O que é um biodigestor anaeróbico e como funciona? Descubra! | Blog Telhanorte
home > Materiais de Construção > O que é um biodigestor anaeróbico? Entenda como funciona

O que é um biodigestor anaeróbico? Entenda como funciona

o-que-e-biodigestor-anaerobico

| Materiais de Construção

Um biodigestor anaeróbico é um equipamento projetado para decompor matéria orgânica sem a ação do oxigênio, resultando em dois produtos: o biogás e os biofertilizantes.

Existem modelos de biodigestor tanto para imóveis residenciais quanto para a agricultura de larga escala. Eles geram energia de forma sustentável, através de substratos que, do contrário, se tornariam lixo ou iriam direto para o esgoto.

A energia térmica do biodigestor pode ser usada, por exemplo, nos sistemas de aquecimento residencial, por exemplo, ou como adubo natural para o jardim e pequenas hortas. 

Quer saber mais sobre essa maneira de tratar resíduos e gerar energia de maneira sustentável? Continue lendo e entenda o que é um biodigestor anaeróbico e como ele funciona.

O que é um biodigestor anaeróbico?

O biodigestor anaeróbico é um equipamento construído/instalado com o propósito de transformar matéria orgânica em fonte de energia ou de fertilização do solo

Tudo que viraria lixo em uma casa, uma grande área de plantação ou de criação de animais, pode ser transformada em biogás e biofertilizante.

O biogás é produto resultante da biodigestão anaeróbia na qual as bactérias agem em cima de uma base de substrato para fazer sua decomposição, produzindo o gás que pode ser usado como fonte de energia ou térmica.

Para que as bactérias possam agir, o biodigestor anaeróbio deve estar bem estruturado e nas condições ideais de temperatura, acidez e homogeneidade do substrato para que o resultado seja eficiente.

Outro resultado da ação do biodigestor é o biofertilizante (extrato líquido) que também é resultado da biodigestão anaeróbia, ou seja, sem a presença de oxigênio.

O biofertilizante é útil na agricultura para fortalecer o solo com microrganismos do bem que o tornam mais fértil, melhorando os resultados das plantações. Também fortalecem o solo do jardim e de hortas domésticas.  

É importante destacar que cada tipo de substrato/matéria orgânica é capaz de produzir uma quantidade de matéria orgânica com concentração de metano e gás carbônico variadas.

Como funciona um biodigestor

A estrutura do biodigestor anaeróbico é que vai ditar a forma como ele funciona e direciona o biogás ou o biofertilizante para utilização. 

Para entender como funciona o biodigestor, vamos descrever um passo a passo de três etapas com entrada, processamento e saída. 

1. Reservatório de matéria orgânica

O reservatório de matéria orgânica ou tanque de alimentação é onde o substrato fica armazenado antes de ser decomposto. Aqui, o substrato é homogeneizado e preparado nas condições ideais para a próxima etapa. 

2. Fermentador

O fermentador é onde a biodigestão anaeróbia acontece efetivamente. Nos sistemas mais modernos o substrato é conduzido automaticamente dentro do tanque.

Essa é a parte mais importante de um biodigestor anaeróbico. Ele conserva as condições ideais nas quais o substrato foi preparado para que as bactérias façam seu trabalho.

3. Saída

O biogás gerado é transferido para um gasômetro e sai como energia térmica para sistemas de aquecimento doméstico, industrial ou de criação de animais.

O gasômetro também pode ser direcionado para um motor gerador e sair na forma de energia elétrica para abastecimento de casa ou máquinas.

Acoplado ao fermentador, existe o reservatório de chorume, outro produto da biodigestão, para onde vai o extrato líquido da biodigestão e depois pode ser utilizado como biofertilizante. 

Confira esquema de como funciona um biodigestor descrito na imagem abaixo:

biodigestores-anaerobios

Interior de um biodigestor anaeróbico residência.

O biodigestor anaeróbio tem sido um equipamento utilizado mundialmente como uma maneira de gerar energia de forma sustentável e renovável.

Além de ser útil nas residências, diminuindo a quantidade de esgoto que em muitas cidades não recebe tratamento. 

Como dimensionar um biodigestor

Antes de colocar a mão na massa é preciso fazer um planejamento não só de como dimensionar um biodigestor na área que você tem, mas também de acesso ao substrato (matéria orgânica) e de redirecionamento/venda da energia gerado, se for o caso.

Empresas públicas e privadas e áreas da indústria podem ser ótimas fornecedoras de matéria orgânica para abastecer um biodigestor anaeróbico.

Em casas, o resíduo orgânico gerado pelo próprios moradores é uma fonte permanente de substrato para o biodigestor.

O projeto de criação da estrutura física e as dimensões do biodigestor anaeróbio devem ser estudadas por um especialista técnico e um especialista em gerenciamento de resíduos sólidos. 

A dimensão do biodigestor está ligada a quantidade de substrato que existirá disponível para uso na decomposição.

Confira no vídeo abaixo como fazer a instalação de um Biodigestor da linha Ecolimp da Acqualimp corretamente:

Onde comprar um biodigestor anaeróbico

Agora que você sabe o que é um biodigestor anaeróbico, pode estudar com mais precisão a utilização do equipamento.

Em países como a Alemanha, os biodigestores já são uma realidade e aqui no Brasil o potencial de expansão da energia sustentável e do reaproveitamento de recursos é grande. 

E se essa solução é rentável para a indústria, também tem a sua versão de uso doméstico.

Confira os modelos de Reservatórios de biodigestor anaeróbio para instalações residenciais e torne sua casa mais sustentável.

Faça suas compras online com o cartão de crédito da Telhanorte e aproveite as melhores formas de pagamento do mercado! Faça seu pedido e receba tudo em casa.