Leitura: 6 min

Saiba o que é e como funciona um misturador para argammassa

Qualidade da mistura, custo-benefício, redução do desperdício, e mais benefícios do uso do misturador para argamassa. Conheça tipos e funções

A argamassa é um elemento indispensável, principalmente, para a etapa de acabamento de uma obra. Ela é responsável pelo assentamento, ou colagem, de pisos, revestimentos e para nivelar superfícies. Mas, e o misturador para argamassa, para o que ele serve? Como o próprio nome sugere ele serve para misturar a argamassa seja em água, quando a argamassa é comprada pronta, ou para misturar as matérias primas da argamassa que são:  cimento, areia e aditivos.  O misturador para argamassa tem a missão de tornar o trabalho de mistura dessa substância mais simples, rápido e eficiente. Entre os benefícios de comprar misturador de argamassa para sua obra estão:   
  • qualidade da mistura que fica mais homogênea, devido o regulador de velocidades que garante a homogeneidade independente do tipo de argamassa usada,
  • tem ótimo custo-benefício, uma vez que o equipamento tem bom preço no mercado e permite o trabalho com mais agilidade, reduzindo o tempo gasto nessa micro-etapa da obra, 
  • diminui o desperdício, porque permite o uso total do material misturado com o auxílio da pá, 
  • facilita o transporte da argamassa, afinal, ela fica toda em um equipamento, podendo ser levada para diferentes locais da construção. 
  A partir da mistura ideal dos componentes da argamassa é possível gerar um composto com maior qualidade (principalmente devido a homogeneidade da mistura) que vai garantir maior durabilidade para as instalações.  Visto isso, os benefícios do uso de um misturador para argamassa também estão no resultado do acabamento instalado e na durabilidade dele.  Entretanto, não existe apenas um tipo de misturador para argamassa. Além da variação de capacidade em relação a quantidade de argamassa misturada por hora, também temos diferentes potências, tamanhos e formas de uso. Para acompanhar e escolher o que melhor se adapta a sua necessidade, continue lendo este artigo. 

Misturador para argamassa: tipos e usos

Existem diferentes tipos de misturadores para argamassa, incluindo:   
  • misturador mecânico, 
  • misturador elétrico, 
  • misturador profissional, 
  • betoneira. 
  Cada um possui algumas características pessoais que devem ser conhecidas para que você possa fazer a escolha correta para sua necessidade.  Conheça cada um, a seguir!

Misturador Mecânico

O misturador de argamassa mecânico deve ser acoplado a uma furadeira para que possa funcionar.  É ideal para pequenas reformas porque permite a mistura de uma qualidade limitada de argamassa. Também pode ser usado como misturador de tinta. Esse equipamento amplia a velocidade com a qual você realiza pequenos consertos e instalações em casa.  Misturador para argamassa Fonte: Telhanorte Batedor de Argamassa Cortag

Misturador Elétrico

O misturador elétrico pode ser encontrado em diferentes tamanhos. Tanto como uma alternativa ao misturador mecânico para quem não tem furadeira, como uma opção para reformas maiores, como é o caso do misturador Cortag apresentado no vídeo abaixo.     

Misturador profissional 

O misturador profissional também é elétrico e tem capacidade de mistura de argamassa em nível de construção, seja de casas ou prédios.  Também possui diferentes capacidades, começando com 3,6 mil Kgs de argamassa misturada por hora até 70 mil Kgs de argamassa misturada por hora. É ideal para empresas, construtoras e engenheiros que vão utilizar o equipamento em diferentes situações, agilizando o trabalho dos profissionais envolvidos e tornando a entrega do projeto mais rápida.  

Betoneira

A betoneira é um tipo de misturador para argamassa que também pode misturar concreto.  Para quem utiliza as matérias primas, é preciso seguir o seguinte passo a passo:  
  • coloque a areia na betoneira, 
  • adicione metade da água, 
  • ponha o cimento e outros aditivos, 
  • Adicione o restante da água e faça a betoneira funcionar. 
  Para obras com argamassa pronta o processo é:  
  • coloque a argamassa na betoneira, 
  • coloque a quantidade de água necessária, faça funcionar. 
  Entre os modelos de betoneiras temos:   
  • betoneiras com caçamba acoplada: carregam automaticamente, a partir de uma caçamba em separado, os materiais de concretos e argamassas e os despejam para dentro do balão da betoneira,
  • diferenças na posição dos motores: os motores ao lado dos tambores onde a mistura é feita podem ficar ao lado ou atrás do tambor, 
  • sistema de mistura: seja pela passagem de facões ou palhetas ou conjunto de pás, escolha a melhor opção para sua obra.
  A betoneira deve ter um botão de desligamento automático.

Onde comprar misturador de argamassa?

Como você pôde ver, existem diferentes tipos de misturadores e a escolha por um ou outro está relacionada a sua necessidade de uso.  Mesmo que existam opções que podem ser mais facilmente utilizadas por amadores, é sempre importante considerar a contratação de um profissional para cuidar de cada etapa, obra, reforma ou construção que você deseja realizar.  A qualidade da argamassa, da mistura e da instalação das peças, como porcelanatos, cerâmica, azulejos e mais, exigem alguns cuidados para que possam ter alta durabilidade e garantir a segurança da instalação.  
Veja mais em: Como colocar porcelanato no piso: faça você mesmo!
  Agora que você já sabe mais sobre misturador para argamassa, confira também a nossa seção de pisos e revestimentos, argamassas e rejuntes! Na loja virtual da Telhanorte você encontra misturador de argamassa, além das principais marcas de argamassa como Tecnomassa, Quartzolit, Portocoll, Votoran e Colafix. Com o melhor preço de argamassa do mercado, a Telhanorte se compromete a entregar seu pedido em qualquer lugar do Brasil. Aqui na Telhanorte o que não falta é variedade e preço bom! Acesso nosso site, selecione seus produtos, faça o pagamento online 100% seguro e receba tudo para sua obra, sem precisar sair de casa. Os melhores preços e a melhor qualidade de materiais. Isso sem contar as melhores opções e formas de pagamento para te ajudar a realizar seus sonhos. Confira nosso setor de material de construção, ferramentas, ferragens e mais.

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...