Leitura: 7 min

9 dicas para escolher pisos e revestimentos de forma assertiva

Conheça modelos e dicas para escolher pisos e revestimentos para banheiro e ter um efeito tanto bonito como duradouro na sua casa

  O piso revestimento para banheiro é uma das escolhas mais importantes na hora de montar e decorar este cômodo. A beleza estética das peças deve ser associada ao conforto e, principalmente, a segurança. A variedade de tamanhos, cores e modelos permite criar desde um projeto super personalizado até um banheiro neutro e simples, sem muitos detalhes. O conforto e a facilidade de limpar dos modelos de pisos e revestimentos para banheiro também fazem a diferença na hora da compra. Quer acertar na compra de piso revestimento para banheiro? Continue lendo e confira as melhores dicas e conheça as opções disponíveis.   
Confira também: Tipos de chuveiro: Conheça os modelos mais comuns
 

Modelos de pisos e revestimentos para banheiro

Quando se trata de piso revestimento para banheiro existem várias opções, mas vamos citar as mais usadas:

Pisos para banheiro

Os pisos para banheiro devem ter uma textura mais áspera, proporcionando uma aderência melhor e, consequentemente, mais segura para o ambiente. Os tipos mais usados no chão do banheiro são: – Cerâmica;  Porcelanato (o mais usado!); – Ladrilho hidráulico; – Pastilha na cobertura total ou como detalhe.

Revestimentos para banheiro

Ao contrário dos materiais usados no piso, os revestimentos devem ser usados exclusivamente nas paredes, pois não tem a resistência necessária dos materiais de chão. Os tipos de revestimento mais usados são: – o mesmo material usado no piso; mármore e outras pedras naturais; papel de parede; – pastilhas; – revestimento 3D. Tanto no piso quanto no revestimento das paredes é possível mesclar dois materiais. Algumas combinações possíveis são: – piso e revestimento do mesmo material; – um material no piso e meia parede de um revestimento contrastante: na cor ou na textura;  – combinação de dois materiais no piso que sobem e continuam o desenho na parede, entre outras possibilidades.

Como escolher piso e revestimento para banheiro

Para acertar na hora de escolher piso revestimento para banheiro siga essas dicas:  

1. Porcelanato pode subir para as paredes

Prefere um piso uniforme, neutro e não quer adicionar mais detalhes? Aposte no porcelanato, um material resistente e com baixa taxa de absorção de água.  
Revestimento para banheiro (Foto: minhacasa.abril.com.br/ Reprodução)
O porcelanato está entre os mais comprados para fazer o assentamento de piso do banheiro. Pode ter um preço um pouco maior, porém compensa na versatilidade e opções de cores e acabamentos, descartando a necessidade de outros detalhes.  

2. Cores claras ampliam os ambientes

Essa dica de piso revestimento para banheiro vale, especialmente, para banheiros pequenos. Para dar a sensação de mais espaço escolha cores claras e neutras.  
Banheiro com revestimento marmorizado (Foto: enterprise.shutterstock.com/ Reprodução)
  Branco, bege e cinza claro são alguns exemplos nos quais você pode apostar. Se tiverem uma textura leve ou imitar um tipo de pedra natural o resultado será ainda mais bonito.  

3. Destaque a parede com revestimento com textura

A parede de tijolinho rústico tem outras versões e uma detalhes é feita com revestimento de cerâmica que imita o acabamento de tijolo. 
Parede de banheiro com imitação de tijolo aparente (Foto: br.pinterest.com/ Reprodução)
  Essas peças são acetinadas e o efeito brilhante fica lindo no banheiro. Para o detalhe ficar ainda mais melhor, escolha cores claras como branco e bege. O revestimento 3D é outra opção ideal para adicionar textura ao acabamento das paredes do banheiro. A variedade de desenhos contribui para criar a estética que mais combina com a decoração  

4. Explore os acabamentos diferentes para o piso

O porcelanato oferece uma variedade grande de acabamentos, reproduzindo o efeito de materiais como madeira e pedras naturais.  
banheiro-piso-ladrilho-hidraulico
Banheiro com piso ladrilho hidráulico (Foto: dicasdecor.com/ Reprodução)
Com isso, é possível economizar custos sem perder na qualidade do material que vai durar mais tempo, se bem conservado.  

5. Piso revestimento para banheiro tem que ser fácil de limpar

É fundamental dar prioridade ao tipos de materiais que citamos no início para piso e revestimento para banheiro. A ambiente é úmido e usado constantemente. Por isso, deve ser fácil de limpar para evitar acúmulo de sujeira. O porcelanato e a cerâmica são os mais fáceis de manter da lista. As pastilhas exigem mais atenção na limpeza dos rejuntes e os ladrilhos hidráulicos tendem a desgastar naturalmente com o tempo.
Banheiro revestido com pastilhas (Foto: https://minhacasa.abril.com.br/ Reprodução)
Evite aplicar produtos químicos pesados na hora da limpeza para não manchar o piso (especialmente o porcelanato). Água e sabão neutro são suficientes para limpar adequadamente. 

6. Atenção na escolha do acabamento

Além da textura, o acabamento do piso revestimento para banheiro também é importante. Os porcelanatos que são os mais usados tem acabamento acetinado (brilhante), mate e rústico.
Papel de parede em banheiro (Foto: br.pinterest.com/ Reprodução)
  Os acetinado possuem polimento e, por isso, tem menos aderência, exigindo mais atenção. Como é um ambiente úmido, os porcelanatos mate e rústico tem mais aspereza e aderência, aumentando a segurança.   
Leia também:  Ducha: Como e quando usar
 

7. Evitando problemas com a infiltração

Piso revestimento para banheiro não é uma solução impermeabilizante, ou seja, não evitam a absorção de água. O material em si pode ter a característica de ser ser menos permeável, mas ainda sim não faz essa função. Para realmente evitar os problemas com infiltração é necessário fazer a impermeabilização do chão e das paredes antes da aplicação do piso.   

8. Use o box do banheiro como elemento decorativo

Nos projetos de banheiro mais modernos, o piso do box se tornou a cereja do bolo da decoração. Para destacar a área são escolhidos materiais com uma cor mais vibrante ou uma textura diferenciada.  As pastilhas multicoloridas e pisos com acabamento geométricos ou de duas cores diferentes (preto e branco) são algumas opções.  
banheiro-piso-geometrico
Banheiro com box (Foto: br.pinterest.com/ Reprodução)
  Lembre-se: o piso para essa parte do banheiro precisa ter uma boa aderência para evitar escorregões. Os acabamentos mate e rústicos são os que cumprem melhor função.   

9. Tenha atenção ao nivelamento das parede e pisos

É fundamental ao construir que as paredes e pisos sejam niveladas corretamente, pois isso afeta todo o acabamento posterior da obra, em todos os cômodos.
banheiro-escuro
Banheiro com nivelamento nas paredes (Foto: br.pinterest.com/ Reprodução)
Se você vai reformar, cheque se é necessário fazer ajustes para não perder seu investimento em um bom piso. Verifique se o piso e a parede estão niveladas, use a argamassa adequada para o material escolhido e também o rejunte indicado para o piso. 

Gostou das dicas de piso revestimento para banheiro?

Com as dicas acima você vai escolher os modelos de pisos e revestimentos para banheiro que vão combinar com o projeto definido para sua casa. Aproveite que você está online e confira as opções de Pisos e revestimentos que a Telhanorte tem para a sua obra. Fazendo seu pedido online, você pode receber no seu endereço com a comodidade de não precisar sair de casa.  

Edição de Laila Pereira

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...