home > Ferramentas > Qual furadeira comprar: Checklist com 9 atributos para verificar antes de escolher

Qual furadeira comprar: Checklist com 9 atributos para verificar antes de escolher

tema: Ferramentas
#30 - 23 de novembro de 2019

Seja você um profissional do setor de construção e obras, ou um curioso que usa ferramentas como hobby, escolher qual furadeira comprar é uma questão que merece atenção. Afinal, uma compra ruim pode significar um investimento financeiro perdido, atraso na entrega dos projetos e estresse durante a execução do trabalho.

Pensando nisso, criamos um guia com tudo o que você precisa saber antes de escolher o tipo de furadeira ideal.

É só acompanhar!

Qual furadeira comprar? 9 atributos que deve ser analisados

1. Tipo de material e projeto

O primeiro fator a ser observado é o tipo de material que será perfurado pelo equipamento. Os mais comuns são:

  • concreto;
  • madeira;
  • metal;
  • alvenaria;
  • vidro.

No mercado você encontra modelos de furadeira diferentes para cada um desses materiais.

Ao escolher qual furadeira comprar, considerando no que você irá trabalhar, você alcança uma melhor performance de trabalho, produzindo mais em menos tempo.

2. Modelo

De maneira geral existem 3 modelos diferentes de furadeira:

  • domésticas ou para hobby;
  • profissional;
  • industrial.

A principal diferenciação está na capacidade de desempenho dela e em suas potências.

Se você utiliza sua furadeira apenas no final de semana, para pequenos reparos e reformas, não precisará de um equipamento com a mesma capacidade de um profissional que lida com a furadeira todos os dias, durante muitas horas.

É por isso, que é importante estar atento às especificações dos produtos e garantir que você não escolha uma furadeira que está além ou aquém de suas necessidades.

3. Potência

Como dissemos acima, é preciso considerar qual será o uso da furadeira, antes de comprar um modelo. A potência vai variar de acordo com a utilização do equipamento.

Você pode usar a medida de potência também para ter uma ideia mais aproximada do que você deseja:

  • furadeiras domésticas tem em média 350 a 400 Watts de potência;
  • máquinas para profissionais autônomos podem variar de 550 a 600 Watts de potência;
  • equipamentos acima de 680 Watts são voltados para profissionais que desejam trabalhar com ela continuamente

4. Furadeira com ou sem impacto

Assim como a potência, o impacto também é um dos elementos fundamentais que diferenciam as furadeiras.

Existem modelos de furadeiras com ou sem o sistema de impacto. Sua escolha também pode variar de acordo com o material que será perfurado, entretanto, de maneira geral, as furadeiras com sistema de impacto possuem maior potência, maior rotação e, consequentemente, possibilitam maior produtividade, poupando o esforço físico e realizando o trabalho em menor tempo. 

Se você está buscando por qual melhor furadeira para concreto ou cimento, indicamos a com sistema de impacto. Confira abaixo qual furadeira comprar para lidar com cada material:

  • sistema com impacto – alvenaria e concreto;
  • sem impacto – madeira e metal, incluindo, – montagem de móveis.

5. Tamanho do Mandril

O mandril é o local que recebe a broca, por isso, é preciso verificar se elas são compatíveis com o mandril que está acoplado à furadeira:

  • mandril de ⅜ pegam broca de até 10 mm;
  • mandril de ½ pegam broca de até 13 mm.

Existem furadeiras com e sem mandril. No primeiro caso, elas exigem a chave para apertar as castanhas do mandril, já as sem mandril, são de aperto rápido, é só apertar com a mão.

qual furadeira comprar

Furadeira Parafusadeira 3/8″ LD12SP-BR Bivolt 12V Black Decker  | Confira a oferta na loja virtual da Telhanorte

6. Velocidade

Uma das dúvidas de como comprar uma furadeira boa é a respeito das velocidades que elas apresentam. O ideal é investir em um equipamento que possuam variadas velocidades, no geral, são dois níveis, e isso já é ótimo!

Tudo isso é controlado pelo gatilho, de maneira suave.

Existem também as furadeiras que possuem interruptor eletrônico, para que o operador possa controlar a velocidade do giro  Nesses modelos quanto mais se pressiona o botão, mais rápido é o giro.

7. Giro reversível

Os equipamentos que possibilitam o controle de velocidade, oferece também a opção de giro reversível. Com ele você pode inverter o sentido de rotação da broca.

A funcionalidade de giro reversível é necessária para quem está buscando por como escolher uma furadeira e parafusadeira. Afinal, é esse giro que permite que o operador use a furadeira como parafusadeira, apertando e desapertando parafusos.

Também é uma forma mais fácil de tirar a broca do material que está sendo manipulado, caso ela fique agarrada.

Se essas são funções importantes para você, é importante observar isso no processo de escolha de qual furadeira comprar.

qual furadeira comprar

Furadeira e Parafusadeira a Bateria 10,8V Bivolt 10mm Novipro | Confira a oferta na loja virtual da Telhanorte

8. Acionamento contínuo

Ao escolher qual furadeira comprar você também irá encontrar tipos e modelos com e sem botão-trava de acionamento contínuo.

Em alguns tipos de trabalho, esse atributo é especialmente valioso, visto que permite que a furadeira trabalhe parcialmente sozinha. É isso mesmo, não há a necessidade de ter um operador pressionando o botão de acionamento da máquina, continuamente.

9. Furadeira com e sem fio

Por último, mas não menos importante, existe no mercado, modelos de furadeiras sem fio, que podem ser bastante úteis em algumas situações, principalmente em obras e construções.

Observe se esse é um recurso importante para você, e se for, coloque em sua lista de verificação pré-compra de furadeira.

Não esqueça dos acessórios para aproveitar melhor a furadeira

Caso você deseje dar mais dinamismo para o uso da sua furadeira, você pode ampliar a versatilidade do equipamento usando acessórios que permitirão, além de furar:

  • lixar;
  • polir;
  • afiar, etc.

Para furar, você deve buscar pelas brocas ideais para cada situação. Lembre-se de conferir o calibre de seu mandril.

Entre os acessórios para lixar, você vai encontrar modelos de discos de borracha que receberão os discos de lixa. E para polimento, o disco de borracha será adaptado a uma boina de polimento. Também é possível optar por uma roda de polimento.Além desses acessórios também podem ser usados:

  • itens para escovar, como escovas de aço;
  • rebolos para afiação geral e mais.

Agora que você já sabe como decidir por qual furadeira comprar, é importante selecionar alguns EPIs, ou seja, itens de segurança, para realizar um trabalho sem riscos. Entre os principais equipamentos estão:

  • luvas;
  • óculos;
  • protetor auricular.

Todos os itens que citamos durante este artigo, você encontra na loja virtual da Telhanorte. Montamos um departamento inteiro com ferramentas para construção, obra e reforma.

Somos uma das maiores redes varejistas de material de construção do Brasil e agora podemos atender o país inteiro. Você acessa o site, navega por nossos departamentos, escolhe seus produtos e recebe tudo no endereço indicado.

Para melhorar, criamos o cartão de crédito Telhanorte. Faça suas compras em até 10 vezes sem juros! Peça já o seu.