Leitura: 5 min

Veja como calcular a quantidade necessária de canaletas de concreto por m²

Aprenda a calcular quantas canaletas de concreto por metro quadrado construído sua obra precisa
Vai construir ou reformar e não quer ter dor de cabeça? Um dos segredos é saber a quantidade certa de materiais para concluir o seu projeto de forma rápida e eficaz. Assim, descobrir como calcular quantas canaletas de concreto por metro sua obra precisa é um excelente começo. Além de garantir que o cronograma seja cumprido, o cálculo correto desse e de outros materiais de construção, contribui para economia financeira e evita desperdício de produtos. Mas como chegar ao número exato? Que dados você precisa ter em mãos para levantar a quantia certa a ser comprada? Continue a leitura e descubra!
Sugestão de leitura: Já que você está lendo sobre cálculos e medidas, confira a Quantidade de lâmpadas por m²: saiba calcular em nossa matéria no blog.

Projeto (Foto: IStock / Divulgação)

Como saber quantas canaletas de concreto por metro a ser construído comprar?

As canaletas ou blocos canaletas são itens utilizados na construção de alicerces e nas chamadas “amarrações horizontais” de uma obra. Externamente, são idênticas aos blocos de concreto tradicionais, mas internamente são vazadas no comprimento, permitindo a passagem de concreto e/ou de ferragens. Saber quantas canaletas de concreto por m² a ser construído serão necessárias para a conclusão da sua obra é essencial para otimizar o processo de construção, evitar o desperdício de materiais e de dinheiro. Aqui, vale lembrar que esse material pode ser utilizado em diferentes momentos de uma reforma ou construção, tais como:
  • Acabamento de paredes, evitando que um bloco de concreto tradicional seja quebrado ao meio;
  • Na amarração das paredes;
  • Nas vergas de portas e janelas;
  • Nas contravergas de janelas.
Assim, para lhe ajudar a chegar no número exato a ser comprado, criamos este passo a passo:

1. Identifique a área a ser construída

O primeiro passo consiste em identificar a área de construção. Para facilitar o entendimento, vamos utilizar este exemplo: considere que o local que irá utilizar as canaletas tenha 6m x 4m de lateral, 3m de pé-direito, 1 porta e 2 janelas. Dessa forma, temos o seguinte cálculo:
  • Perímetro: 6m + 6m + 4m + 4m = 20m;
  • Área total de construção: 20m x 3m = 60m²;
  • Área da porta: 2,20m x 0,8m = 1,76m²;
  • Área das janelas: 1,5m x 1,5m = 2,25m², considerando duas unidades = 4,5m².

2. Calcule a quantidade de canaletas

Lembra que mencionamos que as canaletas são similares aos blocos de concreto, diferenciando-se apenas em seu interior? Assim, seu tamanho de fabricação também segue o mesmo desses materiais. Estamos falando isso, porque, agora que identificamos a área a ser construída, é o momento de calcular quantas canaletas de concreto por metro serão utilizadas e, para isso, é preciso considerar o tamanho de cada peça. A exemplo dos blocos, as canaletas de concreto são divididas por famílias, sendo:
  • Família 29: 14 x 19 x 29cm;
  • Família 39: 14 x 19 x 39cm.
Para calcular quantas canaletas de concreto por metro são necessárias no seu projeto, é fundamental lembrar de utilizar todas as peças da mesma família – inclusive os blocos. Com isso em mente, temos o seguinte cálculo, baseado nos valores encontrados anteriormente:
Canaletas para amarração das paredes
  • Perímetro: 20m;
  • Tamanho do bloco utilizado para construção da parede: 0,4m cada (usando como exemplo 39cm do bloco + 1cm de junta);
  • Canaletas de concreto: 20m/0,4m = 50 unidades;
  • Acréscimo de 10% referente à possível perda de material = 5 unidades.
Quantidade de canaletas de concreto para amarração das paredes: 55 unidades.
Canaletas para vergas e contravergas
Aqui, foi considerado um transpasse de 0,2m para cada verga e contraverga — elemento estrutural que funciona como viga para dar sustentação à área de instalação de portas e janelas, evitando possíveis rachaduras. Assim, temos o seguinte cálculo para o nosso exemplo:
  • Verga da porta: 0,8m + 0,2m + 0,2m = 1,2m;
  • Vergas das janelas: (1,5m + 0,2m + 0,2m) x 2 = 3,8m;
  • Contravergas da janela: (1,5m + 0,2m + 0,2m) x 2 = 3,8m;
  • Canaletas de concreto: (1,2m + 3,8m + 3,8m) / 0,4m = 22 unidade;
  • Acréscimo de 10% referente à possível perda de material = 2,2 unidades (arredondar para 3 unidades)
Quantidade de canaletas de concreto para vergas e contravergas: 25 unidades.

Tipos de canaletas de concreto

Agora que você sabe quantas canaletas de concreto por m² comprar para finalizar a sua obra, é interessante também conhecer os tipos mais comuns encontrados no mercado:
  • Canaleta U: utilizada para vergas e contravergas;
  • Canaleta J: utilizada para formar as chamadas “cintas de armação” no encaixe entre paredes e laje;
  • Canaleta compensadora: utilizada para apoio de lajes em paredes internas.
Como dito no início deste artigo, um dos segredos para construir ou reformar sem transtornos, é saber a quantidade de materiais que a sua obra precisa. Somado a isso, é essencial contar com uma boa equipe de profissionais e produtos de qualidade. Na loja virtual da Telhanorte você encontra uma variedade de materiais de construção, além de todos os itens necessários para o acabamento e até eletrodomésticos. Escolha os produtos que precisa e compre on-line, por telefone ou WhatsApp. Você também pode visitar uma de nossas lojas físicas.

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino

Produtos Relacionados

Posts relacionados

Poucas coisas na vida são tão gostosas quanto receber...