaso sanitário

Além de proporcionar um maior conforto, o assento do vaso sanitário também tem a função de mantê-lo fechado, uma vez que possui uma tampa que já vem acoplada ao assento em si, evitando, assim, que as bactérias e micro-organismos “saiam” do vaso. Mas como instalar assento de vaso sanitário? A seguir, você acompanha o passo a passo de como instalar assento de vaso sanitário. Mas antes, é preciso escolher o tipo de assento que deseja para o seu banheiro. Encontrados em diferentes tipos de materiais, os assentos de vasos sanitários podem ser feitos em:   – Plástico: é o de menor custo e o mais comum de ser encontrado. Boa durabilidade e resistência. Baixo conforto. – Polietileno e polipropileno (PP): de fácil limpeza, boa resistência à umidade e é mais resistente que o plástico.  – Almofadado: mais confortável e macio e mantém um isolamento térmico da louça do vaso. Porém, no quesito higiene, deixa a desejar, pois tende a acumular mais bactérias. Madeira: feito com madeira laqueada. É um assento esteticamente bonito, porém tem a desvantagem de ser pesado. – Resina poliéster: de fácil limpeza e manutenção, com alta durabilidade e resistência à umidade. Sua composição em acrílico transmite brilho, elegância e sofisticação.   O ideal é que se compre o vaso sanitário juntamente com o assento, mantendo-se fiel à mesma marca. Isso porque o fabricante do vaso sanitário já produz a peça que se encaixa perfeitamente ao seu produto. Veremos adiante como instalar assento de vaso sanitário. Antes, tome nota de alguma dicas gerais:   Dê preferência aos produtos de um mesmo fabricante (do vaso e do assento). – Tire as medidas referentes ao comprimento e largura do vaso e, na parte de trás, meça a distância entre os furos. Outra opção é fazer um molde (desenho com cartolina ou papelão) do vaso sanitário.    Com isso em mãos, você vai se sentir mais seguro na hora da compra, evitando futuros contratempos.  

Como instalar assento de vaso sanitário

Anotadas todas as orientações acima, chegou a hora mais esperada: o passo a passo para a instalação do assento!    Confira se todas as peças e encaixes estão corretos e se são compatíveis com o seu tipo de vaso sanitário. Confira a distância entre os dois furos, localizados na parte de trás do vaso. Normalmente, os assentos vêm com parafusos de fixação que podem ser adaptados para 4 posições, de acordo com os furos do vaso. Isso facilita na hora do encaixe.  Passe os parafusos do assento pelos furos do vaso, de cima para baixo, de forma que a rosca fique para baixo.  Agora, coloque as roscas de aperto nos respectivos parafusos, de baixo para cima, rosqueando até o final, de forma que o assento fique preso e firme no vaso sanitário. Estando já colocado o assento, encaixe agora a tampa.    O processo de instalação é bastante simples e rápido! Lembre-se que um banheiro com assento no vaso sanitário proporciona:   Sensação de beleza, elegância e harmonia ao banheiro. – Conforto ao usuário, tirando a sensação da louça fria. – Higiene (evita que insetos entrem em contato direto com o vaso e evita também a proliferação de germes e bactérias).  

Agora que você já aprendeu como instalar o assento do vaso sanitário…

Por uma questão de higiene e até mesmo de estética, o ideal é fazer a troca dos assentos sanitários a cada 5 anos. Caso haja algum dano no assento do vaso sanitário, ele deverá ser trocado imediatamente. Na loja virtual da Telhanorte você encontra um setor de assento sanitário com opções para diversos modelos de louça. Acesse nosso departamento, faça sua escolha e compre tudo para seu banheiro sem sair de casa, com conforto e praticidade. Aproveite nossas condições de pagamento e boas compras!    

Edição de João Victor Quintino e Vinicius Marques

Produtos Relacionados

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...