home > Decoração > Qual sofá ideal para sala pequena? | Guia de decoração

Qual sofá ideal para sala pequena? | Guia de decoração

tema: Decoração
#30 - 4 de fevereiro de 2020

A sala é um dos espaços mais sociais da casa. É nela que você fica com a família assistindo TV e recebe os amigos nos dias de festa. Se sua casa não é muito grande, você deve estar se perguntando: qual sofá ideal para sala pequena?

Atualmente, muitas obras vêm sendo construídas baseadas em uma planta menor, principalmente, os apartamentos. Por isso, é fundamental pensar em cada item do mobiliário, além de dinamizar a decoração.

Porém, a limitação no espaço não barra a criatividade e os fornecedores de móveis também fabricam opções de sofá ideal para sala pequena.

Comprou seu primeiro apartamento ou está reformando sua casa e precisa de dicas para escolher qual sofá ideal para sala pequena? Continue lendo e saiba como acertar!

Qual sofá ideal para sala pequena: como escolher

A seguir, reunimos os principais tópicos para definir qual sofá ideal para sala pequena se esse é o caso da sua casa.

Vamos falar de medida, modelos, cores e complementos que vão ajudá-lo a ganhar espaço e ter uma sala 100% confortável. Confira!

Dica 1: Tire a medida do ambiente

Antes de se apaixonar por qualquer modelo que você possa ver no Pinterest, é preciso de uma informação técnica simples, porém crucial para encontrar qual sofá ideal para sala pequena. 

Pegue uma trena e meça as paredes da sala e também a largura do ambiente em geral. Esse dado é importante, pois é conhecendo o ambiente é mais fácil mobiliá-lo. 

Assim, você consegue selecionar opções realmente viáveis para sua sala e até personalizar o sofá se o fornecedor oferecer opções. 

Caso trabalhe com um arquiteto, ele fará este trabalho, mas é importante saber para conseguir ajudar na seleção de peças que vão otimizar o espaço.

Dica 2: Conheça as opções de modelo

Escolher o sofá ideal para sala pequena não passa apenas pela parte técnico. Com a medida em mãos, você pode testar na prática nas lojas vários modelos.

Entre os que podem se encaixar como boas opções estão:

– Sofá de canto

O sofá de canto pode ser a peça ideal para sua sala, pois ele pode ser encostado em um parede ou fazer a divisão da sala para outro cômodo.

Esse modelo também permite acomodar mais pessoas sentadas, o que também favorece ambientes com pouco espaço.

Para otimizar a área entorno do sofá e fazer uma decoração fora do óbvio, as partes traseiras podem acopladas a armários baixo ou nichos com vasos, livros e porta-retratos.

sofa-canto-sala-pequena

Foto: Bjørn Studio.

– Sofá retrátil

Outra opção para considerar quando em dúvida de qual sofá ideal para sala pequena é o modelo retrátil.

Esse modelo pode ser considerado, principalmente, se a sala for um área para assistir televisão. Afinal, nesse momento, o que mais valorizamos é o conforto, certo? 

Um cuidado que deve ser tomado é analisar a medida do sofá fechado e aberto, pois quando aberto ele pode comprometer o espaço de circulação. 

Outro detalhe importante é manter a TV e o sofá a, no mínimo, 1,10m de distância para evitar problemas de visão. #ficaadica

sofa-retratil-sala-pequena

Foto: FirePont.

– Sofá convencional

Os sofás no modelo convencional de dois ou três lugares tem igualmente seu charme e compõe decorações de diversões estilos. 

Para ter um diferencial com uma peça tão comum, vale a pena investir no design do sofá para ganhar espaço. 

Além disso, mesas de centro ou de canto e composição de quadros na sala vão ajudar a ampliar o espaço.

sofa-convencional-sala-pequena

– Sofá com baú

Outra opção de qual sofá ideal para sala pequena é o modelo com baú em L. Esse modelo ajuda a ganhar espaço, pois pode armazenar no interior mantas, tipos de almofadas e outros acessórios para tê-los sempre à mão.

O corte em linha reta do sofá também favorece o melhor aproveitamento da área da sala.

sofa-para-sala-pequena-com-bau

– Sofá sem braço

Optar por um modelo de sofá sem braço também é um grande acerto para escolher qual sofá ideal para sala pequena.

A vantagem é bastante óbvia: sem o braço, o sofá deixa mais espaço livre no entorno, favorecendo a circulação das pessoas no ambiente. 

O design das peças também fica mais interessante e moderno sem essa parte.

sofa-sem-braco-sala-pequena

Dica 3: Tenha atenção com a cor

Você pode escolher o modelo de sofá ideal para sala pequena, mas se errar na cor pode não ter o benefício completo de ampliar seu espaço. 

Para isso, opte por sofás com cores mais claras para ter esse efeito de aumento do ambiente. As cores claras aliadas ao design de linhas retas fazem a dupla perfeita para uma sala menor. 

Dica: equilibre as cores mais claras com peças na decoração mais vibrantes. Pense numa paleta de cores harmônica para ter um ambiente perfeito. 

Complementos para a decoração de uma sala pequena

Com as dicas acima, você vai conseguir escolher qual sofá ideal para sala pequena da sua casa ou apartamento.

Mas temos algumas dicas extras de decoração que vão ajudar a ampliar mais o espaço e não faltar lugar e conforto para ninguém

– Complete as opções de assento com poltronas, puffs e banquetas. Aproveite para usá-las como ponto de cor na decoração ou até criar uma paleta monocromática. 

– Use as costas do sofá para inserir móveis como estantes para fazer a divisão dos ambientes. Assim, você ainda ganha um espaço a mais para itens da decoração.

– Já que o principal aqui é ganhar espaço ou parecer, escolha um modelo de sofá que tenha os pés longos. Os modelos rentes ao chão dão a impressão de que o ambiente é ainda menor.

Monte sua casa do seu jeito!

Agora você já sabe como definir qual sofá ideal para sala pequena, pode escolher também tudo que vai completar a decoração: do piso, passando pelas janelas, até os itens de decoração.

Na Telhanorte, você encontra sessões exclusivas com tudo que você precisa para sua casa da fundação ao acabamento. 

Acesse o site e faça sua compra sem sair de casa!