Nessa matéria, mostraremos para que serve um climatizador de ambientes e quais os benefícios ele pode proporcionar para sua saúde e disposição
A climatização de ambientes consiste, basicamente, em diminuir ou aumentar a temperatura de um espaço para torná-lo mais confortável e aconchegante. O processo também pode ser usado em uma casa inteira.
O objetivo de climatizar um ambiente é proporcionar uma temperatura agradável para as pessoas que estão nele, sem fazê-las tremer de frio ou suar em bicas. A tecnologia, muito comum em lojas e escritórios, também está disponível para ser instalada em residências.
E a verdade é que estamos passando cada vez mais tempo dentro de casa, inclusive para trabalhar. Aliás, um estudo recente indica que o home office deve crescer 30% após a pandemia do coronavírus.
Um ambiente muito quente ou frio demais pode acabar com sua concentração no trabalho, ou até com o prazer de ler um livro ou assistir um filme no conforto do lar. Por isso, um climatizador de ambiente pode melhorar, e muito, sua qualidade de vida.
Ao final do texto, você vai saber tudo que precisa para instalar essa tecnologia com eficiência em sua casa!
Mas, afinal, o que é climatização de ambientes?
Por definição, climatização é o processo de tornar a temperatura de um ambiente agradável para os organismos biológicos que vivem nele. A tecnologia usada para tornar esse processo possível recebe o nome de AVAC.
AVAC é a sigla para aquecimento, ventilação e ar condicionado. Estes três processos são os responsáveis por modificar a temperatura do ar no interior de um ambiente.
Em lojas e escritórios, a climatização é feita por meio de sistemas de ar condicionado, purificação do ar, aquecimento central ou ventilação.
No caso de uma residência, você pode comprar um ar condicionado para aguentar um verão de 40ºC ou aquecedores, para invernos mais rigorosos. Mas você sabia que o climatizador pode ser uma ótima opção para qualquer estação do ano?
Veja também: Ideias para ventilação de ambientes
Como funciona um climatizador de ambiente?
Depois de saber o que é climatização de ambientes, você pode estar se perguntando: mas como um climatizador funciona?
Trata-se de um dispositivo que usa a água para promover a troca de calor com o ambiente. Ao deixar o ar mais úmido, o aparelho torna a sensação térmica do local mais agradável.
Mecanicamente, o climatizador de ar funciona como um ventilador. A diferença é que, em ambientes mais quentes, você poderá usar água gelada ou até gelo para umidificar um espaço.
Outros modelos de climatizador também contam com a função de aquecimento. Se você mora em locais mais frios, um aparelho desse tipo deixará a temperatura agradável todos os meses do ano.
Saiba mais em: Climatizador ou ventilador: o que é melhor?
Para que serve um climatizador de ambiente?
O climatizador é o aparelho ideal para quem não quer mudanças bruscas de temperatura. Diferente do ar condicionado e do aquecedor, ele apenas climatiza o local, fazendo a sensação térmica baixar ou aumentar de dois a cinco graus.
Alguns modelos possuem purificadores de ar. Ou seja, além de climatizar, esses aparelhos também podem deixar o ar mais saudável, eliminando microrganismos como fungos, bactérias e ácaros.
Há também modelos com a função umidificador, ideais para lugares com baixa umidade do ar. Nesse caso, o aparelho contém um compartimento para a colocação de água gelada e gelo, o que faz com que ele libere gotículas minúsculas de água no ar.
Quais são os benefícios de um climatizador de ambiente?
Como vimos acima, os climatizadores não só tornam o ambiente mais agradável, mas também mais saudável. Esse tipo de aparelho é especialmente indicado para pessoas com problemas respiratórios.
Os climatizadores também gastam muito menos energia que o ar condicionado e o aquecedor. Além disso, você não vai precisar isolar o cômodo, fechando portas e janelas, para fazê-lo funcionar.
Outra vantagem é que o aparelho geralmente é portátil. Por ser de fácil transporte, pode ser levado para vários cômodos da casa.
Como funciona a climatização de ambientes grandes
Muitas pessoas já se convenceram que o climatizador funciona bem em locais pequenos, mas ainda duvidam da eficácia da climatização de ambientes grandes. Mas pode acreditar, tamanho não é documento para esses aparelhos.
Vários espaços como academias, igrejas e shoppings já usam climatizadores em grandes ambientes para refrescar e melhorar a qualidade do ar. E mesmo sem um aparelho de grande escala, você não fica na mão se quiser climatizar um cômodo mais extenso.
Para fazer o cálculo para a climatização de ambientes o primeiro passo é verificar quantos metros cúbicos o local possui.
Essa conta é feita com a seguinte fórmula: comprimento x largura x altura.
Em seguida, basta multiplicar o resultado por 30, que é a quantidade de trocas de ar normatizada para os climatizadores.
O número final será o que você deve usar para saber se o local em questão precisará de um ou mais climatizadores. Importante dizer que, além da conta, é fundamental ler com atenção a embalagem ou o manual de instruções dos aparelhos para ter certeza da sua capacidade.
Leia também: Como escolher os BTUs do ar condicionado
Mais equipamentos para climatização
Agora que você já sabe o que é climatização de ambientes e todos seus benefícios, que tal deixar sua casa ainda mais aconchegante? Além dos climatizadores, esses outros equipamentos podem te ajudar a criar um clima perfeito no seu lar:
- Ar condicionado
- Ventilador
- Aquecedor de ar
- Umidificador e desumidificador de ar
Você pode encontrar todos os produtos acima e muitos outros na seção de climatização do site da Telhanorte. Ou seja, não vão faltar opções para você investir na melhoria do ar que você e sua família respiram.
Visite nossa loja virtual e faça seu pedido, a entrega é garantida em todo o Brasil!
Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino