Prós e contras do piso laminado | Blog Telhanorte
home > Decoração > Prós e contras do piso laminado

Prós e contras do piso laminado

| Decoração

O piso laminado foi pensado para ser uma opção prática, econômica e sustentável. Entenda nessa matéria os prós e contras desse tipo de revestimento

 

Produzido a partir de Pinus e Eucalipto, o piso laminado é um dos principais modelos produzidos através da madeira. Esse revestimento pode ser encontrado em dois tipos, sendo eles o HDF e o HPP, que são diferentes substratos de madeira, e ambos possuem uma alta resistência contra impactos.

O piso laminado tem conquistado o seu espaço no mercado com todos os seus prós, mas para entender um pouco mais sobre esse produto antes de optar por usá-lo, fique com algumas vantagens e desvantagens que podem ser importantes para a sua decisão final.

 

Piso laminado em quarto infantil (imagem: Vivadecora.com/reprodução)

Piso laminado em quarto infantil (imagem: Vivadecora.com/reprodução)

Vantagens

 

1- Isolante térmico
O piso laminado proporciona um conforto maior para andar descalço até mesmo em dias frios, perfeito para crianças que estão treinando os seus primeiros passos.

2- Fácil limpeza
Um aspirador de pó e uma vassoura macia resolvem quase todos os seus problemas. Em caso de manchas, um pano úmido já resolve.

3- Ecológico
É feito de madeira reflorestada.

4- Não atrai cupins
Produzido com componentes químicos contra ataque de pragas.

5- Hipoalérgico
Ideal para quarto de recém-nascidos e pessoas com problemas de alergia crônica.

6- Baixo custo
Além de ser um produto mais em conta, ele imita fielmente pisos de madeira natural, além de possuir uma variedade de cores e texturas.

7- Resistente
O fato de ser protegido por resina de melanina torna esse produto resistente a danos.

8- Fácil aplicação
O piso laminado possui duas formas de instalação: adesivo e encaixe. Ambos podem ser instalados sobre um piso existente ou diretamente no contrapiso, e não dependem de mão de obra específica, você mesmo consegue instalar.

9- Alta durabilidade
O piso laminado possui uma vida útil de aproximadamente 15 anos.

 

Desvantagens

 

1- Não resistente à água
O contato com a água pode danificar o revestimento, sendo assim contraindicado para áreas externas e casas com animais domésticos, pois a urina do animalzinho pode danificar o piso.

2- Desconforto acústico
Por ser um piso flutuante é comum emitir um som “oco” ao pisar com sapatos de salto alto.

3- Sujeito a desbotamento
O piso laminado pode sofrer descoloração se exposto ao sol, por isso esse tipo de piso não é indicado para ambientes externos.

 

Continue sua leitura em: Como colocar piso laminado: passo a passo

 

Agora que você já é quase um especialista em pisos laminados é hora de partir para a prática! Na Telhanorte você encontra diversos modelos de piso laminado e pode escolher o da sua preferência contando com a ajuda de um dos nossos profissionais. Esperamos por você!!