Cooktop: como escolher o ideal para a cozinha | Blog Telhanorte
home > Cozinha > Cooktop: como escolher o ideal para a cozinha

Cooktop: como escolher o ideal para a cozinha

cooktop-bancada-inducao-eletrico-gas-fogao-forno-instalacao-cozinha

| Cozinha

 

Cooktop a gás, elétrico ou por indução. Entenda quais os tipos de cooktop, suas características, vantagens e desvantagens

 

Os cooktops são uma espécie de fogão instalados em uma bancada e sem o forno embutido na mesma peça. São opções de fogão que ocupam menos espaço e, por isso, são ideais para cozinhas pequenas. Se você está começando a pesquisar sobre essa opção, saiba que existem 3 modelos de cooktop, que são divididos de acordo com o tipo de alimentação: a gás, elétrico ou por indução. 

A seguir vamos apresentar quais as diferenças entre esses tipos de cooktop e destacar algumas dicas para você escolher o seu. Continue acompanhando!

 

Quais os tipos de cooktop: opções de alimentação do produto

O desejo por essa peça vai muito além do pouco espaço que ela ocupa. O estilo moderno faz com que esse eletrodoméstico também seja parte da decoração da cozinhaO cooktop oferece mais versatilidade para o design do ambiente, uma vez que permite a instalação do forno em outro espaço e, mesmo, a criação de ilhas de preparação de alimentos. 

 

Sugestão de matéria: Quer montar uma cozinha funcional? Então confira 5 dicas para otimizar o espaço e 5 tipos de fogão para uma cozinha moderna e prática!

 

Cooktop a gás

Esse é o modelo mais parecido com o fogão tradicional. Ele precisa de um botijão de gás ou gás encanado no local da instalação para funcionar, possui grades entre as bocas e oferece aquecimento instantâneo, além de certo controle de temperatura. É o modelo mais barato em relação às outras duas opções que apresentaremos aqui. Com o cooktop a gás, você pode usar qualquer tipo de panela, inclusive aproveitar as que você já tem em casa.

Cooktop-5-bocas-Brastemp-com-quadrichama-e-timer-touch

Cooktop 5 bocas Brastemp com quadrichama e timer touch (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Cooktop elétrico

Como o próprio nome nos leva a pensar, esse modelo funciona a partir da energia elétrica e, por isso, ao invés de conexão com o gás, precisa de uma tomada por perto. É uma opção segura de cooktop, porque com ele você não lida diretamente com o fogo. Entretanto, não aceita qualquer tipo de panela. O ideal é o uso de panelas de cerâmica ou vidro, mas é importante garantir que o fundo delas seja um fundo plano – para transmissão de calor uniforme.

Um ponto negativo é o consumo de energia elétrica, que se assemelha ao gasto do chuveiro elétrico. Isso pode aumentar a sua despesa e o valor da conta de luz. 

 

Cooktop por indução

É um tipo de cooktop elétrico, entretanto, funciona pela indução gerada por um campo magnético, que transfere o calor do cooktop diretamente para o fundo da panela. O cooktop não fica quente, apenas as panelas. Também não aceita qualquer tipo de panela, sendo necessária a compra de panelas magnéticas para gerar o campo magnético que permite o aquecimento.

É muito fácil de limpar e tem um design muito moderno e sofisticado, sendo o grande sonho de consumo de muita gente!  Mesmo sendo a opção mais cara entre os 3 tipos de cooktop, representa um impacto menor na conta de energia em relação à versão elétrica.

Assim como os demais modelos, pode ser encontrado com 1 ou até 6 bocas. 

Cooktop-por-inducao-Sim-Touch-EI-30-29x37cm-220V-preto-Tramontina

Cooktop por indução Sim Touch EI 30 29x37cm 220V preto Tramontina (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Material do qual é feito o cooktop

Agora que você já conhece quais os tipos de cooktop de acordo com o sistema de alimentação a partir do qual eles funcionam, vamos apresentar algumas características, como o tipo de material do qual são feitos. Entre as opções mais comuns estão: 

 

Dicas para escolher o modelo ideal

Para escolher o cooktop que mais se adeque ao seu dia a dia, é importante que você observe:

 

Importante: Independente de qual cooktop você escolher, a instalação do equipamento demandará a contratação de um profissional da assistência técnica da marca do eletrodoméstico. Assim você mantém os direitos como a garantia. Para saber como a instalação de cada tipo de cooktop é feita, leia nossa matéria: Cooktop na cozinha: dicas de instalação

 

Escolha o tipo de cooktop ideal para sua cozinha

Aproveite os preços da seção de Fogão, Forno e Coifa da Telhanorte e faça sua compra online. Você pode consultar as opções de frete ou verificar a disponibilidade de retirada em loja para sua região. Qualquer dúvida durante a sua compra no site você pode tirar falando com a nossa equipe via WhatsApp.

 

Edição por: Vinicius Marques e Murilo Bonício