Você está pensando em reformar a cozinha e adequar a decoração ao seu estilo? Confira dicas para não errar na hora de planejar os móveis
A cozinha deixou de ser um espaço exclusivo para preparação de alimentos e hoje já é vista por muitos como uma extensão da sala de estar, onde a família e amigos se reúnem para conversar, assistir TV e festejar. Assim, saber como planejar móveis de cozinha te ajudará a fugir do comum e transformar esse cômodo em um ambiente especial.
Uma cozinha planejada permite otimizar o espaço, adequando todos os móveis e utensílios às necessidades de quem vai usá-la. Tirar as medidas dos móveis para cozinha que você pretende instalar é só um dos passos desse processo.
Veja também: Como manter a cozinha organizada
Afinal, além de funcional, uma cozinha pode e deve ser bonita! E não faltam dicas de decoração para isso, hein? Impressione a todos com móveis de cozinha de aço, de madeira, no estilo americano, entre outras opções. Tudo isso e muito mais, você encontra na loja virtual Telhanorte.
Listamos abaixo cinco dicas valiosas sobre como planejar móveis de cozinha para você criar um ambiente especial. Seja para passar horas experimentando ideias novas de pratos ou para receber amigos em uma festa descontraída, prepare seu ambiente para ser o melhor!
1. Faça uma lista do que você vai realmente precisar
Não importa o tamanho da sua cozinha. Grande ou pequena, não vale a pena ter móveis supérfluos que te fazem perder um espaço que poderia ser mais bem utilizado para outros fins.
Aqui vai uma dica de ouro: seja qual for o ambiente, procure sempre dispensar móveis que não tenham serventia no dia a dia. Deixe a decoração por conta de itens menores e versáteis!
Sendo assim, para um ótimo planejamento da sua cozinha, a primeira coisa a se fazer é listar todos os eletrodomésticos e utensílios que você vai realmente usar. Não compre nada novo apenas por comprar e livre-se dos itens que já não são usados há tempos. Desta forma, você necessitará de menos móveis.

Agora, antes de seguir o impulso de se livrar de tudo, pense com calma. Alguns itens não são de uso frequente, mas pode ser que precisemos usá-los uma vez ou outra. Esses itens devem ser armazenados nas prateleiras ou armários mais altos e, assim, você ganha espaço de forma inteligente.
Após fechar essa lista, você finalmente poderá começar a planejar sua cozinha. Sabendo o que quer e o espaço disponível, já é possível começar a pensar em um projeto de móveis de cozinha.
2. Defina seu estilo
Antes de comprar os móveis, você precisa definir a identidade visual da sua cozinha. Se você buscar exemplos de cozinhas planejadas, certamente encontrará um que se encaixa bem com seu estilo e suas necessidades.
Se você quiser apostar no saudosismo, uma boa dica é comprar móveis de cozinhas no estilo rústico. Nada melhor do que isso para remeter àquela cozinha da casa de interior da vovó, nos domingos de manhã! Para dar um toque de modernidade, é interessante acrescentar móveis ou eletrodomésticos de metal ou aço inox.
Nesse caso, o mais comum são os móveis de cozinha de madeira, com muitos detalhes em ferro. Os tons predominantes são terrosos, mas nada impede de apostar em outras cores mais vivas como azul, amarelo e vermelho para compor o visual.
Veja mais em: 5 tipos de fogão para ter na cozinha de casa
Para completar a decoração, invista em móveis de madeira de demolição e em um revestimento de parede de tijolinho aparente. Por fim, abra espaço para plantas e compre um filtro de barro para trazer aquele charme especial.

Já quem deseja algo mais moderno e adaptado aos dias de hoje pode procurar pelo estilo americano. A proposta desse tipo de cozinha é unir ambientes e criar um espaço agradável, com boa área de circulação, para comer e beber com a família e amigos.

Ao juntar a sala de estar – ou de jantar – à cozinha, você pode apostar nas famosas ilhas (base de móvel com bancada superior, onde se encaixam, normalmente, a pia e o cooktop). Outra opção para conectar os cômodos é uma meia parede, comunicando os dois ambientes por meio de um balcão.

Para aproximar o projeto de uma pegada mais atual, móveis de cozinha de aço são uma excelente alternativa para as cozinhas americanas. Mas não se prenda às referências! Aposte na madeira ou alvenaria, se julgar que estas combinam mais com o estilo do restante da casa.
3. Tire todas as medidas do espaço
O grande diferencial da cozinha planejada é se adequar ao espaço disponível na sua casa ou apartamento. Portanto, antes de iniciar o planejamento e ir às compras, tire as medidas do cômodo e de tudo que você pretende usar no local.
Além disso, não se esqueça de projetar os móveis de cozinha de acordo com suas medidas pessoais – ou as de quem tiver a incumbência de pilotar o fogão com maior frequência. Afinal de contas, ninguém quer precisar se esticar ou maltratar as costas na hora de preparar uma refeição. A medida padrão de altura de bancada varia de 85 a 95 cm.
Já no quesito otimização de espaço, busque móveis que podem ser encaixados em cantos. Para quem está construindo a cozinha do zero ou planeja uma reforma total, existe a alternativa de embutir alguns deles na própria alvenaria. No caso de um cômodo pequeno, instale móveis nas paredes e coloque prateleiras até o teto.

4. Tenha cuidado com a iluminação
Você já parou pra pensar que a iluminação também pode te ajudar a ganhar espaço? Sim, existem truques para criar uma sensação de amplitude em espaços pequenos através do bom uso da luz!
Esses são os chamados efeitos luminotécnicos e podem facilmente serem colocados em prática na sua casa com itens de uso regular. Um espelho, por exemplo, reflete o cômodo e aumenta a sensação de profundidade.
Lembre-se de que cores mais escuras criam um ambiente mais aconchegante, mas ao mesmo tempo também podem diminuir seu tamanho relativo. Isto exigirá uma luz mais forte para contrabalancear esse efeito indesejado. Por outro lado, cores mais claras pedem menos luz, uma vez que esta já terá bastante superfície de reflexão.

Outra boa ideia é dividir a iluminação da cozinha em áreas específicas. Dessa forma, você pode ter uma luz principal e uma independente em cima do fogão ou da pia, por exemplo.

5 – Visite o site da Telhanorte
Agora que você já sabe como planejar móveis de cozinha, é hora de procurar artigos de qualidade e com ótimo preço. No site da Telhanorte você terá opções de armários para parede, gabinetes e balcões, além de itens para organização como utensílios, escorredor de louças, fruteiras e mais.
Edição de Murilo Bonício e Stéphanie Durante