Para que serve o passa fio e como utilizá-lo corretamente | Blog Telhanorte
home > Elétrica > Para que serve o passa fio e como utilizá-lo corretamente

Para que serve o passa fio e como utilizá-lo corretamente

eletricista-residencial-tomada-passa-fio-fita-isolante

| Elétrica

 

Precisa instalar a fiação da sua casa? Conheça o passa fio e fique por dentro de como todo o processo é feito!

 

Você já se perguntou como que a o cabeamento elétrico da sua casa é instalado por dentro das paredes e teto? Para que os fios possam ser estendidos internamente de um cômodo ao outro, eletricistas e demais profissionais da área utilizam o passa fio. Como o próprio nome sugere, a função dessa guia é passar os fios e cabos pelos eletrodutos e conduítes do imóvel e assim permitir que os pontos de eletricidade sejam criados. 

Se você está fazendo uma obra e ficou curioso para saber mais sobre o uso do passa fio, ou se você é eletricista e está com algumas dificuldades de passar o fio pela instalação elétrica, este texto é para você!

 

O que é e para que serve o passa fio?

O passa fio é um acessório indispensável para fazer o cabo sair da caixa de distribuição e chegar até os locais em que você deseja ter acesso à eletricidade, como por exemplo bocais para lâmpada, tomadas, interruptores e chuveiros elétricos

Ao utilizar essa ferramenta, o processo de distribuição de pontos de energia se torna muito mais simples e eficiente, sendo assim um item indispensável para todas as obras e profissionais especializados.

Confira em nosso site o Passa Fio Deslizante 20 Metros, além de outros modelos e tamanhos.

 

Passa-fio-deslizante-20-metros-Kit-Flex

Passa fio deslizante 20 metros Kit-Flex (Foto Acervo / Telhanorte)

 

Guia prático de como utilizar

Antes de qualquer coisa, vale destacar que é necessário que  a instalação elétrica da sua casa seja feita por um profissional especializado! Tentar fazer isso sozinho é perigoso e não é, de forma alguma, recomendado. Caso esteja procurando por alguém de confiança para realizar o serviço com qualidade, entre em nosso site: www.telhanorte.com.br e contrate um profissional conosco!

 

Comprando o passa fio ideal

Escolha por uma guia com alma de aço. Elas são mais resistentes e conseguem fazer as curvas dentro do eletroduto de maneira mais eficiente. Repare também se a cabeça do passa fio tem uma mola. Ela torna o acessório mais flexível e essa é uma característica valiosa para que você realize seu trabalho com mais velocidade. 

Sugerimos que você tenha dois passa fios: um com comprimento de 15 metros e outro com 20 metros. Geralmente, o primeiro acaba sendo o mais utilizado, mas em alguns casos, é necessário um cabo mais comprido. 

Lembre-se de optar por marcas de boa qualidade. É bastante comum acontecer de passa fios de baixa qualidade quebrarem facilmente, até mesmo durante o seu uso. Na Telhanorte você encontra uma seção de passa fios com opções de marcas confiáveis e a bons preços. Vale a pena conferir!

 

Colocando a mão na massa

  1. coloque todos os fios junto do passa fio;
  2. prenda com um pedaço de fita isolante;
  3. coloque os fios espaçados para não formar um aglomerado de cabos, que podem embolar durante a passagem dos fios pelos conduítes e curvas;
  4. garanta que a tubulação elétrica tenha o diâmetro necessário para que os cabos passem sem sobrecarregá-la.

Que tal assistir um passo a passo completo que encontramos para vocês? O vídeo abaixo tem dicas valiosas da galera do Engehall Elétrica sobre quando e como usar um passa fio.

 

 

O que fazer quando o passa fio não funciona?

Existem alguma razões para os cabos não passarem por um conduíte com a ajuda do passador de fios. Entre as mais comuns estão: 

 

 

Com todas essas dicas em mãos, esperamos que você esteja pronto para dar mais um passo em sua obra e evitar mais dor de cabeça desnecessária. Na dúvida, sempre procure a ajuda de um profissional qualificado!

E caso você seja um eletricista e esteja procurando por ferramentas de qualidade, aqui na Telha temos tudo que você precisa. Além dos acessórios elétricos, indispensáveis para o dia a dia de um profissional, também há um setor de EPI com todos os equipamentos de segurança essenciais para uma obra sem riscos.

 

Edição por Vinicius Marques e Stéphanie Durante