Leitura: 6 min

Saiba como escolher o modelo de purificador de água ideal

Aprenda a escolher um purificador de água e saiba analisar os principais critérios que o produto deve cumprir para fornecer água de qualidade

O purificador tem a função de tornar a água mais limpa, eliminando elementos ruins por meio de filtros com retenção de partículas e bactérias. Hoje em dia, o mercado está cheio de tipos e modelos diferentes de purificadores, desde os mais caros até os mais baratos. Para te ajudar a escolher o purificador ideal, montamos esse GUIA com as principais dicas do que você precisa analisar na hora da compra! Veja também: Dentre os critérios que separamos, os 4 primeiros itens são determinados pelo INMETRO  (Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e pelo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Os seguintes são características técnicas em relação à eficiência do purificador. Vale destacar que, desde 2011, a venda de purificadores de água sem o Selo INMETRO é proibida.
selo-inmetro-purificador-agua-eficiencia-filtro-capacidade-abnt-nbr
Selo INMETRO (Foto: Electrolux / Reprodução)
De forma resumida, os 7 critérios principais que você deve considerar na hora da compra são: 1- Aprovação para retenção de partículas; 2- Aprovação para redução de cloro livre. 3- Aprovação para eficiência bacteriológica; 4- Consumo de energia; 5- Aviso de troca do refil; 6- Opções de temperatura da água; 7- Vazão da água.

O que conferir antes de comprar um purificador de água

1- Aprovação para retenção de partículas

Ferrugem, argila e areia são alguns resíduos pequenos que podem ser carregados pela água, desde a estação de tratamento até a tubulação doméstica. A avaliação do INMETRO classifica em seis níveis o grau de retenção de partículas de um purificador. Atualmente, a escala vai de A a F, sendo ‘A’ a classificação mais eficiente. Você ainda pode encontrar na embalagem do produto a classificação antiga, que vai de P-I a P-VI.
purificador-agua-lorenzetti-modelo
Purificador de água Vitale branco Lorenzetti (Foto: Acervo / Telhanorte)

2- Aprovação para redução de cloro livre

O cloro é uma substância utilizada no tratamento feito nas estações de água, mas que faz mal à saúde. Por isso, não é recomendado beber água da torneira sem a presença de um bom filtro. Dessa forma, a segunda dica é checar a classificação do aparelho em relação à sua capacidade de redução de cloro livre na água. A classificação, também feita pelo INMETRO, tem três níveis: C-I, CII e CIII, onde o nível I indica que o purificador retira até 75% do cloro presente na água.
Purificador-de-agua-para-torneira-Versatille-branco-Lorenzetti
Purificador de água para torneira Versatille branco Lorenzetti (Foto: Acervo / Telhanorte)

3- Aprovação para eficiência bacteriológica

Existem muitas bactérias causadoras de doenças que podem ser transmitidas pela água. Daí a importância de ter água potável de qualidade para beber e preparar os alimentos. O teste de eficiência bacteriológica mostra a capacidade do purificador de eliminar os tipos de bactéria que podem trazer riscos à saúde.
Purificador-de-agua-Gioviale-branco-Lorenzetti
Purificador de água Gioviale branco Lorenzetti (Foto: Acervo / Telhanorte)

4 – Consumo de energia

A maioria dos purificadores precisa estar ligado na energia para funcionar. Isso não significa, no entanto, que ele terá um consumo alto. Para ter um critério de análise sólido, verifique a classificação do produto no Selo PROCEL. O selo é uma avaliação da Eletrobras que testa o desempenho energético de equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado e os classifica em relação à eficiência e menor consumo de energia. Se o seu modelo de purificador preferido tiver o selo PROCEL, ele não irá onerar sua conta de luz. Lembre-se também de comprar o purificador na voltagem correta da sua casa: 110V ou 220V.
selo-procel-desempenho-eficiencia-economia-energia-gasto
Selo Procel (Foto: Procel / Reprodução)

5- Aviso de troca de refil

Assim como os filtros de barro, o purificador tem um refil interno responsável por executar as três ações acima para fornecer água filtrada. Geralmente, a vida útil do refil dos purificadores é de seis meses a um ano — varia de acordo com a marca. Então, verifique se a máquina tem a função de aviso de troca do refil para que você saiba o momento de fazer a troca.
Refil-compacto-para-purificador-de-agua-Gioviale-Lorenzetti
Refil compacto para purificador de água Gioviale Lorenzetti (Foto: Acervo / Telhanorte)
Importante: o filtro do purificador não pode ser lavado e nem reaproveitado. A troca é obrigatória!

6- Opções de temperatura da água

Na hora de comprar um purificador, confira as opções de temperatura da água que ele fornece. Alguns modelos só servem água natural,  enquanto outros podem oferecer em temperatura gelada e até mista. Tenha em mente seu critério para refinar a busca. Outro detalhe importante no caso da água gelada ser uma prioridade, é verificar a capacidade de refrigeração do purificador, ou seja, a quantidade de litros por hora que ele consegue refrigerar. Verifique também a capacidade do reservatório interno em litros de água gelada. O purificador não gela a água na hora que você aperta o botão. A água é refrigerada previamente e fica armazenada, daí a importância de ter uma boa capacidade de armazenamento.

7- Vazão da água

A vazão é o que determina se o copo de água vai encher rápido ou devagar no momento em que você aperta o botão do painel. Alguns modelos de purificadores têm uma vazão de água muito pequena, fazendo-se necessária a instalação de um pressurizador.

Gostou das dicas?

Agora você sabe como comprar um purificador de água e tem todas as informações para fazer uma escolha eficiente para sua casa. Acesse o site da Telhanorte e confira os modelos de Purificador de água disponíveis em várias marcas e tamanhos. Além do purificador, temos uma seção completa com tudo para sua Cozinha e Lavanderia e também Eletrodomésticos Aproveite a comodidade de comprar online com segurança e faça seu pedido. Nossa equipe leva tudo até você! #vivasuacasa

Edição de Vinicius Marques e Murilo Bonício

Posts relacionados

Integrar plantas à decoração da casa é algo que...
Poucas coisas na vida são tão gostosas quanto receber...