Inspire-se com as fachadas de granito, ardósia, pedra de ferro, pedra madeira e mais. Como escolher a pedra de revestimento exterior ideal?
As pedras de revestimento exterior unem três elementos importantes na decoração e no acabamento de uma casa: beleza, resistência e sofisticação.
Entre as vantagens de usá-las estão:
- Alta durabilidade;
- Beleza única;
- Resistência a impactos;
- Facilidade de manutenção e limpeza;
- Resistência a mudanças climáticas como umidade e sol;
- Variedade de cores, formatos e texturas e mais.
Existe uma extensa variedade de tipos de pedra para revestimento que podem ser usados para ampliar a personalidade do local e garantir uma primeira impressão incrível da sua casa. Ao usá-las na fachada você garante que sua casa se destaque das demais.
Entretanto, o custo de aplicação desse tipo de revestimento pode ser mais elevado do que outras opções mais tradicionais, como a tinta.
Medir o custo-benefício e a sua capacidade de investimento será necessário para fazer essa escolha.
A seguir, separamos alguns tipos. Confira, inspire-se e faça sua escolha.
Sugestão de leitura: Quer decorar o interior da casa com pedras também? Então cheque mais 6 tipos de pedras naturais para revestimento da casa!
Pedra de revestimento exterior: 7 opções para sua fachada
1. Granito
Apesar de o granito ser uma pedra de revestimento para muro e fachada bastante conhecida, antes de qualquer coisa, é importante destacar alguns aspectos que a diferenciam de uma pedra bastante parecida: o mármore.
Além de possuir cores mais mescladas por causa da disposição interna de minerais – que torna a aparência do granito mais luminosa e menos suave – ele é uma pedra mais dura e forte que o mármore. É possível encontrar granitos com acabamento escovado, flameado e jateado, além de diversas opções com padrões e cores diferentes.

O granito é resistente não apenas em relação ao contato com a chuva, sol e poeira, mas também ao impacto, arranhões e manchas. Isso quer dizer que a boa aparência da pedra pode durar décadas.
Dessa forma, se torna uma opção muito resistente, além de bonita, aliando dois benefícios valiosos para quem está reformando a fachada de casa. Ele também pode ser usado para pisos e paredes da área interna da casa, em cômodos como sala e cozinha.

2. Miracema
É um estilo mais rústico e natural de pedra para fachada e bastante atual para decoração.
É considerada uma variante do granito sem polimento (em estado bruto) e tem características similares – como a resistência e durabilidade. Pode ser encontrada na natureza em tons rosados ou em cinzas com branco (os famosos olhos de pombo).
Seu assentamento é simples não havendo nem mesmo necessidade de massa. Quando usada no piso, sustenta bastante carga, sendo ideal para rampas e garagens. No entanto, faz-se necessário uma camada inferior de piso pobre de concreto para a sua utilização.

3. Pedra Madeira
Talvez você já tenha visto algumas fachadas com revestimentos muito fiéis à madeira, certo? Contudo, você sabia que a maioria desses projetos não a usa de fato nas paredes externas?
Por ser um material propenso a deterioração com a ação do tempo, esse material aparece nas paredes externas através de revestimentos que imitam madeira. Além das famosas placas de porcelanato, a pedra madeira é super recomendada para fachadas, pisos e paredes internas.
A pedra madeira tem a mesma característica e propriedades da Miracema, sendo diferenciadas pela maior variedade de cor da primeira, a qual é encontrada em tons rosados, amarelados, branco e verde. Geralmente são usadas para trazer um estilo rústico mais sofisticado ao ambiente.

Como vantagens, podemos citar a estética diferenciada que o produto proporciona, a alta resistência e a característica anti-derrapante. Por outro lado, como desvantagem, a instalação da pedra madeira requer alguns cuidados especiais, sendo um processo com diversas etapas que exige do pedreiro um conhecimento especializado sobre as melhores técnicas de assentamento. Logo o custo de mão de obra é maior. Por isso se a verba do projeto for pequena, vale buscar alternativas mais econômicas como a cerâmica, porcelanato ou pintura.
Atenção: Primeiramente, como a pedra madeira é instalada em seu estado natural, é necessária uma limpeza com água corrente para remoção de pequenos resíduos depositados que podem atrapalhar o processo de assentamento. Ainda, para uma instalação adequada, é preciso primeiro selecionar as peças que se encaixam melhor entre si. Depois, para que o encaixe seja ainda mais perfeito, deve-se entalhar as pedras. Para preservar o aspecto novo e evitar escurecimento das peças, faça uma limpeza pelo menos uma vez ao ano!



4. Pedra Ferro
Moderna, versátil e atual, a pedra ferro (também conhecida como pedra pericó ou topázio) é uma rocha vulcânica oxidada que confere um aspecto único às fachadas.
Devido sua elegância, é uma ótima opção para áreas externas, como varandas gourmet e áreas de piscina, bem como ambientes internos da casa.
Possui versatilidade em seus formatos (sendo vendida em placas inteiras, peças serradas, mosaicos ou filetes) e cores (do marrom-ferrugem ao preto), além de ser resistente a impacto e a agentes corrosivos.



5. Ardósia
A ardósia é composta por minerais como quartzo, grafite e material carbonoso. Como resultado tem-se uma pedra resistente, com cores e padronagens distintas em cada peça. As cores mais comuns são cinza, grafite, preto, vinho, verde e ferrugem (multicolorido) e suas respectivas variações.

Um diferencial é a sua capacidade de isolamento térmico, garantindo a manutenção de um ambiente mais fresco. Além disso, sua resistência a variações climáticas, riscos e arranhões se traduz em durabilidade e sua cor se mantém por décadas.
Além de usada como opção para fachadas de casas revestidas com pedras, também pode ser instalada como piso por suportar bastante peso e ser antiderrapante.







6. Quartzito
O quartzito é resistente e tem como principal componente o quartzo.
É uma pedra muito requisitada por sua beleza, que se assemelha ao mármore. Os quartzitos podem apresentar cores muito raras e são muito valorizados por isso.

É uma pedra de revestimento externo bastante sofisticado que se assemelha ao mármore. Apesar de ser muito requisitada por sua beleza, não deixa a desejar no aspecto durabilidade e resistência ao sol e produtos químicos.
Também pode ser usada no piso e parede interna.




7. Pedra São Tomé
A pedra São Tomé – um tipo de quartzito – é uma das opções mais buscadas de pedra de revestimento para fachada.
Resiste por décadas a manchas, arranhões, chuva, sol, vento e outros agentes naturais. Não absorve calor e ajuda na manutenção da temperatura do ambiente.
Também pode ser usada em pisos, sendo indicada principalmente para áreas externas.
É uma opção de pedra de revestimento bastante sofisticada podendo criar ambientes elegantes quando usada em paredes texturizadas de áreas internas, como salas de estar, jantar e jardins de inverno.



Como escolher o tipo de pedra de revestimento para fachada?
Ao criar fachadas de casas revestidas com pedras, lembre-se de alinhar o estilo do exterior com o interior da casa. Assim você tem um projeto completo, que vai te deixar bastante feliz todas as vezes que chegar em casa.
Lembre-se de avaliar também os tipos de piso para área externa e interna. Para o acabamento da sua obra é provável que você também precise escolher uma tinta para equilibrar os ambientes, afinal, um cômodo só com paredes de pedras naturais pode ficar com uma aparência muito pesada.
Sugestão de leitura: Confira 5 tipos de pisos para a área externa da sua casa | Aprenda a escolher a tinta ideal para cada área da sua casa
E aí, já sabe qual a pedra natural para revestimento exterior será escolhida no seu projeto?
Esperamos que as dicas e inspirações acima tenham te ajudado. Agora só falta falar sobre uma coisa: o preço.
As pedras que apresentamos possuem muitas variações de custo, por isso, indicamos que acesse a loja virtual da Telhanorte para fazer um orçamento sem precisar sair de cada e receber tudo no endereço que indicar. Aproveite e conheça nossos departamentos de Pisos e Revestimentos, Pedras Naturais e Tintas.
Agora é só botar a mão na massa ou contratar um profissional para fazer isso por você!
Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino